Cartões de Memória
Entendendo as Convenções de Nomes e Rótulos de Cartões SD e microSD
Cartões de Memória

A SD Association é responsável pela comercialização e rotulagem de diferentes classificações, recursos e especificações de cartões de memória. Há uma lista de classificações diferentes que são rotuladas tanto na embalagem quanto no próprio cartão de memória, mas pode ser um pouco confuso procurar no jargão e entender o que realmente significa.

Um dos aspectos mais importantes sobre as classificações rotulatadas nos cartões de memória é o das classes de velocidade. Em muitos casos, alguns são geralmente rotulados em uma combinação de dois, o que pode ser um pouco difícil de entender. Essencialmente, começou com a classe de velocidade original com C2, C4, C6 e C10 indicando a velocidade de gravação mínima de 2MB/s, 4MB/s, 6MB/s e 10MB/s. Então eles acrescentaram a Classe de velocidade UHS que é representada por U1 ou U3 para indicar as velocidades de gravação mínima de 10MB/s e 30MB/s.

Como a SD Association continuou acrescentando novas classes de velocidade com novas convenções de nomes, os fabricantes começaram a embaralhar os nomes ao rotulá-los nos cartões de memória, o que pode ser difícil de acompanhar. Por exemplo, um cartão poderia ser rotulado como C10 ou U1 muito embora ambos signifiquem a mesma coisa. Um fabricante de câmeras pode exigir que suas câmeras usem um cartão SD classificado como C10, mas desde que a SD Association mudou para a Classe de velocidade UHS e começou a rotular seus cartões como U1, o resultado é um cartão SD rotulado com ambos, C10 e U1.

Para piorar as coisas, os fabricantes de cartões sentiram a necessidade de usar as antigas classes de velocidade juntamente com as mais novas, muito embora suas velocidades dos cartões ultrapassaram há muito tempo as classes de velocidades mais antigas. Como resultado, existem cartões rotulados com ambos C10 e U3. Se U3 indicar uma velocidade de gravação mínima de 30MB/s e C10 indicar uma velocidade de gravação mínima de 10MB/s é desnecessário relacionar ambas as classes de velocidade, pois U3 já indica uma velocidade de gravação de mais de 10MB/s. A mais nova Classe de velocidade de vídeo é indicada para vídeos de resolução mais alta como 4K ou 8K, mas um cartão V30 é o mesmo que um cartão U3, já que ambos indicam uma velocidade de gravação mínima de 30MB/s.

Stack of SD cards

Devido ao uso de muitas diferentes convenções de nome é responsabilidade dos fabricantes de cartão de memória e de dispositivos assegurarem que os consumidores possam encontrar o que procuram. Como resultado temos cartões de memória rotulados com todas as três classes de velocidade padrão Classe C, UHS e Vídeo para o consumidor normal não familiarizado com as convenções de nomes e rótulos.

Uma classificação rotulada especificamente em cartões de Classe de Velocidade UHS na interface de barramento UHS que é identificada por um algarismo romano “I,” ou símbolo “II”. Normalmente está escrito “UHS-I” e “UHS-II,” mas muitos fabricantes de cartão estão omitindo as letras UHS em conformidade com as diretrizes da SDA e simplesmente usando “I” ou o símbolo “II” para indicar o tipo de interface de barramento UHS do cartão.

E, por último, uma nova classificação foi apresentada com a introdução do recurso do Dispositivo de Armazenamento adotado pelo Android. A Classe de desempenho do aplicativo garante velocidades mínimas de desempenho randômico e sequencial para atender as exigências de tempo de operação e armazenamento sob determinadas condições. Isso é feito simultaneamente enquanto fornece armazenamento para fotos, vídeos, música, arquivos e outros dados importantes. Basicamente, eles são ideiais para uso em smartphones e dispositivos de jogos móveis que executam aplicativos em velocidades de leitura e gravação randômicas e, ao mesmo tempo, são usados para armazenamento.

Tabela de Especificações de Classe de Desempenho de Aplicativo
Application Performance Class Pictograma Mínima Leitura Randômica Mínima Gravação Randômica Mínima Gravação Sequencial Contínua
Classe 1 (A1) 1500 IOPS 500 IOPS 10MBytes/seg
Classe 2 (A2) 4000 IOPS 2000 IOPS 10MBytes/seg

Existem duas classificações para a Classe de Desempenho de Aplicativo conhecidas como A1 e A2. A1 tem o mínimo de leitura randômica de 1500 IOPS e o mínimo de gravação randômica de 500 IOPS enquanto A2 tem o mínimo de leitura randômica de 4000 IOPS e o mínimo de gravação randômica de 2000 IOPS. Ambas A1 e A2 têm uma velocidade de gravação contínua de 10MB/s. A Classe de Desempenho do Aplicativo é algo a considerar ao planejar ou instalar aplicativos Android em um cartão microSD.

#KingstonIsWithYou

Cartões de Memória