PC Gamer
A diferença entre memória e armazenamento para jogos
Módulo Kingston FURY DRAM

Com novidades da próxima geração de consoles transbordando nosso radar tecnológico ultimamente, estamos sendo inundados com números e especificações como nunca. Gamers de PC experientes foram condicionados a esperar a implacável marcha de tecnologia que constantemente lança novas linhas de todos os componentes. Mas hoje em dia, com a confusão entre nomeação, numeração e a adição de especificações, é mais difícil do que nunca entender o que querer e o que comprar. Para ajudar a ajeitar as coisas para a sua próxima compra, vamos falar sobre o básico: memória.

Como o nome sugere, a memória é uma medida da quantidade de dados que um computador pode memorizar ou armazenar. Mas como o cérebro humano, isso se separa em duas funções distintas: memória de curto e de longo prazo. A memória de curto prazo é basicamente apagada assim que seu computador acaba de usar o que armazenou lá ou quando você desliga o computador. A memória a longo prazo é qualquer arquivo com a intenção de ser mantido depois que o sistema for desligado e é conhecida como armazenamento.

Quando alguém fala sobre a quantidade de memória que tem um PS5, Xbox Series X ou PC, eles provavelmente estão falando da memória a curto prazo. Em termos técnicos, essa é a RAM, ou Memória de Acesso Aleatório (Random Access Memory). Quando você pensa em RAM, o que provavelmente vem à cabeça são unidades como DDR4. Você pode visualizar isso como vários blocos de notas que ficam no seu CPU, permitindo manter acessíveis coisas como imagens, arquivos, cálculos, programas etc., porque ele vai precisar trabalhar com elas imediatamente. (por exemplo, utilizar mapas ou modelos rapidamente quando necessitados por aplicativos.)

Ter muita RAM é importante para seu sistema pois permite que seu CPU mantenha mais desses recursos prontos para serem usados. Isso pode ser para qualquer coisa, desde número de abas que você abriu em seu navegador de internet até texturas de alta resolução que um jogo precisa carregar em uma nova fase. (Esse segundo exemplo algumas vezes é cuidado por um formato especializado de RAM que é parte de uma placa gráfica, chamada VRAM). Em geral, quando os fabricantes de console de próxima geração falam sobre a quantidade de memória contida em seus novos sistemas, é sobre isso que eles estão se referindo.

A RAM é medida em GB (gigabytes) com capacidades entre 2 GB e 64 GB por unidade. Entretanto, é a memória a longo prazo de um computador que é normalmente chamada de armazenamento. Enquanto a RAM possui normalmente uma capacidade máxima de 256 GB em um sistema, o topo do armazenamento normalmente chega a TB (terabytes, aprox. 1000 GB) de dados.

Enquanto você armazena mais dados em dispositivos de armazenamento - como drives de estado sólido (SSDs) e discos rígidos internos ou externos - esses dados não são acessados tão rapidamente quanto a RAM. Isso significa que eles estão mais adequados a manter os programas que não estão em uso atualmente, ou imagens, músicas e vídeos que você não está executando no momento. Essencialmente, o armazenamento é onde você mantém as coisas que quer executar depois ou várias vezes.

Kingston FURY DRAM e Kingston KC2500 SSD

O armazenamento vem em 3 sabores, de drive de disco rígido (HDD) à SATA e drives de Estado Sólido NVMe (SSD). HDD é o mais lento dos três executado em um disco magnético giratório, não sendo criado para acesso rápido pela CPU, enquanto que com SSDs, SATA é muito superior ao HDD e NVMe foi projetado para SSDs e se comunica entre a interface de armazenamento e a CPU do sistema, usando soquetes PCIe de alta velocidade sem limitações de formato. Outro aspecto a considerar é que o armazenamento normalmente também terá diferentes velocidades de acesso, dividindo-se em velocidades de leitura e gravação. Em razão de não ter de girar sobre uma placa física para encontrar os dados necessários para leitura, os SSDs têm velocidades de leitura e gravação mais rápidas, o que é ótimo para aquelas texturas enormes e de alta resolução na pasta de instalação de um jogo e na memória de trabalho RAM ou da GPU.

Alguns jogos, como o Cyberpunk 2077, recomenda ter um SSD instalado por essa razão já que ele reduz os tempos de carregamento. A próxima geração de consoles tem SSDs instalados que permitem a redução dos tempos de carregamento para quase nada em alguns casos como o Homem-Aranha da Marvel no PS5.

Para recapitular, quando especificações técnicas e requisitos mínimos do sistema estiverem falando sobre memória, eles provavelmente querem se referir à RAM. Quando estão listando o armazenamento, estão dizendo quanto espaço está disponível no disco rígido ou SSD do sistema ou quanto de espaço você precisará para instalar um jogo novo.

#KingstonFURY #KingstonIsWithYou

Vídeos relacionados

  • Como saber se você precisa de mais RAM

    Atualizar sua RAM é rápido, fácil de instalar e não requer drivers ou força você a atualizar tudo.

  • Como consertar videochamadas lentas em um PC ou laptop com mais RAM

    As videochamadas demoram muito para conectar? Ou o áudio está instável? Você pode melhorar a qualidade de suas videochamadas com uma atualização de memória.

  • Os benefícios do DRAM Nextgen

    A memória DDR4 16Gbit está aqui. Daria certo para você?

  • Atualizações de hardware para acelerar o computador

    Se você pudesse atualizar uma única peça em seu PC, quais seriam suas opções? Você deveria atualizar a memória?

  • Como escolher um SSD: SATA, 2,5, NVMe, M.2, PCIe, U.2 Explicados

    Então você quer aumentar drasticamente a velocidade do seu PC com uma atualização para SSD. Mas como escolher?

Produtos relacionados