Os consoles do Xbox Série S e X da Microsoft oferecem experiências de jogos de última geração, com incrível poder gráfico e de processamento. Entretanto, embora eles tenham SSDs NVMe rápidos e confiáveis, o armazenamento externo para usuários do Xbox é uma prioridade, considerando que o sistema operacional para cada console ocupa quase 20% de cada drive. A série S tem uma capacidade efetiva de 364 GB disponível a partir do seu armazenamento de fábrica de 512 GB, enquanto a série X tem 802 GB livres em seu drive de 1 TB. Com jogos Triplo-A como as instalações de Call of Duty pesando mais de 100 GB, é imperativo ter várias fontes de armazenamento disponíveis.
Restrições em drives externos Xbox Séries S/X
Os usuários do Xbox Séries S/X devem reservar o armazenamento interno de seus consoles para jogos especificamente lançados para esses consoles. Os drives externos não têm permissão para executar jogos para o Xbox Séries S/X. Eles podem, entretanto, executar jogos para o Xbox One, Xbox 360 e Xbox original, presumindo que esses jogos são compatíveis. Eles também podem armazenar jogos Xbox Séries S/X que não estão em uso, embora eles devam ser transferidos para o drive interno para serem jogados.
Os drives externos precisam ser, pelo menos, habilitados para USB 3.0 para serem compatíveis. Os usuários de console podem ter até três drives externos conetados de cada vez, já que o Xbox Séries S/X possui três portas USB-A.
Como usar o armazenamento externo com o Xbox Séries S/X
Não apenas é muito útil usar drives externos de armazenamento com o Xbox Séries S/X, como também é fácil. Tudo o que um usuário precisa fazer é ligar o console e conectar o drive. Se for compatível, um pop-up aparecerá e depois dará ao usuário todas as instruções que ele precisa. Como alternativa, um usuário pode entrar em Configurações do Sistema e encontrar a guia dispositivos de armazenamento lá.
Novos dispositivos de armazenamento geralmente exigem formatação. O Xbox Séries S/X pode executar isso para usuários e também nomear dispositivos para ajudar a ter o controle sobre eles. Isso pode ser útil porque após a formatação o armazenamento interno e externo são apresentados como uma só estatística, visível na tela Meus jogos e aplicativos.