6 maneiras de acelerar seu Mac

6 maneiras de acelerar seu Mac

Se o seu Mac vem se tornando mais lento com o passar dos anos, provavelmente está na hora de dedicar alguns cuidados e manutenção. Você não precisa gastar muito para ter um melhor desempenho na velocidade do seu iMac ou MacBook. Então, fizemos uma lista de coisas que você pode tentar para aumentar a velocidade de seu Mac sem a necessidade de uma substituição.

Fechar programas com alto consumo de energia
Mac Activity Monitor

Uma das coisas mais simples que você pode fazer para aumentar o desempenho de seu iMac ou MacBook é fechar todos os programas que não estiver usando. Seu Mac pode estar canalizando memória e energia da CPU para programas que você não está usando ativamente. Isso deve liberar espaço e carga de trabalho de programas indesejados que estão roubando desempenho.

Também existe algo chamado Monitor de Atividades que mostra todos processos que estão acontecendo no seu Mac. Você pode abrir o Monitor de Atividades em Preferências do Sistema > Utilitários ou pesquisar e abrir pressionando Comando + barra de espaço. Alguns aplicativos e programas gastam mais energia e recursos do que outros. O Monitor de Atividades discrimina os níveis de consumo de cada programa em execução no momento por CPU, Memória, Energia, Disco e Rede.

Selecione a guia CPU e você poderá ver quanta energia da CPU cada aplicativo ou programa está utilizando. Feche aqueles que você não está usando, especialmente se estiverem consumindo uma grande quantidade de energia da CPU. O Monitor de Atividades é uma ferramenta útil para verificar os níveis de consumo de seus aplicativos e programas.

Limpe sua Inicialização

Esses aplicativos e programas irritantes que abrem sempre que você inicializa seu sistema podem ser os culpados por suas baixas velocidades. Abra Preferências do Sistema e clique em ‘Usuários e Grupos’. A partir daí, selecione a guia ‘Itens de Login’ para ver que aplicativos e programas estão definidos para abrir quando ligar seu iMac ou MacBook. Selecione o programa que não deseja abrir durante a inicialização e clique no sinal de menos na parte inferior da lista para excluí-lo.

Sincronia com o iCloud

Sincronizar seus arquivos e fotos com o iCloud através de múltiplos desktops e dispositivos também pode reduzir a velocidade de seu Mac. Quando usar o iCloud, tente evitar armazenar grandes arquivos e documentos em seu desktop. Armazenar somente os documentos e arquivos necessários irá ajudar a acelerar as transferências e você perderá menos tempo aguardando a sincronização de todos os seus arquivos.

Isso inclui a sincronização de suas fotos no iCloud. Se o seu Mac estiver muito ocupado sincronizando todas as suas fotos para todos os seus dispositivos e vice-versa, você sempre pode desconectar o iCloud Photos em seu dispositivos para evitar que seu Mac trabalhe muito e diminua seu desempenho.

Libere espaço de armazenamento

Não é surpresa que seu Mac esteja tão lento quando seu espaço de armazenamento está acabando e sua capacidade de armazenamento está quase completa. Fotos, vídeos e música são os arquivos maiores e ocupam muito espaço de armazenamento.

Muita gente pensa que adquirir o iCloud será a solução para pouco espaço de armazenamento, mas esse não é o caso. Se você excluir seus arquivos de seu Mac após fazer o backup para o iCloud, você os excluirá de todos os seus dispositivos. Se você já tem o iCloud e ele está sincronizado com todos os seus dispositivos, muitos arquivos e documentos provavelmente estão em seu Mac ocupando espaço de armazenamento. Por exemplo, fotos que você retirou do seu iPhone sincronizado com o iCloud permanecerão em seu Mac gastando armazenamento.

Talvez seja melhor desativar a sincronização de fotos do iCloud em seu Mac. Existem outros serviços que você pode usar para fazer o backup de todos os seus arquivos e documentos na nuvem para que seja possível excluí-los de seu computador. Serviços como o DropBox e Google Drive possuem a mesma capacidade de backup de seus arquivos na nuvem, como fotos, sem precisar armazená-los em seu Mac para que fiquem acessíveis.

Seus downloads de música também podem ocupar muito espaço de armazenamento em seu Mac. Você pode economizar armazenamento descarregando suas músicas em um disco rígido externo para liberar espaço em seu computador. Também é possível pagar por serviços de streaming como o Apple Music que possui um recursos que permite que você mova todas as suas músicas para a nuvem para que possa excluí-las de seu Mac e acessá-las em qualquer um de seus dispositivos. Você também obtém os benefícios de streaming do Apple Music para ouvir qualquer música ou artista sem precisar baixar qualquer uma das músicas para seu Mac se tiver acesso aos dados ou Wi-Fi.

Exclua arquivos antigos e não utilizados, esvazie a Lixeira
MacOS Big Sir Recommendations

Um modo rápido e simples de liberar algum espaço de armazenamento para ajudar a aumentar a velocidade de seu Mac é excluir arquivos antigos e não utilizados e esvaziar sua Lixeira. É uma boa ideia de vez em quando procurar arquivos e documentos antigos e não utilizados em seu Mac. Mantê-los armazenados localmente quando não estão sendo usados ocupa espaço de armazenamento e reduz o desempenho de seu Mac.

Não esqueça de excluir itens de sua pasta de Downloads. Abra o ‘Finder’ e acesse sua pasta de Downloads para excluir itens e colocá-los na Lixeira. A pasta de Downloads frequentemente é negligenciada, mas ela contém muitos documentos e arquivos que você pode ter esquecido.

Faça backup de seus arquivos e documentos antigos em um disco rígido externo e remova-os de seu Mac. Se não precisar mais deles, você pode simplesmente excluí-los de seu computador. Lembre-se de esvaziar sua Lixeira após excluí-los. Seus arquivos e documentos excluídos ainda ocuparão espaço de armazenamento se você não esvaziar a Lixeira.

Você pode definir suas preferências do sistema para esvaziar regularmente sua Lixeira o que o poupará do trabalho de fazê-lo manualmente. Clique no logotipo da Apple na barra de Menu, escolha ‘Sobre este Mac’, clique em ‘Armazenamento’ e depois clique em ‘Administrar’. De lá, você poderá ajustar sua Lixeira para esvaziar automaticamente, o que irá ocorrer a cada 30 dias.

Reduza ou desative Gráficos
MacOS Big Sir Dock & Menu Var

Os computadores Apple normalmente podem executar o sistema operacional Mac sem nenhum problema, mas às vezes ele pode estar trabalhando demais para manter o desempenho. Reduzir ou desativar gráficos pode ajudar a acelerar seu Mac.

Algumas pessoas preferem desativar seu Dock para evitar que fique lento. Para fazer isso, clique em Preferências do Sistema, Dock e desmarque as seguintes caixas:

  • Ampliação
  • Abertura animada de aplicativos
  • Ocultar e mostrar automaticamente o Dock

Você também pode clicar em ‘Minimizar janelas usando’ e mudar o Genie Effect para Scale Effect.

O recurso final

Se tudo o mais falhar, a última coisa que você pode fazer é reformatar todo o Mac e fazer uma reinstalação limpa do Sistema Operacional. Isso deve ser considerado um último recurso, já que você precisará apagar completamente toda a unidade de inicialização. Isso irá apagar todos os arquivos localizados em seu Sistema e Bibliotecas do Usuário que foram sendo acumulados ao longo dos anos.

Sugerimos fazer backup de todos os seus arquivos, documentos, fotos, músicas essenciais e qualquer outra coisa que você possa precisar depois de ter instalado o seu Sistema Operacional. No final, no pior cenário, seu o seu Mac não apresentar nenhuma melhora, pode ser a hora de encontrar um substituto.

Para informações sobre como o COVID-19 afetou nossas operações de negócios, clique aqui.