Qual a diferença entre USB 3.1 Ger 1, Ger 2 e USB 3.2?

Qual a diferença entre USB 3.1 Ger 1, Ger 2 e USB 3.2?

Duas unidades flash USB, uma conectada a um laptop

Os padrões USB e suas especificações podem ser um pouco difíceis de entender, especialmente após suas várias atualizações. Vamos responder perguntas como qual é a diferença entre USB 3.1 Ger 1 e Ger 2 e falar sobre por que a Ger 2 é melhor do que a Ger 1, juntamente com outras informações úteis que irão permitir entender tudo a respeito de padrões USB.

USB 3.0 foi lançado há mais de dez anos em 2008 e foi a terceira maior revisão no padrão USB. Foi uma grande melhoria em relação ao USB 2.0 que chegou primeiro no ano 2000 com velocidades de transferência de apenas 480 Mbit/s. Desde então, avançamos para o USB 3.0 que agora é conhecido como USB 3.1 Ger 1. Portanto, USB 3.0 é o mesmo que USB 3.1 Ger 1.

A USB-IF, organização responsável por manter as especificações e a conformidade de USB (Universal Serial Bus), fez isso para facilitar que desenvolvedores e fabricantes tenham as mesmas informações relevantes e assegurar que os produtos sejam desenvolvidos da maneira correta para serem compatíveis com os modelos anteriores. Ela é responsável pelas convenções de nomes encontradas em cabos e dispositivos USB.

USB 3.1 Ger 1 vs. USB 3.1 Ger 2

A diferença entre USB 3.1 Ger 1 e USB 3.1 Ger 2 é somente em termos de velocidade. USB 3.1 Ger 1 suporta velocidades de até 5Gbit/s, enquanto USB 3.1 Ger 2 suporta velocidades de até 10Gbit/s. A USB-IF pretendia usar uma série de nomes diferentes para chamar o USB 3.1 Ger 1 e o USB 3.1 Ger 2 que teria sido melhor apenas para finalidades de marketing. Eles desejavam chamar USB 3.1 Ger 1 e Ger 2 “SuperSpeed USB” e “SuperSpeed USB+” respectivamente, mas o setor nunca aceitou. Geralmente, as OEMs adicionam as velocidades de 5Gbps ou 10Gbps às suas tabelas de especificações para diferenciar os dois padrões USB. O restante do setor se refere a eles como “USB 3.1 Ger 1” ou “USB 3.1 Ger 2.”

Chegada do USB 3.2

Desde então, a tecnologia USB avançou ainda mais com o USB 3.2 chegando em 2017. Existem quatro variações de USB 3.2 com seus próprios nomes e significados especiais. As quatro variações de USB 3.2 são:

USB 3.2
Ger 1x1

USB 3.2
Ger 1x2

USB 3.2
Ger 2x1

USB 3.2
Ger 2x2

Velocidade
de transferência
5Gbps 10Gbps 10Gbps 20Gbps
Anteriormente
conhecido como

USB 3.1 Ger 1
e USB 3.0

-- USB 3.1 Gen 2 --
Opções
da interface

USB-A, USB-C,
microUSB

Apenas USB-C

USB-A, USB-C,
microUSB

Apenas USB-C

Desde a chegada do USB 3.2, a conexão USB-A dominante no setor estava começando a desaparecer gradualmente em favor do USB-C. Como o USB-C suporta velocidades mais altas de transferência de dados e poderia carregar outros dispositivos periféricos mais rapidamente, ele se tornou naturalmente o principal conector USB utilizando USB 3.2 Ger 2.

Thunderbolt logo

Thunderbolt™ é o nome da marca da interface de hardware desenvolvida pela Intel® em conjunto com a Apple® e ela conecta dispositivos periféricos a um computador. Thunderbolt 1 e 2 usam o mesmo conector que o Mini DisplayPort (MDP) enquanto o Thunderbolt 3 usa o conector USB-C.

USB4 é o próximo
Android phone with a USB-C flash drive connected sitting on a laptop keyboard

O próximo avanço na tecnologia USB será o USB4. Ele irá oferecer velocidades de transferência de dados de 40Gbit/s, compatibilidade com o Thunderbolt 3 e usará somente o conector USB-C. USB4 pretende aumentar a largura de banda e se concentra em convergir o ecossistema do conector USB-C e minimizar a confusão para o usuário final.

Diversos projetos do USB4 incluem:

  • Recursos de exibição, carregamento/armazenamento de dados com o uso de um único conector USB-C
  • Compartilhamento universal com produtos USB e Thunderbolt existentes
  • Definição das capacidades da porta para uma experiência do usuário previsível e consistente
  • Aumentar a flexibilidade do host para configurar a largura de banda, gerenciamento de energia e outros parâmetros relativos ao desempenho segundo as necessidades do sistema

USB percorreu um longo caminho desde quando foi apresentado pela primeira vez e continuará a avançar no futuro. Em termos de USB 3.1 Ger 1 e Ger 2, as únicas diferenças são a velocidade e a compatibilidade com os modelos anteriores USB 3.0 e USB 2.0. No futuro, com as gerações mais novas dos padrões USB e a chegada do USB-C, haverá ainda mais melhorias.

Classificar por
  • Nome – A a Z
    1. Nome – A a Z
    2. Nome – Z a A
Filtro
  • Capacidade
    1. 16GB
    2. 32GB
    3. 64GB
    4. 128GB
  • Utilização
    1. Armazenamento Pessoal
    2. Mobile Lifestyle
  • Classe de Velocidade
    1. USB 3.1 Gen 1
    2. USB 3.2 Gen 1
  • Conector
    1. USB-A
    2. microUSB
  • Security Features
    1. None
  • Mais Menos

Saiba mais sobre armazenamento flash

Para informações sobre como o COVID-19 afetou nossas operações de negócios, clique aqui.

Mantenha-se em contato! Inscreva-se para receber nossos e-mails com as notícias da Kingston e muito mais.