16Gbit server, desktop and notebook memory modules over an illustration of traces and chips of a circuit board

Quais são os benefícios do DRAM DDR4 de 16Gbit de última geração?

No início do 4º trimestre de 2019, os fornecedores dos semicondutores DRAM começaram a introduzir a última geração de DRAM de alta densidade para DDR4. Esses novos chips são baseados na nova litografia wafer que fica abaixo de 20 nanometros. Isso significa que o DRAM está mudando de 8Gbits para 16Gbit de densidade, resultando em maiores capacidades por módulo.

Em outras palavras, isso significa usar a metade do número de chips para alcançar as mesmas capacidades comparado ao método anterior. As novas tecnologias wafer e menos componentes em um módulo de memória resultam em menor uso de energia para todas as classes de dispositivos, incluindo dispositivos móveis. Isso aumentará a vida útil da bateria para laptops e apresentará economias de custo de energia para data centers e desktops em residências e escritórios. Esse novo avanço contribuirá para o crescimento da computação em nuvem, data centers de ponta e redes 5G.

8Gbit DRAM descontinuação

Módulos de memória com base em 8Gbit eventualmente serão descontinuados à medida que os fabricantes de DRAM concentrarem a maior parte de sua produção nos de alta densidade de 16Gbit, portanto será importante para você planejar suas atualizações de sistemas de acordo com esse fato. A Kingston irá disponibilizar módulos de memória com base em 8Gbit pelo tempo que pudermos obter os chips, mas não podemos determinar quanto tempo será. Se estiver planejando um sistema hoje e a vida útil do computador for uma prioridade, você deve utilizar componentes que sejam compatíveis com DRAM de 16Gbit. Isso irá assegurar que seu sistema poderá ser atualizado.

Neste pequeno vídeo, mostramos uma visão geral da transição, o que significa para você, seus benefícios e em que prestar atenção ao atualizar a memória. Veja e sinta a diferença:

  • Dobre a densidade para mais capacidade RAM

  • Criando melhores eficiências em sistemas e aplicativos

  • Ajuda a reduzir o consumo de energia

  • Oferece economias de custo para data centers

O DRAM DDR4 16Gbit de última geração chegou.

8Gbit and 16Gbit DDR4 memory modules visual comparison

Novas capacidades

Com a transição para DRAM de 16Gbit oferecemos a capacidade de fazer mais com menos! Por sua vez, isso nos permite oferecer novas capacidades em nossos módulos de memória:

Tipo de memória8Gbit16Gbit
UDIMM 16GB 32GB
SODIMM 16GB 32GB
RDIMM 32GB 64GB

Compatibilidade entre DRAM de 16Gbit, placas mãe, versão da BIOS e microarquiteturas de CPU

Nem todos os sistemas são compatíveis com esse novo DRAM de alta densidade. A maioria dos chipsets mais atuais como AMD Ryzen, Intel 9ª ger (e mais recentes) são compatíveis. Há ainda certas ressalvas com os sistemas Intel antigos (microarquiteturas de 8ª Ger e mais antigas) que podem funcionar com uma atualização da BIOS.

Servidores Intel

Purley with Cascade Lake (Série Xeon x2xx) é compatível.
Purley with Skylake (Série Xeon x1xx) não é compatível.

Desktop and laptops Intel antigos

Para a 8ª Ger e plataformas Intel mais antigas, consulte o fabricante do seu sistema ou da placa-mãe sobre a última BIOS para ver se você pode usar uma memória com base em 16Gbit.

Plataformas AMD

Todas as plataformas AMD com suporte a DDR4, de servidor a desktop a dispositivos móveis, são compatíveis com módulos de memória com base em 16Gbit. Entretanto, pode ser necessário uma atualização da BIOS. Peça mais detalhes ao fabricante do seu sistema ou da placa-mãe.

Pergunte a um especialista em memória

A Kingston pode oferecer uma opinião independente e orientação sobre quais os benefícios de configurar seu servidor para ótimo desempenho e capacidade. Os especialistas em configuração da Kingston têm o conhecimento e os recursos para apoiar suas necessidades de upgrade de memória.

Pergunte a um Especialista

Pergunte a um especialista em memória

Saiba mais sobre Memória

Para informações sobre como o COVID-19 afetou nossas operações de negócios, clique aqui.