Tela do computador com Memória verso imagem do Armazenamento

Quais a diferença entre memória e armazenamento?

É compreensível, muitos usuários de computador consideram memória e armazenamento a mesma coisa. Se você não tem certeza sobre a diferença entre memória e armazenamento em computadores, este artigo abrange as diferenças entre os dois.

Memória

Dois módulos RAM próximos à mão de uma pessoa em um laptop

O termo memória refere-se ao componente dentro de seu computador que permite acesso a dados de curto prazo. Você pode reconhecer este componente como DRAM, ou memória dinâmica de acesso randômico. Seu computador realiza muitas operações acessando dados armazenados em sua memória de curto prazo. Alguns exemplos de tais operações incluem editar um documento, carregar aplicativos e navegar na Internet. A velocidade e desempenho de seu sistema dependem da quantidade de memória instalada em seu computador.

Se você tem uma mesa e um armário de arquivo, a mesa representa a memória do seu computador. Itens que você precisará usar imediatamente são mantidos em sua mesa para fácil acesso. Entretanto, não é possível armazenar muita coisa em uma mesa devido à limitação de tamanho. Saiba mais sobre Memória Kingston.

Armazenamento

Unidade de armazenamento SSD sobre um laptop desmontado

Enquanto a memória refere-se ao local de dados de curto prazo, o armazenamento é o componente do seu computador que permite que você armazene e acesse dados no longo prazo. Normalmente, o armazenamento vem na forma de uma unidade de estado sólido ou um disco rígido. O armazenamento abriga seus aplicativos, sistema operacional e arquivos por um período indeterminado. Os computadores precisam gravar informações e ler as mesmas no sistema de armazenamento para que a velocidade do armazenamento determine a velocidade em que seu sistema pode reinicializar, carregar e acessar o que você salvou.

Enquanto a mesa representa a memória do computador, o armário de arquivos representa o armazenamento do seu computador. Ele guarda os itens que precisam ser salvos e armazenados mas que não são necessários para acesso imediato. Devido ao tamanho do armário de arquivos, muitas coisas podem ser armazenadas.

Uma importante distinção entre memória e armazenamento é que a memória é esvaziada quando o computador é desligado. Por outro lado, o armazenamento permanece intacto não importa quantas vezes você desliga seu computador. Portanto, na analogia da mesa e armário de arquivos, qualquer arquivo deixado na sua mesa quando você sai do escritório será jogados fora. Tudo que está no seu armário de arquivos permanecerá. Saiba mais sobre SSDs, Pendrives e Cartões de Memória.

#KingstonIsWithYou

Artigos relacionados