articles how to backup hero

Como você faz backup do seu computador? Backup de drive Windows e Mac

Um dos erros mais comuns que você pode ter cometido é perder o conteúdo do seu PC devido a circunstâncias imprevistas e não ser capaz de recuperá-lo por não ter feito backup. Se o seu disco rígido falhar ou você sofrer um ataque de malware, pode ficar tranquilo que tudo vai ficar bem se você tomou todas as precauções necessárias para fazer o backup de seu PC.

Não tem certeza sobre o que fazer backup? Você pode começar com seus arquivos pessoais como seus vídeos caseiros, fotos, bibliotecas de música e documentos importantes que seriam difíceis de recuperar. Deve-se fazer o backup de arquivos pessoais com frequência. Você também pode fazer backup de seu sistema operacional, programas e outras configurações que julgar necessárias. Fazer o backup de seu computador frequentemente e tornar isso uma prioridade irá lhe poupar dinheiro e tempo no caso de uma emergência.

Existem diversos métodos de fazer backup de seu sistema, incluindo backup on-line e local. Recomenda-se que você tenha pelo menos três cópias de todos os seus arquivos importantes: o original, o backup e o backup do backup. Uma combinação de backups on-line e local irá protegê-lo em 99 por cento de uma potencial perda de dados.

Captura de tela do Histórico de Arquivos do Windows 10

Um backup local ou onsite é aquele mantido fisicamente em suas dependências como o backup em um drive externo que seja mais rápido, mais simples e muito mais seguro. O Windows oferece uma solução simples para o backup de seus dados chamada Windows Backup. É conhecido como Restaurar no Windows 7 e Histórico de Arquivos no Windows 10.

Como configurar backups do histórico de arquivos no Windows 10:

  1. Conecte seu SSD externo ou disco rígido que você gostaria de usar como unidade de backup para o seu computador.
  2. Certifique-se de que o SSD ou HDD externo que você quer tem a mesma capacidade ou maior do que a unidade interna que você vai fazer backup clicando com o botão direito no painel de navegação à esquerda e selecionando Propriedades. Observe a quantidade de espaço livre. Em seguida, faça a mesma coisa para a unidade C e observe a quantidade de espaço usada. Certifique-se de que o espaço livre na unidade de backup é maior do que o espaço usado na unidade C.
  3. Clique no botão Iniciar do Windows no canto inferior esquerdo da tela e selecione Configurações (o ícone de engrenagem) e, em seguida, Atualização e Segurança (o ícone de duas setas curvas) e, em seguida, Backup na coluna da esquerda. Ou você pode simplesmente digitar Backup no campo de pesquisa no canto inferior esquerdo e selecionar Configurações de backup.
  4. Clique no botão + ao lado de "Adicionar uma unidade" e clique no drive que você acabou de conectar, que será listado em "Selecionar um Drive". Agora o histórico de arquivos está ativado.
  5. Em seguida, defina com que frequência você gostaria que o backup fosse executado. Clique no botão "Mais opções" e escolha uma frequência (a cada hora, a cada 3 horas, diariamente etc.).
  6. Depois selecione a duração que você gostaria de manter os backups em "Manter meus backups" se você não quiser que seja para sempre, que é o padrão, como selecionar 1 mês, 6 meses, 1 ano etc.).
  7. Você pode clicar em "Fazer backup agora" para iniciar o primeiro backup. Quando terminar, você verá a data, hora e tamanho do backup listados.
Screen shot of MacOS Time Machine

Como configurar backups de um Time Machine no MacOS:

  1. Conecte um SSD ou HDD formatado de MacOS que você gostaria de usar como um backup para o seu Mac. Se for a primeira vez que estiver conectando esse drive, o MacOS mostrará uma caixa de diálogo perguntando se você deseja usar a unidade para o Time Machine. Se isso acontecer, você pode clicar em "Usar como um disco de backup". Se não for a primeira vez estiver usando o drive com o Mac, vá para o menu Apple e clique em Preferências do sistema... e clique em Time Machine.
  2. Clique em Selecionar um Disco de Backup e escolha na lista o disco que você conectou. O interruptor do Time Machine à esquerda deve agora ser definido como "ON" ou pode ter o "Backup Automaticamente" verificado dependendo da versão do MacOS.
  3. Você pode selecionar "Backup Now" no menu Time Machine na parte superior da tela ou apenas esperar que ele faça backup com o tempo programado onde ele diz Next Backup. Observe também os detalhes do disco de backup, como espaço disponível, data de backup mais antiga e última data de backup, que são listados aqui quando a unidade de backup está conectada. No botão Opções, você pode selecionar preferências como frequência de backup, pastas para excluir e muito mais.

Um backup fora das dependências é quando seus arquivos são armazenados em local diferente do local de seu sistema atual. Tecnicamente, poderia ser um disco rígido que você mantém na casa de um amigo, mas geralmente significa fazer o backup de seu sistema on-line. Dropbox, Google Drive, iCloud e OneDrive são opções práticas e de baixo custo que possuem opções de sincronização para sincronizar automaticamente seus arquivos mais importantes. Dependendo da quantidade de dados que planeja para o backup, você pode precisar adquirir um plano de dados. Você pode usar o software da plataforma de armazenamento escolhida para definir suas preferências. O backup de seus dados será feito de acordo com suas preferências sempre que estiver conectado à Internet.

Um meio mais abrangente e seguro para fazer backup de todo o seu sistema é usar uma imagem de disco ou imagem fantasma. Para isso você precisará de um software específico. Existem opções gratuitas como o Macrium Reflect e EaseUS para discos rígidos de 1TB ou menos, além de opções pagas como o Acronis True Image. Encontre o software de backup e recuperação certo para você e faça sua pesquisa lendo críticas e assistindo vídeos para ver se ele se adapta às suas necessidades. Usuários de Mac podem utilizar o aplicativo Disk Utility para fazer uma imagem do disco.

A conclusão é que fazer backup de seu computador é um processo fácil e simples que irá lhe poupar muito dinheiro e tempo caso algo aconteça com o seu computador. Tornando uma prioridade e reservando tempo para fazer backup de sua memória e armazenamento frequentemente são ótimas medidas de proteção para evitar que seus dados sejam perdidos ou roubados. De modo geral, é um ótimo hábito para adotar, especialmente se você trabalha com muitas informações reservadas pessoais ou de negócios.

#KingstonIsWithYou

Vídeos relacionados

Artigos relacionados