uma mulher sentada no chão usando seu laptop olhando para diferentes ícones ilustrados de hardware de computador na parede atrás dela

Memória versus Armazenamento:
Desempenho do PC

Em algum momento seu computador ou laptop pode ficar bem mais lento e ter problemas de desempenho. Ao invés de comprar um computador novo, pode valer à pena procurar outras formas de melhorar e atualizar o desempenho do seu PC.

Aumentar a memória e armazenamento do seu computador são formas de trazer um computador lento de volta à vida. Entretanto, decidir se atualiza sua memória ou seu armazenamento depende dos problemas que seu computador está enfrentando e dos benefícios de desempenho que você deseja alcançar. Este artigo abordará alguns exemplos de quando atualizar sua memória e seu armazenamento e por que razão essas atualizações beneficiarão o desempenho do seu PC.

Qual é a diferença entre memória e armazenamento?

SSDs M.2 e 2,5 pol da Kingston com memória SODIMM sobre um teclado de laptop

Memória e armazenamento são dois termos usados frequentemente de forma errada, pois fazem coisas diferentes dentro do seu computador e por isso têm diferentes impactos no desempenho do PC. Para decidir se atualiza sua memória ou seu armazenamento é importante saber as diferenças entre eles.

A memória, também conhecida como RAM (Memória de Acesso Aleatório), é onde a informação está sendo constantemente processada e manipulada. Seu computador utiliza RAM para qualquer coisa que está em uso imediato, como trabalhar em aplicativos, editar um documento de texto ou abrir um e-mail. Entretanto, as informações na memória do computador só podem ser acessadas a curto prazo. Se a informação não for salva e armazenada no armazenamento do computador, os dados serão perdidos quando o computador for desligado.

O armazenamento é tanto a unidade de disco rígido quanto a unidade de estado sólido onde os dados são gravados e armazenados indefinidamente. Seu computador usa o armazenamento para guardar seu sistema operacional, seus aplicativos e qualquer dado carregado durante o uso. Estas informações podem ser acessadas a longo prazo e não serão removidas quando você desligar o computador.

Quando atualizar a memória?

Os computadores mais recentes vêm com uma memória de 8 GB no mínimo, que pode ser suficiente para desempenhar as tarefas diárias. Entretanto, computadores lentos podem se beneficiar com atualizações de memória, já que mais memória fará com que o seu PC tenha um melhor desempenho. Por sua vez, isso ajudará você a trabalhar de forma mais eficiente ao permitir que tenha vários aplicativos e janelas de navegador abertos ao mesmo tempo. Vejamos alguns exemplos de quando atualizar sua memória.

Se o seu computador trava ao usar vários programas ou abas de internet ao mesmo tempo

Quanto mais coisas você tenta fazer no seu computador, maior o tempo para desempenhar tais tarefas. Se você costuma ter várias abas de internet abertas ao mesmo tempo ou gosta de alternar entre diferentes programas, você deve ter percebido que seu computador começa a levar mais tempo para desempenhar várias tarefas ou trava durante o processo. Adicionar mais memória resolverá este problema, pois ter mais memória significa que o computador pode processar todas essas informações mais rapidamente.

Precisa usar aplicativos ou softwares grandes

Abrir aplicativos, softwares ou arquivos grandes exige muita RAM para utilizá-los com eficiência. Atualizar a memória do computador aumentará o espaço de memória, o que permite executar programas maiores sem lentidão.

Quer melhorar o desempenho de jogos

A memória é importante para os jogos porque significa que seu computador pode acessar e carregar dados rapidamente ao invés de recuperá-los de seu armazenamento. Com memória baixa, o computador não poderá executar o jogo de forma apropriada ou pode não executá-lo de nenhuma forma. Aumentar a memória de um computador pode beneficiar os jogadores porque os jogos serão executados de forma mais estável e o tempo de resposta será muito mais rápido. A quantidade de memória que você precisa depende dos jogos que você quer jogar.

Quando atualizar o armazenamento?

Uma das maneiras mais fáceis e com melhor custo-benefício para melhorar o desempenho do seu computador é removendo uma unidade de disco rígido e atualizando para uma unidade de estado sólido. Você também pode atualizar seu HDD ou SSD para uma maior capacidade de armazenamento, os SSDs para clientes da Kingston Technology agora vêm com um armazenamento de até 2 TB. Vamos ver alguns exemplos de quando atualizar seu armazenamento.

Curta vida útil da bateria

Uma das melhores maneiras de rejuvenescer qualquer laptop ou PC é instalar um SSD. Para laptops, é uma ótima opção de atualização porque são mais eficientes em relação à energia do que os HDDs. SSDs não possuem qualquer parte móvel, portanto precisam de muito menos energia para funcionar e isso aumenta muito a vida útil da bateria.

Precisa aumentar a velocidade

Atualizar para um SSD pode aumentar a velocidade do seu computador, com média de tempo de inicialização de 10-13 segundos comparada a 30-40 segundos de um disco rígido. Além disso, o tempo de abertura de aplicativos e arquivos normalmente é bem mais rápido com SSDs do que HDDs. A velocidade do seu armazenamento determina o quão rápido seu sistema pode iniciar, carregar e acessar seus dados.

Ficar sem espaço para fotos, músicas etc.

Outro problema que você pode enfrentar é não ter armazenamento suficiente. Se constantemente você fica sem espaço para seus arquivos e aplicativos, atualizar seu HDD ou SSD para uma maior capacidade de armazenamento é uma ótima maneira de melhorar o desempenho do seu PC. Mais armazenamento permite que você armazene mais arquivos, proporcionando a você mais espaço livre para os mais recentes aplicativos e sistemas operacionais.

Caso decida atualizar sua memória ou o seu armazenamento, você verá uma melhora significativa no desempenho do seu PC. Adicionando mais memória, seu computador lento que se esforça para desempenhar várias tarefas de uma só vez terá velocidades de recall mais rápidas. Considerando que atualizar seu armazenamento seja a melhor solução caso seu computador ainda tenha um HDD, a maioria dos computadores agora vem com um SSD devido aos claros benefícios de desempenho. Você também pode aumentar a capacidade de armazenamento do seu SSD para criar mais espaço para arquivos e aplicativos. De qualquer forma, atualizar a memória ou o armazenamento do seu computador, ou ambos, revitalizará sua máquina com dificuldades e melhorará o desempenho do seu PC.

#KingstonIsWithYou

Kingston Configurador de Memória

Quando você começa escolhendo Kingston, escolher uma memória é fácil.
Com mais de 30 anos de experiência, a Kingston possui o conhecimento e os recursos que você precisa para escolher uma memória com confiança.

Pesquisa por Sistema/Dispositivo

Simplesmente digite a marca e o número do modelo ou o número da peça do sistema de computador ou dispositivo digital para encontrar a memória que você precisa.

Pesquisa por Número da Peça

Pesquise por número de peça Kingston, número de peça do distribuidor ou número de peça equivalente do fabricante.

Produtos relacionados

Artigos relacionados

Para informações sobre como o COVID-19 afetou nossas operações de negócios, clique aqui.