Voltas às aulas: como proteger arquivos importantes através do backup

São Paulo, 29 de março de 2022- Garantir a proteção de arquivos sempre foi importante para casos de danos mecânicos, falhas de energia, vírus e malware. Entretanto, essa prática se tornou vital tanto para empresas como para usuários comuns depois de diversos crimes cibernéticos e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Para mitigar essa vulnerabilidade, boas práticas em segurança da informação como o backup podem garantir a proteção de dados.

O backup nada mais é do que do que uma cópia de segurança dos dados de um dispositivo de armazenamento para outro, garantindo que as informações salvas possam ser restauradas em caso de perda. “Backup é uma prática necessária, todo dispositivo tem probabilidade de falhas. A questão é o quão importante são essas informações que precisam estar salvas em outro lugar. Se o usuário ou empresa possuem dados valiosos é fundamental que estejam guardados em mais de um lugar”, afirma Iuri Santos, gerente de Tecnologia da Kingston no Brasil.

Tornar o backup uma prática frequente irá poupar tempo e dinheiro em caso de roubo e perda de dados, com práticas simples é possível evitar grandes prejuízos. Para prevenir vazamento ou perda de informações, a Kingston Technology, separou algumas dicas para a realização do backup que irão facilitar o acesso e a organização de arquivos no computador.

Backup Manual
Para fazer o backup manual, basta copiar os arquivos para um SSD externo, pendrive ou HD externo, mas é importante que esses dispositivos não fiquem conectados sempre no computador, pois estarão suscetíveis a ataques hackers. Uma outra opção de backup manual é através de servidores online, conhecidos como nuvem. O usuário cria uma conta na nuvem e configura seus arquivos dentro dela, podendo configurar o backup automático de seus dados no sistema.

A Kingston possui diversas opções de produtos que podem ser usados no backup manual, o que irá definir o produto que melhor se encaixa na rotina do usuário é a quantidade de informações que serão salvas. O SSD externo por ser um dispositivo eletrônico, proporciona maior segurança no armazenamento de dados e possui um ótimo custo-benefício. Neste caso, o NV1 e o A400 da Kingston conseguem suprir bem a necessidade de backup de um usuário comum, basta usá-los com um adaptador para conectar ao computador. Ambos possuem velocidades maiores que um disco rígido tradicional e garantem maior longevidade que um HD externo.

Já para os usuários com arquivos robustos para backup, a solução é o XS2000 que oferece opções de armazenamento em alta velocidade de até 2 TB para transferir e editar imagens de alta resolução, vídeos 8K e uma grande quantidade de documentos. O XS200 se conecta com o USB Type-C* e é testado para ser resistente à água, à sujeira e a prova de impacto.

A Kingston possui uma linha diversa de pendrives que servem tanto para transportar informações simples do dia-a-dia como para guardar informações valiosas. “Temos uma linha de pendrives de segurança, os criptografados. Eles possuem senhas e, quando se erra 10 vezes essa senha, os documentos ali armazenados são destruídos automaticamente. Dentre esses modelos, um focado no uso geral, o DT Locker+ G3, permite configurar o uso da sua conta na nuvem para fazer o backup automático, ou seja, o usuário terá os arquivos salvos na nuvem e no pendrive”, explica Iuri.

Para conferir a linha completa de pendrive da Kingston, acesse:
https://www.kingston.com/br/usb-flash-drives?sortby=nameatz

Backup Automático
Caso o usuário não queira depender de programas e pacotes de armazenamento na nuvem, há programas para backup automático disponíveis na internet. Nesses programas, é possível configurar uma rotina de acordo com o calendário e personalizar o armazenamento dos arquivos adequando com a necessidade de cada um.

É importante ressaltar que em situações nas quais o usuário não tenha internet para acessar a nuvem ou até mesmo o computador para resgatar os arquivos, o uso de dispositivos como SSD externo e pendrives são fundamentais para acessar as informações. Portanto, é imprescindível que os dados estejam guardados em mais de um lugar para garantir o acesso em diferentes situações.

Espelhamento
É uma prática bastante comum utilizada por empresas nos servidores que consiste em salvar todos os arquivos em dois SSDs. Para realizar o espelhamento é essencial ter sempre o dobro de memória. Por exemplo, tudo que está guardado no SSD de 2TB também estará em outro SSD de 2TB para assegurar que todos os dados estejam salvos. É um procedimento válido apenas para a proteção de falhas de hardware, não impede ataques hackers.

Melhores práticas
Organização é palavra de ordem para um backup bem sucedido que irá proteger o usuário e/ou salvar a reputação de uma empresa:
1- Garanta que as informações estejam salvas em mais de um lugar;
2- Coloque os arquivos importantes em pastas destinadas ao backup na nuvem;
3- Separe as pastas por categorias, por exemplo, se for um estudante crie pastas por disciplinas, por semestre ou ano de estudo. Dessa forma, ao realizar o backup será mais fácil encontrar os arquivos;
4- Crie uma rotina de backup, sempre que tiver arquivos importantes assegure que eles irão automaticamente para o SSD externo e/ou nuvem. Configure a nuvem para realizar o backup periodicamente;
5- Elimine arquivos duplicados, isso irá diminuir o tamanho do backup, otimizando o procedimento.
* Conector de design oval e achatado para transmissão de dados e energia em um único cabo.

Sobre a Kingston Technology Corporation

Maior fabricante mundial independente de produtos de memória, a Kingston projeta, fabrica e distribui produtos de memória para desktops, laptops, servidores e impressoras, e produtos de memória flash para PDAs, telefones celulares, câmeras digitais e reprodutores de MP3. A Kingston tem instalações fabris nos Estados Unidos, Taiwan, China, e escritórios de vendas nos Estados Unidos, Reino Unido, Europa, Rússia, Austrália, Nova Zelândia, Índia, Taiwan, China, e América Latina. Em 2012, completou seus 25 anos de fundação e 15 de presença no Brasil.

Media Relations

Kingston Technology
Carolina Vasconcellos
+55 11 97618-0359
[email protected]

FSB Comunicação
Guilherme Galvão
+55 11 3165 9596
[email protected]

FSB Comunicação
Mariana Viana
+55 11 3165 9596
[email protected]

Comunicados à imprensa anteriores

Comunicados à imprensa | 2021 | 2020