Ми помітили, що ви зараз відвідуєте сайт у Великій Британії. Бажаєте відвідати наш основний сайт?

NVMe X SATA: descubra a melhor opção para o upgrade de seu computador ou notebook

Iuri Santos, gerente de tecnologia da Kingston, detalha diferenças entre as interfaces de comunicação e as melhores opções para aumentar a performance da máquina

São Paulo, 26 de maio de 2022- Chega o momento em que toda máquina precisa de um upgrade, seja para melhorar a desempenho do home office ou usufruir todos os recursos gráficos disponíveis nos jogos. Entretanto, antes de pensar em realizar um aumento de performance e armazenamento, é preciso checar a compatibilidade do computador com as interfaces de comunicação, que podem ser SATA ou NVMe. Iuri Santos, gerente de tecnologia da Kingston Brasil, explica quais a principais diferenças entre os protocolos.

A tecnologia SATA foi introduzida ao mercado nos anos 2000 e desenvolvida para utilizar diretamente o HD. A comunicação é feita por um cabo conectado à placa-mãe. O upgrade de uma máquina com o protocolo SATA se faz através do SSD SATA, porém, esse SSD vai atingir o seu limite de velocidade, de cerca de 550 MB/s. Já o NVMe chegou no mercado em 2011 e foi projetado para SSDs, fazendo a comunicação entre a interface de armazenamento e a CPU do sistema utilizando soquetes PCIe de alta velocidade, independentemente do formato de armazenamento.

A interface e drivers de comunicação entre NVMe e SATA são completamente diferentes já que SATA usa drives AHCI que são projetados para drives de disco rígido (HDD) com tecnologia spinning, enquanto o driver NVMe é projetado especificamente para SSDs com tecnologia flash. “Quando migramos do SATA para o NVMe, o HD deixa de ser responsável pelo processamento, uma vez que o SSD possui o seu próprio processador que fica responsável pela organização de arquivos e manutenção interna. O SSD SATA também faz essa gestão, porém interagindo com o processador do computador a cada operação”, resume Iuri Santos. No protocolo SATA, os comandos são organizados em ordem cronológica e no NVME as filas de comando podem ser organizadas em paralelo, processando simultaneamente.

O que irá definir qual protocolo melhor se adequa ao usuário é a compatibilidade do computador e para isso, a Kingston possui opções tanto para protocolo SATA quanto para NVMe. Para quem possui um computador mais antigo, o SSD A400 pode dar uma nova vida à máquina com velocidades de leitura e gravação de até 500MB/s e 450MB/s, o A400 foi projetado para se ajustar a qualquer necessidade com disponibilidade em capacidades de 120GB, 240GB, 480GB, 960GB e 1920GB.

Quem adquiriu um computador após 2017, provavelmente já possui um equipamento com compatibilidade tanto para SATA quanto para NVMe e nesse caso, o SSD NV1 da Kingston é o melhor custo-benefício para o upgrade. Com velocidade de leitura/gravação de até 2.100/1.700MB/s, o NV1 consegue ser 3 a 4 vezes mais rápido do que um SSD baseado em SATA e 35 vezes mais rápido do que um disco rígido tradicional. “Depois da atualização do Windows11, quem utiliza o NV1 no PC para jogar tem uma experiência mais realística já que os gráficos dos jogos possuem otimizações para o carregamento. Com o NV1, a placa de vídeo nos jogos pode acessar direto o SSD, isso permite jogos com loading mais curtos uma vez que a memória RAM fica livre para fazer o processamento enquanto a placa de vídeo carrega texturas na tela e todos os gráficos”, garante Iuri Santos.

 

Sobre a Kingston

De notebooks e PCs a big data, passando por dispositivos wearable e smart com IoT (internet das coisas), até o design e a fabricação de peças por contrato, a Kingston ajuda a entregar soluções para viver, trabalhar e jogar. Os fabricantes de PC e as maiores empresas de armazenamento em nuvem do mundo dependem da Kingston para suas necessidades de fabricação, e nossa paixão alimenta a tecnologia que o mundo usa todos os dias. Nos esforçamos além dos produtos para ter uma visão ampla, atender as necessidades dos nossos clientes e oferecer soluções que fazem a diferença. Para saber mais como a Kingston está com você, acesse o site: kingston.com.

# # #

Encontre a Kingston nos canais:

YouTube
Instagram
Facebook
LinkedIn
Twitter

Informações para a Imprensa: Giusti Comunicação
[email protected]

Comunicados à imprensa anteriores

Comunicados à imprensa | 2023 | 2022