Uma placa de disco rígido quebrada

Os 5 benefícios dos SSDs

Unidade de estado sólido da Kingston sendo instalada em um laptop

Não há dúvida de que as Unidades de Estado Sólido (SSDs) estão ganhando popularidade para uso em laptops, PCs e servidores. Você pode adicionar velocidade a um PC antigo ou laptop atualizando para um SSD de um disco rígido (HDD), e com sua velocidade e confiabilidade, os SSDs são uma excelente escolha para novas montagens de PC, servidores e system builders.

Um SSD é um meio de armazenamento que, diferente do HDD, usa memória (flash) não volátil para manter e acessar dados. Em outras palavras, não há partes de movimento mecânico. Isso faz uma grande diferença.

Esses são apenas alguns dos benefícios que os SSDs têm comparados aos discos rígidos giratórios. Dentre outras coisas, os SSDs podem aumentar muito o desempenho do seu sistema com uma simples atualização. Seguem cinco benefícios que a atualização do seu computador com um SSD pode oferecer.

1. Durabilidade e confiabilidade de um SSD

O aquecimento é a maior causa de falhas em discos rígidos e há calor suficiente gerado pelo movimento contínuo das partes móveis de um HDD para causar isso e uma pane com o passar do tempo. Como um SSD não possui tais partes, ele pode manter uma temperatura baixa com um desempenho muito mais alto. Um SSD também lida melhor com quedas, sacudidas, batidas e desgastes do dia a dia, fazendo com que ele seja menos apto a sofrer perda de dados.

2. Os SSDs são mais rápidos do que os Discos Rígidos

Os SSDs são até cem vezes mais rápidos do que os HDDs. Os SSDs oferecem tempos menores de inicialização para seu computador, transferência de dados mais imediata e maior largura de banda. Velocidades mais rápidas significa que os SSDs podem lidar com dados com as ultravelocidades necessárias no mundo dos negócios de hoje em dia, especialmente ao executar programas que acessam grandes quantidades de dados como um sistema operativo. Além disso, os SSDs são muito estáveis garantindo que os dados sejam armazenados com segurança.

  • SSD SATA: Os HDDs podiam apenas alcançar de 50 a 120 MB/s em desempenhos de gravação. Comparando, os SSDs saturam o barramento SATA a 550 MB/s. Apesar da limitação do barramento, é comum ver uma melhora geral do desempenho do sistema de 10 a 15 vezes ao usar SSDs com base em SATA no lugar de antigas tecnologias HDD.
  • SSD NVMe: A tecnologia NVMe utiliza o barramento PCIe, ao invés do barramento SATA, para desbloquear um enorme potencial de largura de banda para dispositivos de armazenamento. PCIe 4.0 (a versão atual) oferece até 32 pistas e pode, na teoria, transferir dados até 64.000 MB/s comparado ao limite de especificação de 600 MB/s do SATA III.

3. Eficiência de energia e potência

Já que o SSD não possui partes móveis, ele precisa de menos potência para operar comparado a um HDD com um disco giratório magnético. A eficiência de energia é um grande benefício usando um SSD quando se trata de PC e dispositivos móveis onde a longevidade da bateria é um recurso muito solicitado e comercializável.

4. Mais leve e nenhum ruído

Por ser menor, o SSD pesa menos do que os HDDs maiores com suas cabeças magnéticas e discos metálicos. Seu design compacto faz com que o SSD seja perfeito para laptops, tablets e outros pequenos dispositivos eletrônicos. A ausência de partes móveis também faz com que o SSD seja infinitamente mais silencioso do que os HDDs, cujo barulho e vibração podem causar muita distração.

5. Formatos/tamanhos mais práticos

Desde seu lançamento, o HDD se limitou por seu tamanho grande. Os SSDs, por outro lado, estão disponíveis em uma variedade de tamanhos; o menor sendo do tamanho de um chiclete até o formato de 2,5 pol.

Esses são os formatos de SSD mais comuns:

  • O formato de 2,5 pol é o mais comum; oferece o melhor valor por GB; design fechado
  • mSATA tem um formato muito pequeno; diferente tipo de conexão; placa de circuito impressa; excelente onde o espaço é um problema
  • M.2 é uma placa de circuito impressa; disponível em SATA e NVMe PCIe; formatos pequenos; do tamanho de um chiclete

A palavra final em custo

Os SSDs podem ser mais caros do que os HDDs. Porque a tecnologia SSD é muito mais nova do que a tecnologia dos HDDs, seus custos de desenvolvimento são mais altos comparados aos HDDs. Entretanto, a diferença geral está diminuindo e o preço dólar por GB do SSD caiu consideravelmente nos últimos anos. Atualizar para uma unidade de estado sólido e aumentar a memória são duas opções fáceis e econômicas para aumentar o desempenho de um PC ou laptop. Até sistemas relativamente novos apresentam um ganho significativo no desempenho quando um disco rígido tradicional é substituído por um SSD. Os usuários desfrutam de páginas que carregam mais rápido e aplicativos que iniciam com mais velocidade. Dito isso, os benefícios de atualizar para um SSD superam o custo.

#KingstonIsWithYou

Related Videos

  • Como escolher um SSD: SATA, 2,5, NVMe, M.2, PCIe, U.2 Explicados
  • Como instalar um SSD NVMe em um laptop
  • Como formatar um disco rígido ou SSD para apagá-lo para sempre!
  • Tipos de SSDs
  • Como atualizar um MacBook de disco rígido para SSD
  • Como formatar um disco rígido como a Administração de Segurança Nacional dos EUA!

Produtos relacionados

Para informações sobre como o COVID-19 afetou nossas operações de negócios, clique aqui.