A man using a laptop in the floor with a drone, DSLR, and action cam nearby

Como selecionar o cartão de memória certo para você

Os fatores importantes ao escolher um cartão de memória são velocidade, capacidade e o tipo de dispositivo no qual vai usá-lo. Ter o máximo de capacidade e um preço acessível é o ideal, mas também é importante um cartão de memória que tenha uma velocidade de gravação rápida o suficiente para capturar todas as suas cenas sem nenhum erro. Dependendo de suas necessidades e uso, você pode pensar em como escolher o cartão de memória com o formato correto.

Megabits verso Megabytes

O primeiro aspecto que pode causar confusão é a diferença entre megabits e megabytes. MB/s significa megabytes por segundo enquanto Mb/s significa megabits por segundo. Às vezes, também são escritos “MBps” e “Mbps” como se a diferença entre os dois já não fosse o suficiente.

Para simplificar, livre-se do "mega" e concentre-se apenas nos bits e bytes. 1 byte é formado de 8 bits. Então 1MB/s = 8Mb/s. Isso é importante porque alguns fabricantes de câmeras indicam as taxas de dados de vídeo de suas câmeras em megabits ao invés de megabytes.

Por exemplo, a câmera mirrorless a7S da Sony tem uma taxa de dados de vídeo 4K de 600 megabits por segundo (Mb/s). Se você estivesse procurando um cartão SD para usar na a7S III, poderia pensar que tudo o que você precisava era um cartão de memória com uma velocidade de gravação sustentada de 600 megabytes por segundo (MB/s), quando na realidade a taxa de dados do vídeo estava se referindo à velocidade em bits e não em bytes.

Para determinar qual a taxa de dados de vídeos em megabytes é necessária uma matemática simples para calcular a conversão de bits para bytes. Como 1 byte é formado por 8 bits, simplesmente pegue o número de bits e divida-o por 8. 600 dividido por 8 é igual a 75, significando que 600Mb/s é realmente 75MB/s que é muito mais lento do que você pensou inicialmente. No final, você precisaria de um cartão SD que fosse compatível com uma velocidade de gravação mínima de 90MB/s.

Fotografia

DSLR com um cartão SD sobre a mesa

Para fotografia, alguns usuários preferem diversos cartões menores do que um único grande para minimizar o risco de perder todas as suas fotos se o cartão ficar corrompido. Se você está fotografando em formato RAW onde os arquivos podem ter 50MB ou mais, você se beneficiará tendo velocidades U1 ou U3.

Muitas câmeras DSLR e mirrorless podem fotografar em modo contínuo, o que significa que você pode capturar muitas imagens mantendo pressionado o botão do obturador. Temporariamente todos esses quadros são primeiro armazenados na memória interna da câmera, chamada buffer. A câmera então grava os dados das fotos armazenadas no buffer no cartão de memória. A câmera precisa transferir esses dados de modo rápido e eficiente se estiver fotografando em modo burst, motivo pelo qual ter um cartão de memória rápido é importante para um desempenho otimizado. O cartão precisa de uma alta velocidade de gravação para evitar que o buffer fique bloqueado e crie um gargalo para a transferência de dados.

Certifique-se de verificar as especificações de sua câmera para a classe de velocidade recomendada.

Vídeo 4K

Imagem paisagem em 4K

A Associação de Cartões SD recomenda velocidade UHS Classe 3 (U3) ou superior para filmar vídeo 4K, mas uma velocidade de Vídeo de V30 ou mais é o ideal já que atualmente as câmeras mais novas gravam em resolução 4K a 120fps (quadros por segundo). É melhor ter um cartão de memória mais rápido para gravar vídeo para uma câmera que filma com um número mais alto de quadros por segundo.

Cartões com uma taxa mais alta de velocidade suportam altas taxas de bit de vídeo e gravações de vídeo de melhor qualidade, mas uma coisa que se deve ter sempre em mente é que sua câmera deve ser compatível com a velocidade do cartão. Não há razão para a compra de um cartão com uma taxa de velocidade com uma classificação mais alta se sua câmera não é compatível com a velocidade de gravação do cartão. Na maioria dos casos, você pode colocar um cartão muito rápido em uma câmera mais lenta e ainda fazê-la funcionar, mas você não irá se beneficar totalmente das velocidades mais altas que o cartão consegue alcançar.

Verifique as especificações de sua câmera para a classe de velocidade recomendada e veja se você precisa ir além do necessário dependendo da resolução do vídeo e do número de quadros por segundo que você está filmando.

Drones

Inserting a Kingston microSD card into a drone

Drones normalmente usam cartões microSD para armazenar todas as suas filmagens. Você pode desejar alguns cartões microSD com grande capacidade que possam suportar um resultado rápido para resoluções como a de vídeo 4K.

Consulte o fabricante de seu dispositivo para ver qual capacidade e classe de velocidade são recomendadas para seu drone. Cada drone tem requisitos diferentes dependendo do fabricante e da marca. Por exemplo, o DJI Mavic Air 2 tem capacidade máxima de 256GB e pode gravar em resolução 4K em velocidades de gravação de até 120Mb/s ou 15MB/s. Você precisará de um cartão com 32GB, 64GB, 128GB ou 256GB de capacidade com uma classe de velocidade de U3 ou V30.

Recomendamos ter diversos cartões microSD para seu drone para reduzir as chances de perder alguma filmagem, já que cartões de memória realmente gastam com o passar do tempo. Você nunca sabe o que pode acontecer e ter todas as suas filmagens em um só cartão representa um risco de perder tudo de uma vez. Saiba mais.

GoPro

cartão microSD sendo inserido em um GoPro

A GoPro tem uma lista de cartões microSD recomendados em seu site. Seu site indica que todas as câmeras GoPro exigem o mínimo de Classe 10 nos cartões microSD, mas é melhor considerar uma classe de velocidade U1 ou U3 já que eles têm melhores especificações em termos de velocidade, o que permite que você maximize totalmente o potencial de sua GoPro. Suporte de cartão para câmera GoPro:

  • O HERO (2014) suporta até 32GB
  • HERO3 Black, HERO3+, HERO+ e HERO+ LCD suportam até 64GB
  • HERO4, HERO Session, HERO Fusion, HERO5 Black, HERO6 Black, HERO (2018) e HERO7 Silver & White suportam até 128GB.
  • HERO7 Black, HERO MAX e HERO8 Black suportam até 256GB.

Se está filmando vídeos 4K com sua GoPro, você pode considerar um cartão microSD com uma classe de velocidade alta. Para filmar um vídeo na GoPro em 4K a 60fps com uma velocidade de gravação de 12MB/s é necessário um cartão microSD rápido com pelo menos uma classe de velocidade U3 ou V-30. É uma tarefa altamente exigente que requer uma alta velocidade de gravação com muito armazenamento. Mesmo filmando em 1080p a 240fps, a demanda é suficiente para exigir um cartão de memória rápido com grande capacidade.

Verifique as especificações da sua GoPro para ver qual cartão microSD é compatível e se você precisa ir além dos requisitos mínimos em termos de velocidade e capacidade.

Nintendo Switch e 3DS

O Nintendo Switch aceita cartões microSDXC com até 2TB de armazenamento, o que é ótimo se você faz download dos seus jogos. Recomendamos obter um cartão de memória de alta capacidade para o seu Switch porque os jogos ocupam uma tonelada de armazenamento. Se você está baixando jogos como “Legend of Zelda: Breath of the Wild,” que ocupa até 13,4GB, você vai precisar um cartão de memória de alta capacidade para expandir os 32GB de armazenamento já incluído no Nintendo Switch. Saiba mais.

De modo contrário, cartões microSDXC não estão disponíveis para proprietários de Nintendo 3DS, 3DS XL e 2DS. O Nintendo 3DS/2DS somente é compatível com cartões SDHC com 32GB ou menos. Você precisa comprar apenas diversos cartões microSD de 32GB se planeja baixar muitos jogos.

Telefones Android™

Se você está planejando filmar vídeos 4K com seu telefone, você precisará de um cartão micro SDXC com uma classe de velocidade U3 e pelo menos 64GB de armazenamento. Se não estiver, um cartão microSDHC de 16GB ou 32GB é suficiente para a maioria de usuários de smartphones para armazenar fotos, vídeos e jogos. Um cartão microSDHC de 32GB deve durar por um tempo antes de ficar sem espaço de armazenamento. Muitos smartphones incluindo o Samsung Galaxy S20 e o LG G8 são compatíveis com cartões microSDXC com até 1TB de armazenamento. Saiba mais.

Cartões de Memória

Para informações sobre como o COVID-19 afetou nossas operações de negócios, clique aqui.