Homens de negócios apontando para uma ilustração do gráfico de crescimento do mercado durante alguns anos até 2021
Perspectivas de Influenciadores de Tecnologia para 2021

Á medida que nos preparamos para 2021, podemos olhar de volta para o ano passado - e todas as mudanças e rupturas que o acompanharam- para determinar a função transformadora que a tecnologia desempenhou nos negócios. Com a digitalização acontecendo em todos os aspectos da vida diária - desde equipes remotas até jogos de bares - nós perguntamos à nossa comunidade de especialistas que tendências tecnológicas eles esperam ver no novo ano.

A ascenção do trabalho remote

a woman working from home on a laptop with a cat on her desk (Uma mulher trabalhando de casa em um laptop com um gato sobre a mesa)

Uma das maiores mudanças nas operações de negócios e na vida normal do dia a dia em 2020 foi o movimento generalizado de trabalhar de casa, principalmente para cumprir o distanciamento social além de outras restrições trazidas pela pandemia COVID-19.

Mas o trabalho remoto continuará a ser o "normal" para as empresas, mesmo após a suspenção das restrições - maior flexibilidade para empregados e economina de custos para as empresas serão os principais fatores motivacionais para implementação de uma política híbrida de trabalhar de casa. Frank Jennings (@thecloudlawyer) afirma que muitos se acostumaram ao fato de trabalhar de casa, sem deslocamentos e com melhor tecnologia. Acho que trabalhar de casa estará em pauta muito mais do que antes, como parte de uma prática de trabalho mais moderna e flexível.”

As equipes de trabalho precisarão criar melhorias nas areas de comunicação, gerenciamento, trabalho em equipe e autonomia. Giuliano Liguori (@ingliguori) adverte que as empresas com equipes remotas "devem investir em planos de coaching a fim de desenvolver forças de trabalho mais flexíveis e melhorar a capacitação", o que irá assegurar um ambiente produtivo e colaborativo mesmo à distância. Programas de treinamento e conscientização sobre segurança cibernética e proteção de dados também deverão apresentar maior atividade, como apontado por Ellie Hurst (@IM_Advent_Comms).

Funcionário de TI e gerente discutindo sobre um projeto em um tablet em uma sala do escritório

Mudanças nas funções dos gerentes de TI

A segurança cibernética e a proteção de dados permanecerão como desafios importantes para as empresas o que provavelmente se acentuará á medida que funcionários e empresas ampliem o trabalho remoto. Shadow IT - tecnologia e ferramentas usadas por funcionários sem o conhecimento ou aprovação dos departamentos de TI - provavelmente trará novos desafios à segurança e exigirá treinamento específico e diretrizes por parte das empresas.

Esse cenário em rápida mudança de ameaças de segurança cibernética, juntamente com a extensão e uso de tecnologia, também transformarão o papel dos gerentes de TI. Rafael Bloom (@rafibloom73) afirma que o “Gerente de Serviços Digitais" poderia estar mais focado hoje com a Nuvem e SaaS tendo eliminado muitas tarefas de TI.” O foco se voltará para o fornecimento de suporte para empregados remotos e a implementação de medidas de segurança cibernética, significando que os gerentes de TI logo adotarão um papel crucial no apoio a empresas remotas.

Os sistemas mudando de uso no local de trabalho (pense em mesas, pense em clientes) para uso fora do local de trabalho original (laptops, tablets) necessitam de departamentos de TI para investir em novos sistemas que precisam de uma configuração de segurança revista; políticas de autenticação mais rígidas, aumento nas capacidades de monitoramento e auditoria e muito mais. Com o modo híbrido de trabalhar de casa esses sistemas também necessitam se adaptar ao uso em casa e no escritório, assim o investimento deve ser cuidadosamente equiilibrado, do ponto de vista de produtividade e rentabilidde. A natureza da confiança se alterou em razão do modo "trabalhar de casa", precisando de um equilíbrio no monitoramento da produtividade não invasivo que garanta que os funcionários continuem a se sentir apreciados enquanto trabalham remotamente.

Inteligência artificial e segurança cibernética

um cadeado digital em uma ilustração do espaço cibernético com um mapa da Terra destacado ao fundo com símbolos de mídia

A Inteligência Artificial (IA) será um ativo para a segurança cibernética em 2021 - com os times fisicamente espalhados, as empresas ficarão mais dependentes da automação e aprendizado de máquina para implementar segurança cibernérica e medidas de privacidade de dados, especialmente na medida em que precisam acessar redes corporativas. Entretanto, o Diretor de Marketing de Soluções Nigel Tozer (@NigelTozer) também observa que a IA pode ser usada contra empresas em ataques cibernéticos - “Criminosos cibernéticos estão agora muito mais preparados do que estavam antes e suas ferramentas só se tornarão melhores. À medida que mais empresas implantam defesas de IA, os invasores também usarão IA.”

Várias outras ferramentas e processos serão usados juntamente com IA para mitigar os riscos de segurança cibernética. A Co-fundadora da Hubgets, Elena Carstoiu, recomenda a implementação de soluções Secure Access Service Edge (SASE) que permitam às empresas terem “localização desconhecida” e a garantia de acesso seguro independentemente da localização, aplicativos ou dispositivos - o que é especialmente importante à medida que observamos mais e mais equipes trabalhando remotamente.

A Inteligência Artificial continuará a ser um agente importante em 2021, juntamente com a Internet das Coisas (IoT), Big Data e a Nuvem. Nigel Tozer prevê que “você certamente pode esperar brigas renovados por privacidade onde a Inteligência Artificial estiver presente”, especialmente em relação à tecnologia de reconhecimento facial. Por outro lado, a ISP Connect (@ispconnect) afirma que a IA ainda não alcançou seu pleno potencial - ela vem melhorando, mas 2021 não será ainda o ano da grande inovação.”

a hand working on a laptop with a report illustration projected outside the monitor

O futuro da tecnologia

Juntamente com o aumento do trabalho de casa, políticas e desenvolvimentos em tecnologia e orçamentos de TI também deverão se elevar no próximo ano. Rob May, Diretor de Gestão da Ramsac (@robmay70), espera que os orçamentos de TI sofram um aumento, que será investido em "novos projetos de tecnologia envolvendo eficiência, produtividade, segurança cibernética e suporte para equipes de trabalho remotas”. Com muitas outras atividades de negócios ocorrendo online no dia a dia, os orçamentos de TI devem ser ajustados para suportar todos os diferentes aspectos desta transformação digital.

Além do papel futuro da inteligência artificial em termos de segurança cibernética e de um esperado (e bem-vindo) aumento nos orçamentos de TI, 2021 nos trará novas e crescentes tendências em tecnologia. Roland Broch (@rolandbroch) espera observar uma “hiperautomação”, a integração de IA com aprendizado de máquina em uma automação de ponta a ponta - até mesmo automatizando a automação. Rafael Bloom (@rafibloom73) prevê que a confiança se tornará “uma mercadoria valiosa e justificada - pensando em fake news, fraudes online, processamento de dados invisível etc.”, enquanto Rob May (@robmay70) espera que o foco em segurança cibernética continue a crescer - e talvez se desdobre em “Resiliência Cibernética”.

Embora nem todas as previsões acima possam se tornar realidade - e até mesmo possamos ter algumas surpresas - somos consultores e promotores credenciados que apoiam as empresas e sua transformação digital. Seja IA, Segurança Cibernética ou outros avanços tecnológicos, a Kingston está com você não importa o que você faça, trabalhando para apoiar suas necessidades de negócios.

#KingstonIsWithYou

visão de cima de um laptop sobre uma mesa escura com ilustrações em linhas de uma placa de circuito

Pergunte a um Especialista

Planejar a solução certa exige um entendimento do seu projeto e dos requisitos do sistema. Deixe que um especialista da Kingston te oriente.

Pergunte a um Especialista

Kingston Configurador de Memória

Quando você começa escolhendo Kingston, escolher uma memória é fácil.
Com mais de 30 anos de experiência, a Kingston possui o conhecimento e os recursos que você precisa para escolher uma memória com confiança.

Pesquisa por Sistema/Dispositivo

Simplesmente digite a marca e o número do modelo ou o número da peça do sistema de computador ou dispositivo digital para encontrar a memória que você precisa.

Pesquisa por Número da Peça

Pesquise por número de peça Kingston, número de peça do distribuidor ou número de peça equivalente do fabricante.

Saiba mais sobre a linha de soluções de armazenamento criptografadas da Kingston

Artigos relacionados