um homem ao fundo clica em um ícone de atualização 3D em frente com uma barra de carregamento abaixo

Paralisações, atualizações e os desafios do setor em termos de nuvem e data centers

#KingstonCognate apresenta Rob May

Foto de Rob May

Rob May, um palestrante premiado, publica artigos internacionalmente e reúne CEOs e Diretores em workshops de inúmeras organizações de liderança de negócios em toda a Europa. Ele fala como um especialista atual e muito relevante, fundador e Diretor Administrtivo da ramsac, com uma equipe de 75 consultores trabalhando com ele (e uma parceria estratégica com a PwC) para entregar serviços/suporte de segurana cibernética e de TI (o que tem feito nos útimos 29 anos). Rob é o embaixador do Reino Undo para Segurança Cibernética do Instituto de Diretores, sendo o número 5 na classificação global entre os Líderes/Inluenciadores do pensamento de Segurança Cibernética. Ele faz parte do Conselho de Assessoria do Centro de Resiliênia Cibernética de South East, trabalhando junto ao setor, academias e agentes de cumprimento da lei.

Como MD da ramsac, um Provedor de Serviços Gerenciados (MSP) há quase trinta anos, tenho me deparado com uma série de desafios; tivemos recessões, mudanças de tecnologia e pandemia, juntamente com cenários de pressões econômicas e políticas.

Paralisações

Aviso de FECHADO em um quadro negro próximo a um bar, café, loja em uma rua deserta

Paralisações em seus vários formatos e durações têm causado dificuldades e prejuízos a muitas empresas, mas existem também empresas que estão prosperando nesta economia atual. Eu lido com muitas empresas que atualmente têm um excelente desempenho. O surgimento da pandemia certamente alterou a vida no trabalho da maioria das pessoas, mas, por outro lado, algumas obtiveram experiências positivas.

Empresas de suporte tecnológico normalmente cobram um custo por usuário por mês e muitas sentiram um decréscimo em suas anuidades em razão do suporte a clientes que deram férias coletivas para seus funcionários. Também houve casos de mudança nas práticas de negócios e modelos de negócios em que a demanda certamente equilibrou o decréscimo em outras áreas.

A cultura de negócios de hoje

O modelo de trabalho atual se tornou remoto e encaminhou a ncessidade de expansão da nuvem e provisões de data center. Muitas empresas passaram a investir em tecnologia, reconfigurando o espaço de trabalho para refletir essas novas necessidades e realocando a infraestrutura do servidor. Essas necessidades e demandas estimularam um aumento nas atualizações de servidores (no local, na nuvem/data center). Este é um desenvolvimento sensível, mas eu vejo muitas organizaões entendendo erradamente.

Por que as organizações fazem atualizações?

Uma atualização típica deverá compreender atualizações de memória e armazenamento.

Uma atualização de memória é o modo mais fácil de melhorar e otimizar o desempenho do servidor. Ela é normalmente exigida quando adicionamos uma funcionalidade de comércio em um website. A atualização da memória em seus servidores pode suportar maiores cargas de trabalho, proporcionar respostas mais rápidas para aqueles que usam a nuvem e melhorar a velocidade dos aplicativos presentes na memória.

Aumentar a memória do servidor permite que você tenha mais máquinas virtuais, podendo aumentar a alocação para maximizar seu equipamento atual. A virtualização diminui o custo total de propriedade e mais memória para Infraestrutura de Desktop Virtual (VDI) significa uma resposta mais rápida quando os aplicativos residem na memória. (VDI quer dizer virtualização de desktops, onde ambientes de desktop são hospedados em um servidor central e entregues a clientes finais através de uma rede).

Engenheiro de TI intalando um drive de armazenamento em um rack de servidor

Armazenamento é um componente importante

Armazenamento é importante para virtualização do servidor em termos de capacidade, mas ainda mais importante em termos de velocidade. I/O randômico e demandas de acesso para grandes quantidades de dados podem ser duramente limitadas pelos discos rígidos mecânicos tradicionais em um servidor host virtualizado. A manutenção de aplicativos, usuários e recuperação de dados tornaram-se fatores de limitação no desempenho geral do sistema. A instalação da memória do servidor certa juntamente com SSDs (Unidades de Estado Sólido) que não são mecânicas, são os aceleradores ideias para melhorar o desempenho e a capacidade, o que permite a virtualização e eventualmente poder fazer mais com menos.

Na medida do crescimento do armazenamento em servidor externamente em data centers e cada vez mais baseado na nuvem, maiores demadas são colocadas nos drives de armazenamento e na infraestrutura de memória. A capacidade de recuperação rápida dos SSDs permite que serviços em nuvem operem com eficiência máxima para cada tipo de dado processado. Uma solução de armazenamento bem projetada implementará um modelo de drive em camadas (com variação de velocidade e preço para diferentes finalidades de armazenamento e acesso), o que assegura que uma organização tenha os dados certos na camada certa para maximizar o desempenho sob o aspecto econômico.

Confiabilidade e desempenho do servidor são essenciais

Tudo começa no nível do componente e muitas pessoas não consideram adequadamente a memória (que é uma parte importante no preço do servidor). Módulos de memória de servidor DIMM podem ser uDIMMs sem buffer, RDIMMs registrados ou LRDIMMs de carga reduzida. Todos os três tipos são compatíveis fisicamente, mas você precisa especificar o DIMMs correto já que NÃO PODEM ser misturados.

É também vital corresponder a memória correta ao processador exato existente em cada servidor. O número de canais de memória e módulos de memória podem ter um impacto significativo no desempenho. As pessoas precisam ter isso em mente ao considerar uma atualização organizada. Não compre 12 meses de memória hoje para uma atualização que vai além de suas exigências ou até mesmo limita seu desempenho. Planeje e certifique-se de obter a orientação de um especialista sobre a configuração de cada servidor individual.

Padrões e especificações de memória são estipulados por uma organização chamada JEDEC que é globalmente responsável pelo desenvolvimento de padrões abertos para a indústria de microeletrônica. Prestar atenção em seus padrões e especificações pode ajudar na tomada de decisões bem informadas. Por exemplo, as considerações atuais sobre placas-mãe realmente precisam levar em conta o novo padrão para DDR5, que aumenta drasticamente a densidade e velocidade da memória. DIMMs DDR5 terão o mesmo número de pinos (288) do DIMMs DDR4, mas o layout do pino é diferente e somente pode ser usado em um slot DDR5 exclusivo.

Fazendo a escolha certa

Um homem aponta com a mão para um dos quadrados ilustrados á sua frente com uma marca em verde de verificado

Atualizações são uma decisão inteligente em nosso panorama de negócios em constante mudança e evolução. Planejar, especificar e comprar para as atualizações certas, entretanto, é uma arte! Faça do modo errado e você não conseguirá um desempenho perfeito, desperdiçando tempo e dinheiro. Não confie unicamente na orientação do fabricante do seu servidor, pois de acordo com minha experiência eles raramente estão dispostos a examinar seus planos e/ou observar corretamente todas as questões de configuração/desempenho, mas sim em lhe vender mais memória. Pessoalmente eu usaria a equipe do “Pergunte a um Especialista” da Kingston, que poderá orientá-lo sobre praticamente todas as plataformas de servidor e sua orientação raramente está errada!

Não apenas substitua servidores. Obtenha bons conselhos e analise um roteiro de atualização inteligente que cubra suas necessidades atuais e seu projeto de crescimento.

Pergunte a um Especialista

Planejar a solução certa exige um entendimento do seu projeto e dos requisitos do sistema. Deixe que um especialista da Kingston te oriente.

Pergunte a um Especialista
visão de cima de um laptop sobre uma mesa escura com ilustrações em linhas de uma placa de circuito

Saiba mais sobre a linha de soluções de armazenamento empresarial da Kingston

Artigos e Vídeos

Para informações sobre como o COVID-19 afetou nossas operações de negócios, clique aqui.