Pessoa segurando um telefone Android

Escolhendo o armazenamento para seu dispositivo Android

Mascote do Android

Android é o sistema operacional móvel líder com milhões de aplicativos no Google Play store. Um dos apelos para ter um dispositivo Android (por ex., celular, tablet, drone, dashcam, console de jogo móvel) é a possibilidade de adicionar armazenamento. A possibilidade de adicionar armazenamento é tão fácil que mesmo as pessoas menos técnicas podem fazer isso: simplesmente inserir um cartão microSD ou pendrive USB no slot apropriado do dispositivo, e pronto, há mais espaço do que você imaginou que fosse possível. Usuários precisam de espaço adicional para aplicativos, vídeos, fotos, filmes e documentos. Também para armazenar e mover arquivos facilmente sem a necessidade de qualquer tipo de conexão pela Internet.

Se você já usou cartões SD ou microSD anteriormente, você sabe que a escolha é variada com diferentes capacidades, classificações e aplicações. Então como saber qual comprar? Antes de entrarmos nas especificações, vamos falar sobre algumas informações básicas.

Um gamer jogando um jogo em um dispositivo Android

Procure pela marcação Classe A1 ou Classe A2 no cartão. Elas indicam que o cartão é designado para o uso e armazenamento de aplicativos. Elas são designações utilizadas na relativamente nova Especificação de classe de desempenho da aplicação. Foram projetadas pela Associação SD especificamente para cartões SD e microSD utilizados em situações de aplicação intensa como dispositivos Android. Esses cartões são apropriados para uso em um dispositivo móvel para armazenamento de mídia e execução de aplicativos.

Você deve estar pensando quais são as diferenças entre armazenar vídeos, áudio e fotos, e executar aplicativos. O armazenamento é realizado em velocidades de gravação sequenciais contínuas. Os dados são recebidos em uma velocidade rápida constante e armazenados de uma forma direta e ordenada. Ao executar aplicativos, bits de dados são gravados de maneira randômica e colocados onde houver espaço disponível. Consequentemente, isso é chamado de gravação/leitura randômica.

Tanto a Classe A1 quanto A2 são adequadas para usuários Android já que contam com velocidades randômicas apropriadas para uso de aplicativo enquanto oferece uma velocidade de gravação sequencial contínua de no mínimo 10MB/s.

A primeira coisa a se fazer ao escolher um cartão de memória microSD para um dispositivo Android é certificar-se de que o cartão possui a classificação de Classe A1 ou Classe A2. Se não, você não vai querer ele para esta situação.

Cartões microSD

Quanto à capacidade, os cartões microSD podem ter até 512 GB de armazenamento. Neste exemplo, entretanto, maior não é necessariamente melhor. Se você perder ele ou quebrar, você perde mais da metade de um terabyte de arquivos, documentos e outros dados importantes! Um preço muito alto apenas pela conveniência de ter tudo em um só cartão.

Há dois tipos dentro da família do cartão microSD com a diferença na variedade de capacidades: Secure Digital High Capacity (SDHC) e Secure Digital Extended Capacity (SDXC). SDHC possui uma extensão de capacidade de 2 GB a 32 GB, e os SDXCs de 32 GB a 512 TB. Um cartão de 32 GB pode armazenar mais de 5.300 fotos de 18-MP ou aproximadamente 3 horas de vídeo de 720p 30fps como pontos de referência.

Cartões microSD (e SD padrão) oferecem uma gama de velocidades, com a maioria dos cartões listando várias classificações. Sua escolha, naturalmente, depende do que você pretende fazer com o armazenamento extra. Cartões listados U3 ou U1 funcionam muito bem para questões gerais do dia a dia, bem como armazenar dados de aplicativos. Entretanto, se você quer fazer vídeos 4K, mudar para U3/V30, V60 ou até V90 será melhor.

Enquanto a maioria opta por um cartão microSD, uma outra opção de armazenamento é o conhecido pendrive USB. A maioria dos dispositivos Android possuem uma porta microSD ou USB-C®. Ao comprar um pendrive, você precisa ter certeza de que ele possui o conector correto. Se você desejar apenas conectar o pendrive ao seu smartphone, então apenas um conector é necessário. Entretanto, há alguns pendrives que possuem conector duplo com um USB-A na outra extremidade para conectar facilmente o pendrive no seu laptop ou PC.

Pendrives Kingston DT Max & DT Duo USB-C

cartões microSD são compactos e fáceis de usar. Você insere o cartão em seu dispositivo e esquece dele. Pendrives USB são dispositivos externos que são totalmente separados do seu dispositivo, portanto se você danificar ou perder seu dispositivo, seus dados ainda estarão armazenados com segurança.

O armazenamento externo é uma das maiores regalias de ter um dispositivo Android (e um usuário Android quase sempre dirá isso!). Mas não importa qual dispositivo de armazenamento você decida comprar, é essencial que você primeiro verifique e certifique-se de que o dispositivo Android seja compatível.

#KingstonIsWithYou

Vídeos relacionados

Artigos relacionados