Cartões SD e microSD de várias classes de velocidade

Um guia para classes de velocidade de cartões SD e microSD

A SD Association encontrou um meio de padronizar as classificações de velocidade dos cartões de memória. São conhecidas como Classes de Velocidade e se referem ao mínimo absoluto da velocidade de gravação contínua para cartões SD e microSD. Há três tipos de classes de velocidade:

  • Classe de Velocidade
  • Classe de velocidade UHS
  • Classe de velocidade de vídeo
Classe de VelocidadeClasse de velocidade UHSClasse de velocidade de vídeo
Marca de “Classe de velocidade”  Marca de “Classe de velocidade UHS”  Marca de “Classe de velocidade de vídeo” 

Números com um símbolo circulado “C”, “U” ou “V” ao lado ou em torno dele indicam as classes de velocidade do cartão de memória. Os fabricantes usam esses símbolos de classe de velocidade para indicar o tipo de classe de velocidade e a classificação do cartão de memória. Eles visam ajudar os consumidores a escolher o cartão de memória certo para seus dispositivos de hardware em termos de velocidade.

Classe de Velocidade

A primeira classe de velocidade é simplesmente conhecida como a classe de velocidade original e são designadas com o símbolo “C”. Existem quatro classificações dentro da Classe de Velocidade:

  • C2 (Classe 2): velocidade de gravação mínima de 2MB/s
  • C4 (Classe 4): velocidade de gravação mínima de 4MB/s
  • C6 (Classe 6): velocidade de gravação mínima de 6MB/s
  • C10 (Classe 10): velocidade de gravação mínima de 10MB/s

Velocidade mínima de gravação contínuaClasse de VelocidadeFormato de vídeo correspondente
Classe de Velocidade Velocidade UHS
Classe
Classe
de velocidade de
vídeo (Nova)
Vídeo 8K Vídeo 4K Full HD /
Vídeo HD
Padrão
Vídeo
A velocidade necessária varia de acordo com as condições do dispositivo em cada gravação / reprodução, ainda que sejam do mesmo formato.
90MB/seg
60MB/seg
30MB/seg
10MB/seg
6MB/seg
4MB/seg
2MB/seg

C2 é a classe de velocidade mais lenta enquanto C10 é o padrão da indústria. Devido aos novos dispositivos de hardware que demandam classes de velocidade mais novas com velocidades e capacidades mais altas, quase ninguém usa as Classes 2 a 6 atualmente. C10 é normalmente o requisito mínimo de classe de velocidade para a maioria dos dispositivos de hardware dos dias de hoje e o cartão de memória mais vendido no mercado.

Classe de velocidade UHS

A seguinte classe de velocidade acima é a Classe de Velocidade é a UHS (Ultra-High Speed) e é indicada com o símbolo “U”. Existem duas classificações dentro da Classe de Velocidade UHS:

  • U1 (UHS Classe de velocidade 1): velocidade de gravação mínima de 10MB/s
  • U3 (UHS Classe de velocidade 3): velocidade de gravação mínima de 30MB/s

A Classe de Velocidade UHS é mais comumente usada atualmente do que a Classe de Velocidade e muitas câmeras de ponta exigem pelo menos um cartão de memória de classificação U3 para muitas de suas funções, como a gravação de vídeos de alta resolução. A Classe de Velocidade UHS se refere principalmente ao desempenho mínimo de gravação contínua para gravação de vídeos e foi criada devido aos dispositivos de gravação de vídeo compatíveis com 4K que precisam de velocidades de gravação mais altas. Como regra geral, câmeras de gravação compatíveis com 4K normalmente irão precisar de pelo menos um cartão SD de classificação U3.

O que torna os cartões de memória U1 e U3 mais avançados do que os da Classe de Velocidade é que eles usam uma das duas interfaces de barramento UHS:

  • UHS-I: velocidades de transferência máximas teóricas de até 104MB/s
  • UHS-II: velocidades de transferência máximas teóricas de até 312MB/s

Ambos os cartões de memória U1 e U3 podem utilizar a interface de barramento UHS-I, mas não são compatíveis com a interface de barramento UHS-II.

Essas interfaces de barramento UHS indicam as velocidades máximas teóricas de leitura e gravação, diferentemente das velocidades de gravação contínua das classes de velocidade. As interfaces de barramento UHS são indicadas com um número romano “I” ou o símbolo “II” na frente do cartão. As velocidades de barramento referem-se à taxa de transferência de dados teórica da própria interface, enquanto um cartão SD de classificação U3 tem sua própria velocidade de gravação contínua de 30MB/s. Por exemplo, um cartão classificado como UHS-I U3 garante uma velocidade de gravação de 30MB/s, mas tem o potencial de velocidade de leitura e gravação de até 104MB/s se utilizado com um dispositivo compatível com a interface de barramento UHS-I.

Um cartão compatível com UHS-II tem o potencial de velocidade de leitura e gravação de até 312MB/s. As interfaces de barramento UHS são compatíveis com modelos anteriores, então você pode usar um cartão UHS-II em um dispositivo compatível com UHS-I, mas você não sentirá os benefícios do UHS-II já que o cartão assumirá os padrões anteriores das especificações mais baixas do UHS-I. Tanto o cartão quanto a interface de barramento devem ser totalmente compatíveis para se conseguir os benefícios da velocidade.

Classe de velocidade de vídeo

A última Classe de Velocidade de Vídeo foi criada para habilitar resoluções de vídeo mais altas e recursos de gravação como múltiplos streams de vídeo, captura em 360 graus, conteúdo VR e vídeos com resolução 4K ou 8K. Eles são indicados normalmente com o símbolo “V”. Existem cinco classificações para a Classe de Velocidade de Vídeo:

  • V6 (Classe de Velocidade de Vídeo 6): velocidade de gravação mínima de 6MB/s
  • V10 (Classe de Velocidade de Vídeo 10): velocidade de gravação mínima de 10MB/s
  • V30 (Classe de Velocidade de Vídeo 30): velocidade de gravação mínima de 30MB/s
  • V60 (Classe de Velocidade de Vídeo 60): velocidade de gravação mínima de 60MB/s
  • V90 (Classe de Velocidade de Vídeo 90): velocidade de gravação mínima de 90MB/s

A Classe de Velocidade de Vídeo é diferenciada porque é capaz de utilizar ambas as interfaces de barramento, UHS-I e UHS-II. Os cartões de memória de classe de velocidade V6 a V90 podem usar a interface de barramento UHS-II, mas a interface de barramento UHS-I pode suportar apenas cartões de memória de classe de velocidade V6 a V30.

A Classe de Velocidade de Vídeo oferece as mais altas velocidades disponíveis, sendo ideal para vídeos de resolução ultra alta, vídeos de alta qualidade e gravação de múltiplos arquivos em drones e câmeras de 360 graus. Suporta formatos HD de até 8K em drones, câmeras de 360 graus, câmeras de ação e câmeras VR.

Você pode encontrar o melhor cartão para seu dispositivo de hardware escolhendo a mesma classe de velocidade ou uma maior do que é exigido para o seu dispositivo. Por exemplo, se o seu dispositivo requer um cartão de memória Classe 4, você pode usar uma Classe de Velocidade 4, 6 ou 10. Se o seu dispositivo requer um cartão Classe de Velocidade UHS 1, você pode usar um de Classe de Velocidade UHS 1 ou 3. A mesma funcionalidade se aplica também à Classe de Velocidade de Vídeo. Observe que usar um cartão de classificação mais alta que ultrapassa o requisito de classe de velocidade para um dispositivo irá funcionar, mas você não irá se beneficiar totalmente da classe de velocidade mais alta já que o dispositivo suporta apenas a classe de velocidade mais baixa.

#KingstonIsWithYou

Cartões de Memória