Percebemos que você está visitando o site do Reino Unido. Gostaria de visitar nosso site principal?

Cinco gamers jovens sentados em um sofá em casa, quatro segurando controles PS5 e jogando juntos.

Tamanhos de arquivo de Jogos Triplo-A

Os desenvolvedores de jogos estão em uma eterna corrida, competindo para lançar as aventuras mais habilidosas tecnicamente e visualmente impressionantes para seus fãs devorarem. O desejo dos gamers por experiências mais imersivas, mais épicas e espetaculares naturalmente leva a jogos que apresentam... mais. Porém jogos maiores significa tamanhos de arquivos maiores, e especialmente para os proprietários de consoles, isso apresenta problemas logísticos. O armazenamento interno é escasso, até mesmo com os drives de armazenamento interno da geração atual mais generosos parecendo pequenos em comparação com o tamanho dos lançamentos do jogo triplo-A este ano.

Será que os programadores de consoles Sony, Microsoft e Nintendo anteciparam a rapidez com que o tamanho dos arquivos dos jogos explodiria dentro da vida útil dos seus consoles e o ônus que isso causaria aos jogadores ao criarem as suas próprias soluções de armazenamento? Os fabricantes de computadores que constroem máquinas gamers anteciparam até que ponto os jogos atuais exigiriam armazenamento e velocidade superlativos?

Mundo aberto significa temporada do armazenamento aberta

Starfield da Bethesda é um desses exemplos. Esperado pelos gamers de Xbox e PC ansiosos por um novo título de mundo aberto (ou talvez de galáxia aberta) de ficção científica, é estimado que ele tenha o tamanho de 75 GB no lançamento. Em comparação, o último RPG de mundo aberto para único jogador da Bethesda, Fallout 4, pesava 30 GB quando foi lançado em 2015.

Da mesma forma, o Baldur’s Gate III, desenvolvido pela Larian Studios, é um gigante de 150 GB. O último lançamento comparável da Larian Studios foi Divinity: Original Sin 2 em 2017, que tinha um tamanho de arquivo de 60 GB no PC. E também se juntando ao grupo de jogos de mundo aberto, está Diablo 4 da Blizzard para PS4, PS5, Xbox One, Xbox X/S e PC. Embora reconhecidamente lançado há mais de uma década, Diablo 3 foi um grande jogo para 2012 com 25 GB. No entanto, sua sequencia é maior ainda com 80 GB.

Menina gamer empolgada em um headset jogando em seu computador.

O Nintendo Switch também não está imune a este fenômeno. Embora suas limitações técnicas e pequena capacidade de armazenamento interno de apenas 32 GB signifiquem que a otimização deve ocorrer, até mesmo a própria Nintendo se esforça para fazer isso. O maior jogo que a Nintendo já desenvolveu, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, será de 18,2 GB em comparação com o seu antecessor de 14,4 GB, Breath of the Wild, em 2017. Isso é mais da metade do armazenamento interno do Switch!

Os jogos estão ficando maiores entre os gêneros

Jogos de luta, jogos de ação, todos os gêneros passam por um aumento do arquivo. Existem várias ideias sobre a razão disso: Texturas mais detalhadas, mais atuação de voz, até falta de otimização.

This rEsta rápida expansão não se limita a jogos de mundo aberto. O remake da Capcom para PS4, PS5, Xbox e PC do icônico terror de ação/sobrevivência Resident Evil 4 é um pesado 68 GB, enquanto a sua edição de 2021 da franquia, Resident Evil Village, foi de apenas 35 GB. Da mesma forma, da Respawn Entertainment, Star Wars Jedi: Survivor para PS5, Xbox e PC tem 130 GB de tamanho, superando sua versão anterior Star Wars Jedi: Fallen Order, poucos 43 GB, por quase 100 GB.

Mesmo os jogos de gêneros que você não esperaria precisar de tamanhos de arquivos substanciais estão entrando na ação do aumento de armazenamento. Street Fighter 6, o mais recente da série de luta da Capcom, estima-se que tenha um peso de 60 GB no PS4, PS5, Xbox e PC, enquanto o Street Fighter 5 tinha apenas 12,4 GB em 2016.

Por que os jogos modernos são tão grandes?

Existem inúmeras opiniões conflitantes sobre por que os jogos na era PS5 e Xbox S/X têm tamanhos de arquivo gigantescos. A opinião predominante é que a mudança da indústria eletrônica de televisores e monitores de resoluções de 1080p para resoluções 4K tem muito a ver com isso. Telas de maior resolução podem exibir texturas muito mais detalhadas – quatro vezes mais detalhadas, na verdade. Os desenvolvedores de jogos querem fazer uso destes maiores detalhes para criar texturas mais impressionantes para seus modelos ambientais e de personagens. Como essas texturas são mais detalhadas, elas ocupam muito mais espaço. Aplique este princípio a cada objeto do jogo, e isso adiciona um arquivo de jogo muito maior. Enquanto os desenvolvedores fazem o seu melhor para reciclar texturas, há um limite para o que pode ser feito.

Embora a quantidade de trabalho que entra em texturas tenha aumentado, os orçamentos para jogos não aumentaram de forma proporcional. Os preços de varejo para jogos triplo-A subiram, para a tristeza dos gamers do mundo todo, mas não o suficiente para compensar o custo do trabalho adicional. Isso levou ao que os especialistas da indústria identificam como o outro culpado por arquivos de jogos aumentados: Oportunidade reduzida de compressão. Quando os jogos eram distribuídos principalmente por mídia física, como CDs, DVDs e cartuchos, havia uma clara vantagem monetária para reduzir o tamanho do arquivo do jogo, pois significava menos gastos na publicação. Hoje em dia, apenas um em cada vinte jogos vendidos envolve mídia física, e aqueles que muitas vezes ainda exigem downloads substanciais para instalar dados que suportem a leitura do disco ou cartão de jogo. Embora os custos de armazenar arquivos de jogos maiores para centenas de milhares, possivelmente milhões de downloads sejam significativos, eles envolvem muito menos custos auxiliares do que os de publicação e distribuição. Há menos incentivo financeiro para compactar e otimizar o tamanho do arquivo. Isso, combinado com a janela reduzida de oportunidade causada por uma maior carga de trabalho gráfica restringindo o tempo disponível do projeto para otimização, significa que um aumento acentuado no tamanho dos arquivos do jogo é inevitável.

Por fim, embora provavelmente com uma menor contribuição, também vale a pena observar que os jogos estão construindo sistemas de diálogo maiores e mais complexos na busca por maior imersão e interatividade. Com os arquivos de áudio aumentando em quantidade e qualidade de som, isso também causa um impacto no tamanho do arquivo. Para usar Starfield como exemplo, a Bethesda lançou Skyrim em 2012 com aproximadamente 60.000 linhas de diálogo. O Fallout 4, em 2015, quase dobrou esse total com 110.000. Starfield superou seu antecessor com mais de 293.000 linhas de diálogo. Todo esse diálogo requer arquivos de áudio, sem falar do sistema para coordenar tudo.

Como lidar com tamanhos maiores de arquivo de jogos

Um drive Kingston FURY Renegade PCIe 4.0 NVMe M.2 em uma placa-mãe preta futurista iluminada por luz azul neon.

Como os gamers ficam com isso? As seis versões de 2023 mencionadas acima têm mais de meio terabyte de tamanho, o que é muito mais do que um Xbox Series S básico pode lidar (já que os arquivos do sistema ocupam aproximadamente 30% do seu armazenamento interno de 512 GB disponível). Um PlayStation 5 teria dificuldades para acomodar outro jogo triplo-A desta escala em seu armazenamento interno, com 667 GB de seu drive de 825 GB livre para arquivos de jogo. Mesmo a plataforma de PC muito elogiada vai lutar para abrigar jogos deste tamanho. Ou os gamers se acostumam a alternar jogos dentro e fora do console todos os meses, à medida que novos lançamentos exigem que os favoritos antigos sejam excluídos, ou investem em soluções de armazenamento adicionais.

Felizmente, existem muitas opções de armazenamento disponíveis para os gamers. A linha de produtos FURY da Kingston é especialmente projetada com as demandas técnicas dos gamers contemporâneos em mente. O SSD Kingston FURY Renegade PCIe 4.0 NVMe M.2 oferece velocidades incríveis de até 7.300MB/s de leitura e 7.000MB/s de gravação, para jogadores de PS5 e PC que querem executar jogos diretamente a partir de armazenamento adicional. O seu dissipador de calor de alumínio grafeno significa que ele pode funcionar em alta intensidade por mais tempo com gerenciamento de calor superior, tornando-o perfeito para sessões prolongadas de alto uso, como jogos. Também disponível com um dissipador de calor, o drive permanece frio quando o jogo esquenta. Ele oferece várias capacidades para atender às necessidades de preço e armazenamento de um gamer, de 500 GB a 4 TB. Por fim, o drive é a velocidade e o formato certos para servir como um drive interno para um PS5, o que significa que você pode aumentar substancialmente os recursos de armazenamento do seu console sem precisar de periféricos.

Para os proprietários de Xbox, não é possível executar jogos da geração atual a partir de discos rígidos externos. No entanto, isso não significa que você não pode fazer uso de armazenamento adicional. Ao jogar jogos de gerações anteriores do Xbox, armazenar mídia ou manter jogos atuais que não estão em uso regular, os SSDs externos são perfeitos. O SSD externo XS2000 usa velocidades USB 3.2 Gen2x2, oferecendo velocidades impressionantes de leitura/gravação de 2.000MB/s e armazenamento substancial, mesmo com um formato pequeno e altamente portátil. As capacidades variam de 500 GB a 4 TB. Observação: Os consoles Xbox Series S e Series X não têm portas USB-C, então esses games precisarão de um conversor.

Os gamers do Switch também têm decisões a tomar. O console portátil híbrido tem um único slot para cartão SD disponível para expandir a quantidade mínima de armazenamento disponível no console base. Os engenheiros por trás do Switch anteciparam claramente que o armazenamento seria um interesse crescente dos proprietários de consoles: O console é capaz de interagir com cartões SD de até 2 TB de tamanho, uma capacidade que só chegou ao mercado em 2023, seis anos após o console chegar ao mercado. Kingston Canvas Go! Além disso, o cartão microSD é uma boa escolha de armazenamento complementar para usuários de Switch: Com uma velocidade de leitura de 170 MB/s e uma velocidade de gravação de 90 MB/s para cartões de maior capacidade e capacidades que variam de 64 GB a 512 GB, ele oferece opções para gamers de todos os tipos, desde aqueles que raramente usam seu Switch até aqueles que o usam como seu principal ou único dispositivo de jogo.

Enquanto os jogos continuam a se expandir em tamanho por várias razões, a indústria se adaptará às demandas de hardware que eles colocam nos sistemas que os executam. Seja na forma de unidades M.2 internas, SSDs externos ou cartões SD de alta capacidade, a Kingston oferece soluções para reduzir a quantidade de contabilidade nos seus jogos, dando mais tempo para aproveitar os jogos que você possui.

#KingstonIsWithYou #KingstonFURY

Vídeos relacionados

Artigos relacionados