Lentes de câmera 4K

Como escolher um cartão de memória para fazer vídeos 4K

De todos os dispositivos que usam armazenamento digital, as câmeras de vídeo 4K podem ser as mais fáceis para encontrar as melhores soluções de armazenamento. Além de possuir capacidades avançadas, suas necessidades específicas são tão rígidas e exigentes que encontrar armazenamento para sua câmera de vídeo 4K é muito fácil. Não há muitas variáveis para dificultar essa decisão.

Antes de irmos para os itens importantes na escolha do armazenamento certo, vamos falar um pouco sobre o próprio 4K.

O ‘4 representa o número quatro. O ‘K representa milhares. Portanto, 4K representa o número 4.000, mas neste caso, se refere a qualquer resolução de vídeo com uma contagem aproximada de 4.000 pixels horizontais.

Por que aproximada? Bem, porque o termo 4K é usado para descrever dois padrões separados, porém similares. Em círculos profissionais como as Iniciativas de Cinema Digital (DCI), a resolução 4K é 4096 x 2160 e é usada para filmes. A 4K usada no mundo do consumidor (TV e equipamento de vídeo) é chamada de Definição Ultra Alta (UHD) e é uma resolução de 3840 x 2160. Portanto, um padrão tem mais do que 4.000 pixels em relação ao outro. Desse modo, aproximadamente 4.000 pixels horizontais.

Com quatro vezes a resolução de pixel de 1080p, o vídeo 4K (seja profissional ou para consumidor) é mais claro, mais detalhado e incrivelmente mais nítido do que vídeos HD e Full HD que eram considerados muito impressionantes há pouco tempo. Também é mais fácil de trabalhar com ele durante a edição e não afeta a qualidade da imagem depois de qualquer processo de estabilização, permitindo capturar imagens estáticas de aproximadamente 8MP.

Mas há um porém - quatro vezes mais de tantos pixels equivale à uma imagem fenomenal, mas também significa o dobro de espaço de armazenamento. Por exemplo, uma hora de filmagem digital de 1080p usa 23 GB de espaço; uma hora de vídeo 4K ocupa 45 GB.

Câmera DSLR com um cartão SD Canvas React da Kingston

Quando se trata de fazer vídeos 4K, há quatro coisas que realmente importam: capacidade do cartão, velocidade de gravação, velocidade de transferência de dados e velocidade do vídeo. E três delas giram em torno da mesma métrica. Para essa discussão, vamos nos referir a cartões microSD e cartões SD de tamanho padrão.

  • Capacidade do cartão: Você já sabe que fazer vídeos em 4K leva a arquivos excessivamente grandes. Já mencionamos que uma hora de vídeo 4K usa em torno de 45 GB de espaço de armazenamento. Comece com 63 GB, a não ser que esteja filmando muito menos do que 1 hora ou não esteja preocupado em ficar sem espaço. As capacidades do cartão podem ser de até 256 GB e são ideais para vídeos 4K.
  • Velocidade de gravação: Esse provavelmente é o fator mais crítico ao selecionar um armazenamento 4K. Sua escolha de cartão deve ter uma velocidade de gravação rápida o suficiente para acompanhar a entrada de dados. Mas a escolha é fácil. Cartões SD têm seis diferentes classes de velocidade. Apenas a classe U3 é capaz de gravar na velocidade necessária para vídeos 4K, que é de 30 MB/s. Escolha apenas cartões que têm a marcação U3 (o número 3 dentro de uma letra U maiúscula).
  • Velocidade de transferência de dados: Associar seu cartão SD classificado como U3 com dispositivos compatíveis que suportam a interface de barramento UHS possibilitará aumentar as velocidade de transferência do seu cartão. A maioria das câmeras suportam interfaces de barramento UHS das quais os cartões de memória UHS podem se beneficiar. Há interfaces de barramento UHS-I e UHS-II. A UHS-I tem velocidades de transferência teóricas de até 104 MB/s, enquanto a interface UHS-II pode ter velocidades de transferência teóricas de até 312 MB/s. Para cartões SD classificados como U1 e U3, apenas a interface de barramento UHS-I é compatível, enquanto a UHS-II é usada pelos cartões de memória de Classe de Velocidade de Vídeo.
  • Velocidade de vídeo: Cartões de memória SD para armazenamento de vídeos 4K devem ter pelo menos uma marcação/classificação V30, significando que possuem o mínimo de velocidade de gravação contínua de 30 MB/s exigida para 4K. Cartões SD com classificação de Classe de Velocidade de Vídeo são feitas especialmente para capturar e armazenar resoluções de vídeo de 4K ou 8K. Enquanto a interface de barramento UHS-I suporta apenas V6 ou V30, a interface de barramento UHS-II suporta cartões de memória de classe de velocidade V6 a V90. A V90 é usada no modo UHS-II ou mais rápido.

Se você está procurando pelo melhor desempenho de cartão SD possível para seu vídeo 4K, procure pelos cartões UHS-II com uma classificação V90.

Todos são ótimas soluções para os cartões SD de classe de velocidade UHS se sua câmera precisa de velocidades de gravação maiores ao gravar em resoluções 4K ou 8K. Ter cartões SD rápidos o suficiente com as velocidade de gravação corretas é importante, portanto verifique o manual do proprietário do seu dispositivo para ver as especificações exigidas para o armazenamento do seu cartão de memória.

Dica útil: Sua escolha de capacidade deve ser duas vezes maior do que você usa normalmente em gravações de 1080p e as categorias de três velocidades (gravação, transferência de dados e velocidade de vídeo) são baseadas cada uma delas nos 30 MB/s necessários para gravação 4K.

Se você precisar de mais ajuda para escolher o cartão de memória correto para vídeos 4K, veja nosso guia útil explicando as classes de velocidade e velocidade de gravação de todos os nossos cartões de memória aqui.

#KingstonIsWithYou

Vídeos relacionados

Artigos relacionados