A capacidade de aumentar o desempenho da interface SATA fez com que a maioria dos data centers demorasse a adotar a tecnologia NVMe. É mais fácil aumentar a capacidade ou aumentar o desempenho com IOPS mais altos ou latência mais baixa quando você está usando algo lento como SATA. Se você observar os data centers de hoje, a maioria das arquiteturas de data centers estão voltadas para aprimorar a utilização da CPU. . Com um rack repleto de CPUs caras (qualquer que seja o número de núcleos ou custos de licenciamento pagos), os data centers raramente são capazes de utilizar as CPUs em algo próximo a trinta por cento de sua capacidade máxima.
Imagine-se pagando por uma sala de servidores cheia de Ferraris que acabam sendo dirigidas a 30 km/h. Não é um momento de Ford versus Ferrari, mas sim um momento de sem chumbo versus alta octanagem.
O NVMe está indicando uma nova mudança com velocidades de transferência e provisionamento na memória permitindo que você dobre a utilização de trinta para quase sessenta por cento. Usando a infraestrutura existente, o NVMe pode fazer com que a CPU funcione de modo mais eficiente com menor latência e maior taxa de transferência. Entretanto, você deve ser capaz de acomodar o NVMe. Limitações podem incluir seus backplanes existentes ou a incapacidade de plug-in e substituir seu formato atual. Isso se transforma em uma revisão maior.
Para migrar de um sistema com base em SAS, a arquitetura do servidor precisa ser alterada, a não ser que você use um adaptador para colocar SSDs NVMe no barramento PCIe. Será uma mudança completa de plataforma para um cliente. Em comparação com o uso de controladores host SATA e SAS com base em hardware, a interface PCIe é definida por software e proporciona maior eficiência em processos dedicados. É surpreendente como o NVMe oferece baixa latência e a capacidade das CPUs para vários threads.
Agora, a próxima pergunta a ser feita é: “O que é mais importante hoje? Reformar todo o carro ou apenas turbinar o motor?”
Para a maioria dos gerentes de data centers, a mudança será feita de forma gradual - começando com ligeiras atualizações como o DC1500M e DC1000B da Kingston.