Visão de cima de uma pessoa trabalhando em um laptop segurando uma xícara e acariciando um cão
7 Dicas fáceis para aumentar a produtividade trabalhando de casa

A experiência de trabalhar de casa pode ser uma mudança bem-vinda em vez de enfrentar o transito diário para o escritório, mas pode haver muitos desafios para enfrentar mesmo no conforto da nossa própria casa. Você pode se tornar seu pior inimigo com uma falta de responsabilidade e rotina diária juntamente com as distrações dos membros da sua família, colegas de quarto, crianças, animais de estimação e quem mais estiver na casa com você. Estabelecendo algumas regras básicas e estruturando seu dia, você pode criar um ambiente de trabalho produtivo para limitar as distrações e manter-se motivado para cumprir suas tarefas. Aqui estão 7 dicas para ajudá-lo a aumentar a produtividade trabalhando de casa.

1. Escolha um espaço de trabalho ideal

Computer on a desk (Computador sobre uma mesa)

Agora que você está trabalhando em casa, ter um espaço de trabalho exclusivo é quase um luxo em si mesmo. Alguns podem ter um escritório exclusivo na sua própria casa, mas muitos, incluindo diversos funcionários da Kingston, precisam lidar com o que têm, seja trabalhando no balcão da cozinha ou usando qualquer superfície lisa que encontramos como uma mesa improvisada.

Qualquer situação em que se encontre, tente encontrar um lugar da casa e transforme-o em um espaço de trabalho exclusivo. Pode ser seu quarto ou sua cozinha. Até talvez sua sala. Desde que você escolha um local que o afaste das distrações e permita que você se concentre no seu trabalho.

Não brinque onde você trabalha e não trabalhe onde você brinca. Manter um limite claramente definido entre onde você relaxa e onde você trabalha é fundamental para criar um ambiente que o faça sentir que está na hora de trabalhar.

O objetivo é separar seu trabalho da vida doméstica mesmo se você estiver trabalhando de casa. Estabelecer essa linha entre trabalho e descontração dedicando um espaço para trabalhar vai ajudá-lo a permanecer produtivo e, ao mesmo tempo, limitar suas distrações.

2. Estruture e defina prioridades no seu dia de trabalho

Quando você vai ao escritório, há um ritmo natural no seu dia que ajuda a criar uma rotina. Todas as pequenas preparações que você faz nos bastidores para começar seu dia ajudam a desenvolver uma programação pessoal. Sua rotina matinal antes de se locomover para o escritório permite que você se prepare mentalmente para o seu dia de trabalho.

Laptop computer on a desk (Laptop sobre uma mesa)

Essa rotina mudou desde a transição para trabalhar em casa. Você não tem mais uma estrutura que exija que faça certas coisas em certas horas. É crucial para sua saúde mental criar esses limites antes de ficar esgotado ou sobrecarregado.

Tente criar uma programação que separe claramente as horas de trabalho da vida doméstica. Se você trabalha melhor pela manhã, tente otimizar sua programação para sempre maximizar suas horas de trabalho produtivo para a parte da manhã. Se você trabalha melhor mais tarde, centralize sua programação para a parte da tarde para que seu desempenho seja o melhor todos os dias.

E também, não esqueça de fazer intervalos. Especialmente seu intervalo para o almoço. É importante maximizar a produtividade durante suas horas de trabalho, mas é igualmente importante fazer intervalos para dar um descanso ao corpo e à mente. Embora trabalhar de casa possa dar a impressão de que as coisas serão menos estressantes, você pode facilmente ficar sobrecarregado, motivo pelo qual fazer todos os intervalos por completo é importante para um esquema de trabalho saudável e produtivo.

3. Saindo do “Escritório” fim do Dia

Relógio

Você pode ter a impressão de que trabalhar de casa estabelece um maior equilíbro entre trabalho e vida pessoal. Como você já está no conforto da sua própria casa é fácil continuar seu trabalho e nunca "encerrar o expediente". Monitore o tempo e dê a si mesmo oportunidade de encerrar o dia e deixar seu trabalho para trás.

Sabendo que há uma linha final o ajudará a maximizar suas horas de trabalho para ser produtivo. Se ficar lá sentado trabalhando indefinidamente sem um final à vista, você provavelmente ficará sobrecarregado e esgotado sem realizar nada. Projetos gigantescos e tarefas com prazos iminentes serão motivo de grande preocupação se você não estabelecer limites.

No escritório, é fácil ser lembrado de quando está na hora de ir para casa quando todos estão se preparando para encerrar o dia. Quando você está em casa, não há um lembrete coletivo que lhe diz que chegou o fim do dia. Você não precisa parar de trabalhar à mesma hora todos os dias, mas estabelecer esses limites para definir suas horas de trabalho e horas fora do escritório irá ajudá-lo a deixar seu espaço de trabalho e relaxar, dando-lhe tempo para se preparar para o dia seguinte.

4. Utilize as ferramentas certas

Comunicação e colaboração agora são mais importantes do que nunca, já que todos estão trabalhando individualmente de casa. Muitos de nós estão usando chamadas de áudio e vídeo para ficar em contato com nossos colegas e para participar de reuniões e visitas. Algumas ferramentas essenciais como um teclado e mouse apropriados, adaptadores USB, monitores, microfone e fones de ouvido podem ajudá-lo bastante a ser eficiente e produtivo sem se preocupar com problemas menores.

Top view of a desk with a computer (Visão superior de uma mesa com um computador)

Além do seu laptop, ter um monitor extra adiciona mais propriedade à sua instalação. Você pode ter diferentes programas e aplicativos abertos ao mesmo tempo juntamente com diversas janelas em sua tela para tornar as coisas mais práticas e convenientes.

Usar um teclado completo e um mouse acrescenta mais conforto enquanto trabalha durante longos períodos em frente ao computador. Pode não parecer muito, mas usar um teclado completo e um mouse ao invés do teclado do seu laptop e o touchpad pode aumentar sua produtividade tornando seu fluxo de trabalho mais rápido e mais confortável.

E também, usar um headset para suas chamadas de áudio e vídeo pode fazer toda a diferença. Existem headsets wireless com conectividade Bluetooth, assim você não precisa se preocupar com cabos e fios extras. Você também não precisa de um microfone separado já que muitos headsets incluem um microfone. Alguns são integrados enquanto outros podem ser removidos.

Alguns de nossos produtos favoritos para trabalhar de casa incluem pendrives criptografados e o Hub Nucleum USB-C. Um pendrive criptografado torna rápido e fácil transferir dados entre dispositivos e também proporciona uma segurança de dados excepcional para proteger suas informações. Se for absolutamente necessário ir ao trabalho para recuperar arquivos, considere um USB criptografado para manter os dados seguros.

Nucleum é o hub para organizar todos eles. Ele permite o uso de um mouse, monitor, USBs e até a passagem de energia para carregar seus dispositivos conectados. Trazer de volta a funcionalidade de todos os acessórios que você se acostumou a usar com seu notebook, faz dele o companheiro perfeito para criar seu espaço para trabalhar de casa.

5. Comunicação é essencial

People in a video chat on a laptop (Pessoas em uma chamada de vídeo em um laptop)

Comunicação é essencial quando se trata de trabalhar de casa. Comunicar-se com seus colegas sobre projetos e mantê-los atualizados com tarefas e disponibilidade é importante para manter a experiência de trabalhar de casa fácil e tranquila.

O objetivo de trabalhar remotamente é ainda sentir-se conectado apesar de estar isolado do resto dos seus colegas. Existem muitos aplicativos e ferramentas projetados para ajudá-lo a ficar conectado com membros da equipe e utilizar aqueles que funcionam para você e sua equipe pode fazer toda a diferença para permanecer produtivo em casa.

Na Kingston, usamos Asana e Microsoft Teams para manter contato e gerenciar nossos projetos e tarefas. Para comunicação e transmissão de dados de trabalho, usamos Microsoft Teams para conversar e fazer videoconferências. Para gerenciar tarefas, usamos Asana que nos permite carregar e compartilhar arquivos, atribuir projetos e programar prazos.

Também usamos o Zoom para nos divertir em eventos sociais como uma noite de jogos ou uma happy hour. É uma ótima maneira de nos manter conectados e socializar com os membros da nossa equipe fora do horário de trabalho, como uma oportunidade de nos envolvermos em atividades divertidas e agregadoras.

Dog at a computer (Cão em um computador)

6. Limite as distrações

Trabalhar de casa é sem dúvida uma experiência mais confortável, mas isso não significa que é o ambiente de trabalho ideal. As distrações são um dos maiores desafios ao trabalhar de casa. Tudo o que você espera após o trabalho agora está pronto e ao alcance da mão. Já é bastante difícil permanecer concentrado no trabalho, mas é ainda mais difícil em casa.

Executar outras tarefas durante seu intervalo é adequado, como colocar uma roupa na máquina ou preparar um lanche rápido, mas tenha cuidado com quanto tempo você se permite ficar distraído. Evite se envolver em atividades que irão consumir muito tempo e foco.

Ajustar timers para qualquer intervalo que você fizer pode ajudá-lo a não ficar de lado e lembrá-lo quando estiver na hora de voltar ao trabalho. Como nossos colegas não estão no escritório conosco para nos manter responsáveis, é importante nos esforçarmos para eliminar as distrações.

7. Socialize e se envolva

Laptop user in a video chat holding a beer (Usuário de laptop em uma videoconferência segurando uma cerveja)

Desde que trabalhamos de casa, perdemos muito das interações sociais com as quais estamos familiarizados e que ajudam a quebrar a monotonia do trabalho e nos manter sociáveis. Não temos mais as conversas e ocorrências características que mantêm nosso dia menos comum e, de alguma forma, faz com que o fim do dia de trabalho chegue mais depressa.

Para driblar a distância, fale com seus colegas através dos aplicativos de mensagens como o Slack e Microsoft Teams ou através de programas de videoconferência como o Skype ou Zoom. Pequenas interações e contatos sociais podem ajudar muito a se sentir menos sozinho e isolado. Mantenha contato com seus colegas e relações sociais saudáveis com sua equipe.

Tudo isso não precisa se aplicar apenas a seus colegas. Você pode não se reunir pessoalmente, mas organizar um evento virtual para colocar a conversa em dia com seus amigos ou parentes é uma ótima maneira de socializar-se e se envolver com as outras pessoas. Embora estejamos em casa, ainda é importante encontrar-se, conectar-se e compartilhar nossas vidas uns com os outros.

#KingstonIsWithYou

Pendrives USB Criptografados