Comparação entre SSD e HDD

A diferença entre SSD e HDD

Imagem em preto e branco de um disco rígido

SSDs e HDDs basicamente fazem a mesma coisa: armazenam aplicativos e arquivos pessoais e reiniciam sistemas. Se está procurando adicionar velocidade a um PC ou laptop antigo ou se estiver escolhendo um drive para novas configurações de PC, servidores ou configurações do sistema, como saber qual você deve escolher? Deverá ser um SSD (unidade de estado sólido) ou um HDD (unidade de disco rígido)?

Para começar, os dois são projetados de maneiras totalmente diferentes. SSDs são construídos usando uma tecnologia de armazenamento não volátil chamada flash NAND e não precisa de energia para reter dados.

Desde meados dos anos 1950 os computadores têm usado HDDs, que são criados com base em pratos giratórios magnéticos. Eles são cabeçotes móveis que leem e gravam dados nos pratos ou discos. Os HDDs são dispositivos mecânicos com muitas peças móveis e são, portanto, mais propensos a falhas mecânicas e falhas provocadas por condições ambientais como calor, frio, impacto e vibração.

SSD KC600 de 2,5 pol da Kingston

Os SSDs não são afetados pelas limitações de tamanho e forma dos discos rígidos. Pratos HDD são circulares, o que significa que os dados armazenados na borda externa são acessados mais rapidamente do que aqueles armazenados no centro. Com a unidade SSD não importa onde os dados estão armazenados na unidade, já que as áreas na unidade são acessadas na mesma velocidade. O desempenho do HDD também sofre com a fragmentação de dados. Ao longo do tempo, seu sistema operacional vai reorganizar os dados em seu HDD e isso “fragmentará” os dados do arquivo, de modo que não fiquem mais contíguos. Quando os arquivos são fragmentados há um decréscimo no desempenho quando tentamos acessar esses dados. Um SSD não é significativamente afetado por esse fato.

Um desenho de linhas brilhantes com um movimento fora de foco representando alta velocidade

E sobre a velocidade?

Muitos fatores estão envolvidos na medição da velocidade da unidade. Entretanto, vários analistas em publicações de tecnologia constataram que os SSDs são mais rápidos. Por exemplo, quando desempenhos de leitura aleatória são comparados, os SSDs podem ser mais de 20.000 por cento mais rápidos do que HDDs de alto desempenho.

Mesmo sistemas relativamente novos experimentam um ganho em desempenho significativo quando um HDD tradicional é atualizado para um SSD. Por exemplo, SSDs básicos da Kingston são dez vezes mais rápidos do que um HDD giratório, com acesso mais rápido a programas e arquivos.

Se tiver alguma dúvida se dados ou sistemas operacionais podem ser transferidos de um HDD para um SSD, a resposta é “sim”. Alguns fabricantes (incluindo a Kingston) oferecem SSDs em kits de atualização que incluem tudo o que é necessário para substituir o HDD de um notebook ou PC, inclusive o software.

Em resumo, se sua necessidade básica é um armazenamento geral em massa (isto é, fotos, filmes ou qualquer dado normalmente não muito acessados) em terabytes, os HDDs tradicionais são os melhores. Entretanto, se o desempenho e a velocidade forem importantes, os SSDs são a escolha certa. Embora inicialmente os SSDs fossem significativamente mais caros do que os HDDs, a diferença de custo diminuiu, à medida que a produção de SSDs e a capacidade dos drives aumentou.

#KingstonIsWithYou

Related Videos

  • How to Choose an SSD: SATA, 2.5”, NVMe, M.2, PCIe, U.2 Explained
  • How to install an NVMe SSD In a Laptop
  • How to Format a Hard Drive or SSD to Erase it Forever!
  • Types of SSDs
  • Mac Tips - How To Upgrade Hard Drive in MacBook Pro to SSD
  • How To Format A Hard Drive Like The NSA!

Produtos relacionados