2 drives DataTraveler Duo, um conectado a um laptop e outro na mesa ao lado de um monitor (2 DataTraveler Duo drives, one plugged in a laptop and another on the desk next to a monitor)

Como usar uma unidade flash USB em um PC Windows

O que é uma unidade ou drive USB?

Uma unidade USB, também chamada de flash drive ou pendrive, é um dispositivo pequeno e portátil que se conecta à porta USB de seu computador. Drives USB são normalmente usados para armazenamento, backup de dados e transferência de arquivos entre dispositivos. Drives USB são oferecidos em variadas capacidades de armazenamento e portas, cada um com um formato exclusivo. Usar uma unidade USB pode ser diferente dependendo do tipo de computador ao qual você deseja se conectar. Continue a ler para aprender como usar um drive USB no Windows.

Meu drive USB é compatível com meu computador?

Uma imagem em close do hub Nucleum conectado a um laptop sobre uma mesa com USBs e cartões para portas diferentes (a close-up image of the Nucleum hub plugged in a laptop on a desk with USBs and cards for different ports)

Se você está usando seu drive USB pela primeira vez é importante verificar se ele é compatível com as portas USB de seu computador. A maioria das pessoas reconheceria o USB-A, o USB grande e quadrado que pode ser conectado apenas de uma maneira. Entretanto, os últimos computadores Windows estão começando a substituir a porta USB-A por uma alternativa menor e mais fina, a porta USB-C.

Se o seu computador Windows tiver apenas uma porta USB-C, mas seu drive USB for do tipo USB-A, então você pode ou comprar um adaptador USB-A para USB-C, ou por um pequeno valor, você poderia comprar um novo drive USB-C.

Como inserir o drive USB?

Assim que tiver um drive USB compatível com seu computador Windows, você pode inserir o drive em uma porta USB. As portas são normalmente localizadas nas laterais de um laptop e ou na frente ou na parte traseira de um computador. Se você estiver usando um USB-A, assegure-se de inserir o drive USB da maneira correta para evitar quaisquer danos ao seu computador.

A primeira vez que você inserir o drive USB, o Windows instalará o necessário software de driver para poder usar o drive USB. Em seguida, deve aparecer uma caixa de diálogo. Selecione ‘Abra a pasta para visualizar os arquivos.’ Se a caixa de diálogo não aparecer, isso pode ser reparado inserindo o drive USB novamente ou abrindo o File Explorer e selecionando seu drive USB.

Como se formata um drive USB no Windows 10?

A maioria das unidades flash USB é preformatada. Se os drives tiverem 32GB ou menos eles serão no sistema de arquivos FAT32. Se forem maiores do que 32GB (para grupos de capacidade da unidade flash USB da Kingston, esses seriam nossas capacidades de 64GB ou superiores) eles estarão no sistema de arquivos exFAT. O FAT32 está limitado a um máximo de 32GB de volume de armazenamento, assim não haverá a opção de formatá-lo neste sistema de arquivos ou qualquer outro drive de armazenamento maior do que esse.

Após conectar seu drive USB em seu computador, você estará pronto para copiar e mover arquivos, formatar ou renomear o drive. Você pode renomear o drive abrindo o File Explorer e clicando em ‘Computador’ no painel esquerdo. Depois clique com o botão direito do mouse em seu drive USB e selecione renomear. NTFS é o formato padrão para um drive de boot do Windows mas exFAT ou FAT32 permitem que você use o drive USB tanto em computadores Mac quanto em Windows. Você pode querer manter o drive em exFAT ou FAT32 para que funcionem com um Mac, no entanto você também pode formatá-lo para o sistema de arquivos NTFS. Para formatá-lo para NTFS, abra o File Explorer e clique em ‘Computador’ no painel esquerdo. Depois clique com o botão direito do mouse em seu drive USB e selecione formatar e NTFS, mas observe que qualquer dado que estiver no drive será apagado, portanto assegure-se de ter outra cópia.

Se o drive flash USB foi formatado para um Mac (AFS+) mas você deseja usá-lo em um PC, você precisa formatá-lo para um sistema de arquivos exFAT, FAT32 ou NTFS, mas observe que qualquer dado que estiver no drive será apagado.

Após ter formatado o drive USB ele deve estar pronto para uso. Você pode ver o conteúdo abrindo o File Explorer e selecionando seu drive USB na lista no painel esquerdo.

Como posso usar o Drive USB?

Quando você tiver acesso ao drive USB em seu computador Windows, ele poderá ser usado como qualquer outra pasta do seu computador.

  • Você pode salvar documentos direto no drive USB.
  • Você pode copiar arquivos de/e para o drive USB. (Observe que ao copiar arquivos, os arquivos serão duplicados).
  • Você também pode remover um arquivo de seu drive USB arrastando o arquivo para a lixeira. Deve aparecer uma caixa de diálogo. Clique em sim para confirmar que você deseja apagar permanentemente este arquivo e liberar armazenamento no drive USB. (Se a caixa de diálogo não aparecer automaticamente; clique com o botão direito do mouse na lixeira, depois em propriedades e marque a caixa ‘Exibir diálogo de confirmação de exclusão’).

Como remover o drive USB?

Quando terminar de usar o drive USB é importante remover adequadamente o dispositivo do computador Windows para evitar danificar os arquivos. Isso pode ser feito clicando na pequena seta no lado direito da barra de tarefas, selecionando o ícone USB e clicando em ‘Ejetar’ no menu popup no USB desejado ou clicando com o botão direito do mouse em drive USB e selecionando ‘Ejetar’.

Armazenamento externo como drives USB e SSDs são um ótimo meio para transportar seus arquivos, fazer backup de documentos importantes e dar algum espaço extra ao seu computador Windows para executar aplicativos e jogar games.

Como usar seu SSD antigo como uma unidade de armazenamento externa

Saiba mais

Visão de um casal em um sofá na sala assistindo TV, o homem está segurando o controle remoto (Back view of a couple on a sofa in the living room and watching TV, the man is holding the remote)

Pendrives

Artigos relacionados

Para informações sobre como o COVID-19 afetou nossas operações de negócios, clique aqui.