Um laptop executando Windows 10

10 modos de acelerar um PC executando Windows 10

Se você está achando que o desempenho de seu PC está diminuindo e ele está diferente do que era anteriormente, reforçar as configurações do Windows 10 pode ajudar a aumentar suas velocidades e a eficiência do PC. O Windows 10 é um dos melhores sistemas operacionais em uso atualmente, mas incorpora diversos recursos do sistema que podem reduzir o desempenho de seu PC. A Microsoft até adicionou recursos integrados em sua última versão do Windows 10 para melhorar a eficiência geral. Ainda assim, seu PC pode continuar a apresentar um desempenho lento.

Motivos como falta de armazenamento, manutenção e hardware menos poderoso podem ser os suspeitos de velocidades mais lentas. Desde apagar programas e aplicativos não usados até atualizações de hardware, existem algumas coisas que você pode fazer para acelerar o Windows 10 e ter seu PC pronto e de volta ao ótimo desempenho anterior.

1. Verificar as últimas atualizações
Janela de atualização do Windows 10

Uma das melhores maneiras de obter o máximo de seu PC é ter instalada a última atualização do Windows 10. Frequentemente, a Microsoft libera atualizações para corrigir bugs comuns e erros do sistema que reduzem o desempenho do seu sistema. Algumas atualizações podem ser mínimas, enquanto outras podem ser alterações importantes no sistema visando buscar os últimos drivers do dispositivo que podem ajudar a melhorar o desempenho do seu PC.

Para procurar atualizações, abra o menu do Windows, selecione Configurações > Atualização e Segurança > Atualização do Windows > Verificar atualizações. Se houver atualizações disponíveis, selecione Instalar agora. Reinicie seu PC e veja se está funcionando melhor.

2. Reiniciar seu PC

Isso pode parecer sem sentido, mas reiniciar rotineiramente seu PC pode ajudar a acelerar seu sistema. Muitas pessoas mantêm seus PCs funcionando por semanas inteiras, colocando seus computadores em modo de espera em vez de desligá-lo. Isso acumula programas e cargas de trabalho na memória do seu PC o que atrasa as tarefas diárias como abrir programas e acessar arquivos.

Desligando seu PC todos os dias, você permite que seu PC atualize sua memória e esteja pronto para um desempenho otimizado no dia seguinte. Se você notou seu PC mais lento em simples tarefas diárias como abrir programas ou acessar arquivos ou documentos, tente desligar ou reiniciar seu PC. Certifique-se de salvar seu trabalho antes de desligar ou reiniciar seu computador.

3. Desativar a abertura de programas na inicialização
Lista de programas na inicialização

O desempenho do PC pode ser prejudicado quando há muitos programas e aplicativos abertos ao mesmo tempo. Muitos instaladores irão instruir o Windows a executar seus programas assim que você inicializar seu PC, o que reduz o desempenho do seu sistema.

Para desativar a abertura de programas na inicialização, abra o Gerenciador de Tarefas e clique na aba Inicialização. Se você observar o ‘Impacto na inicialização’, ele informa quais programas têm um impacto alto ou baixo em sua inicialização. Aqueles que têm um alto impacto são os culpados por reduzir o desempenho do seu sistema.

Para impedir um programa de abrir na inicialização, clique com o botão direito no programa que deseja e clique em ‘Desativar.’

4. Limpeza do disco
Janela de limpeza de disco

Um dos recursos integrados do Windows 10 é a Limpeza de disco. Ela permite que você descarte arquivos temporários não utilizados que se acumulam em seu PC, incluindo miniaturas de imagens, arquivos de programas baixados e arquivos temporários da Internet.

Abra o menu do Windows e encontre ‘Limpeza de disco’ procurando na barra de pesquisa. Ela lhe dará uma lista de arquivos de programas para remover. Selecione os arquivos que deseja excluir marcando a caixa ao lado do nome. Quando já tiver selecionado aqueles que deseja remover, clique em ‘Apagar arquivos do sistema’. A Limpeza de disco irá calcular a quantidade de armazenamento que ficará livre.

Aproveite o momento para remover outros arquivos ou aplicativos que estejam ocupando memória extra ou espaço em disco. Um bom lugar para procurar arquivos antigos ou não usados para excluir é em sua pasta de Downloads.

5. Excluir softwares antigos

Frequentemente, seu PC vem pré-instalado com softwares de terceiros que você pode não precisar. São conhecidos como 'bloatware' e podem ocupar espaço de armazenamento devido ao seu tamanho e normalmente nem são usados.

Pode haver outros programas que estão instalados mas nunca são usados, causando lentidão no seu PC. Para verificar seus aplicativos instalados, vá para:

  • Painel de controle > Programas e Recursos > Desinstalar um programa
  • Clique com o botão direito nos programas que você não precisa mais e selecione ‘Desinstalar’
6. Desativar efeitos especiais
Aba de efeitos visuais nas Opções de desempenho no Windows 10

O Windows 10 vem com muitos efeitos especiais, o que torna a experiência do usuário mais agradável. Eles vêm como padrão com o Windows e outros recursos programados para aparecer e desaparecer. Outros recursos especiais que se acumulam para reduzir suas velocidades incluem transparência e animações.

Abra o menu do Windows e procure por ‘Sistema’, depois vá para a aba ‘Configurações Avançadas do Sistema’ e depois para a aba ‘Avançadas’ e selecione ‘Configurações de Desempenho’. Clique na aba ‘Efeitos Visuais’ e clique no botão ‘Customizar’. Você verá uma lista de efeitos visuais que pode desativar desmarcando as caixas. Clique em ‘Aplicar’ para confirmar suas alterações quando concluir.

7. Desativar efeitos de transparência

Além de gastar os recursos de seu sistema para exibir recursos como animação, o Windows 10 também usa efeitos de transparência para certos recursos como o menu de tarefas. Esse aparentemente simples e leve efeito é muito complicado e ocupa mais recursos do sistema do que se imagina.

Para desativar os efeitos de transparência, abra o menu do Windows e digite ‘configuração de cor’ na barra de pesquisa para fazer aparecer as configurações de cor para o Windows 10. De lá, role para baixo até encontrar o botão para ‘Efeitos de transparência’. Clique no botão para ativar ou desativar os efeitos de transparência.

8. Realizar a manutenção do sistema

O Windows 10 possui um recurso integrado que realiza tarefas de manutenção de rotina do sistema. Estão incluídas tarefas como desfragmentação do disco rígido, procurar por atualizações e buscar quaisquer malwares e vírus.

>A manutenção do sistema normalmente é executada ao fundo quando seu PC está ocioso, mas você pode optar por realizar manualmente se houver algum problema com seu sistema que deseje verificar.

Para isso, abra o Painel de Controle e selecione ‘Segurança e Manutenção’. Clique na seta para expandir as opções de manutenção e selecione ‘Iniciar manutenção’. Você poderá então realizar uma verificação manual da manutenção do sistema.

9. Atualizar seu RAM
Janela de segurança e manutenção do Windows 10

Um meio drástico de melhorar a velocidade e o desempenho de seu PC é atualizar seu RAM, o que aumenta a quantidade de memória em seu sistema. O Windows 10 requer um mínimo de 4GB para operar corretamente. Se você está usando seu PC para cargas de trabalho intensas como jogos ou produção de mídia, você terá vantagens por ter mais memória.

Atualizar seu RAM pode melhorar enormemente a velocidade e o desempenho do seu PC. Para verificar que tipo de RAM seu PC precisa especificamente, abra o Gerenciador de tarefas (Ctrl + Alt + Delete), e clique em ‘Desempenho’. Você verá quantos slots de memória estão disponíveis no PC bem como o tipo de RAM como DDR4.

10. Atualizar seu armazenamento

Atualizar seu armazenamento pode melhorar significativamente a velocidade e o desempenho do seu PC. A maioria dos PCs vem com discos rígidos giratórios (HDD), mas melhorar seu hardware de armazenamento para uma Unidade de Estado Sólido (SSD) transforma seu sistema em uma máquina mais poderosa.

SSDs são geralmente mais caros do que HDDs, mas a melhoria em tempos de boot, tempos de carregamento de programas e resposta do sistema em geral pode compensar o investimento.

Os SSDs vêm em diferentes formatos e tamanhos e dependem dos requisitos do sistema de seu PC. Eles vêm nos formatos 2.5 e M.2 para desktops e notebooks. Assegure-se de adquirir o SSD correto que seja compatível com seu sistema. Também será possível transferir todos os seus arquivos e documentos de seu disco rígido para seu novo SSD, assim você não precisará se preocupar com a possibilidade de perder o conteúdo do seu PC.