Percebemos que você está visitando o site do Reino Unido. Gostaria de visitar nosso site principal?

2 controles do Xbox em um fundo escuro e ícones de jogos na nuvem

Quais são as vantagens e as desvantagens dos jogos na nuvem?

Um ícone de servidor na nuvem

Jogos na nuvem, ou streaming de jogos, é quando você joga videogames online em um servidor remoto em um data center. Os jogos na nuvem também são conhecidos como jogos sob demanda ou jogos como serviço, e se baseiam na ideia de poder jogar os títulos mais recentes disponíveis em vários dispositivos: basta ter uma boa conexão com a Internet e uma assinatura de um provedor de jogos na nuvem.

Os jogos na nuvem existem desde o fim dos anos 2000 e têm tido dificuldades para competir com jogos baseados em hardware de computador e console. Mas com os novos avanços tecnológicos e o aumento da velocidade das conexões com a Internet, eles ressurgiram nos últimos anos e agora estão atendendo às ambições originais.

Os serviços de jogos na nuvem geralmente oferecem um aplicativo ou um navegador baseado na Web para fazer o streaming dos jogos após a inscrição. Assim, você pode jogar com o controle escolhido (a maioria é compatível via Bluetooth) e ainda pode usar a tela sensível ao toque do seu smartphone, dependendo do fabricante.

Existem alguns provedores que surgiram recentemente no setor. A Nvidia® anunciou o GeForce NOW em 2015. Hoje, ele é uma das escolhas mais populares, com mais de 500 jogos prontos para jogar instantaneamente e mais de 14 milhões de assinantes (embora muitos tenham contas gratuitas).

Ícone do Stadia

O Stadia™* é a resposta do Google ao fenômeno dos jogos na nuvem. Independente de sistema operacional, ele é acessível em vários formatos, desde dispositivos Chromecast Ultra™ e Android™ TV, até tablets e PCs com Chrome OS™ usando o navegador Google Chrome™, além de smartphones Android compatíveis com o aplicativo móvel Stadia™. Depois de passar por uma reestruturação em resposta às críticas feitas após o lançamento em 2019, ele ganhou uma base com 2 milhões de assinaturas. As grandes empresas de consoles também tentaram garantir uma fatia do mercado.

O PlayStation™ Now, a plataforma de jogos na nuvem da Sony, apresenta o recurso de jogos novos e antigos, que permite jogar títulos que foram lançados para o PS2 em diante. Ele é anterior ao GeForce NOW, já que foi lançado em 2014. Após alguns problemas iniciais, ganhou 3,2 milhões de assinantes com serviços de jogos na nuvem para jogos do PS2™, PS3™ e PS4™, além de opções de download para jogos do PS2 e PS4. Ao todo, 800 jogos estão disponíveis para streaming e 300 disponíveis para download.

O Xbox® Cloud Gaming, lançado em 2019 como um recurso do Xbox® Game Pass, é a resposta da Microsoft ao PlayStation Now. Com o Xbox Cloud Gaming, você pode jogar em vários dispositivos, até mesmo em dispositivos móveis. A biblioteca oferece mais de 270 jogos, com compatibilidade retroativa com a biblioteca anterior de títulos do Xbox®. O Xbox® Game Pass tem incríveis 25 milhões de assinantes, o que faz desse o modelo de negócios a ser seguido por muitos serviços no setor.

Existem muitos outros serviços disponíveis de jogos na nuvem que não mencionamos. Embora exista um provedor para atender às necessidades de cada jogador, basta escolher o que mais te interessa!

Existem diversos prós e contras que podem mudar a opinião de um usuário ao escolher entre um sistema de computador ou um provedor de jogos na nuvem:

Uma vantagem é que não há especificação máxima ou mínima necessária quando se trata desse nível de jogo. O servidor na nuvem permite que os usuários joguem em qualquer dispositivo e a qualquer momento, seguindo os termos do provedor. Contanto que uma conexão de banda larga estável com o servidor esteja disponível, você poderá se conectar de qualquer lugar do mundo. Com isso em mente, fazer o streaming de um servidor terceirizado exigirá ainda mais dados, em comparação com o download do sistema padrão, então se você não tiver uma banda larga com velocidade excelente, poderá ter dificuldades com esse método.

Fazer uma inscrição para jogar tem suas vantagens. Após a compra, você tem acesso a um enorme acervo de jogos para escolher. Ter a liberdade de escolher o que você quer jogar é interessante para muitos jogadores, mas outros teriam que levar em consideração os gastos com uma boa banda larga e o custo da assinatura.

A compactação de vídeo desempenha um papel importante no motivo que leva a maioria das pessoas a escolher um sistema de jogos, em vez de jogos na nuvem. Assim como no YouTube e em outros provedores de streaming, os vídeos são compactados para ocupar menos largura de banda. Isso significa que a jogabilidade não terá uma resolução tão alta em comparação com um disco ou download direto.

Atualmente, os jogos na nuvem estão em um período de transição. Eles ainda não eclipsaram o modelo tradicional de comprar e jogar em casa. No entanto, serviços como o bem-sucedido Xbox Game Pass, com seu elemento Xbox Cloud Gaming, estão normalizando uma nova maneira de jogar. As limitações técnicas do serviço significam que, em algumas partes do mundo, os jogos na nuvem simplesmente não são viáveis para muitos dos títulos AAA de alta demanda e alta velocidade do mercado, embora descartá-lo completamente seria errado. A tecnologia muda o tempo todo, então em algum momento a largura de banda padrão para banda larga pode ser mais do que adequada para essa forma de jogo. A velocidade e os gráficos dos hardwares de jogos são uma justificativa sólida ao escolher entre hardware ou jogos na nuvem.

A Kingston tem diversos produtos que podem supercharge o seu computador. O SSD Kingston FURY Renegade PCIe 4.0 NVMe M.2 oferece velocidades incríveis de leitura/gravação de até 7.300/7.000 MB/s** e capacidades de 500 GB a 4 TB*** para armazenar todos os seus jogos e mídia favoritos, fazendo dele o SSD Gamer perfeito para seu PC. E memória que Kingston FURY™ Beast DDR5 RGB leva a velocidade, a capacidade e a confiabilidade ainda mais longe, oferecendo a vantagem que você precisa para ter recursos que excedem as limitações do sistema e estabelecem novos padrões.

#KingstonIsWithYou #KingstonFURY

Buscador de Produtos da Kingston

Quando você começa escolhendo Kingston, escolher uma memória é fácil.
Com mais de 35 anos de experiência, a Kingston possui o conhecimento e os recursos que você precisa para escolher uma memória com confiança.

Pesquisa por Sistema/Dispositivo

Simplesmente digite a marca e o número do modelo ou o número da peça do sistema de computador ou dispositivo digital para encontrar a memória que você precisa.

Pesquisa por Número da Peça

Pesquise por número de peça Kingston, número de peça do distribuidor ou número de peça equivalente do fabricante.

Artigos relacionados