Percebemos que você está visitando o site do Reino Unido. Gostaria de visitar nosso site principal?

Um jovem em uma sala escura jogando em um PC.

O que os SSDs fazem para os jogos?

Desenho de um SSD M.2

Os SSDs são utilizados nos jogos atuais? Gamers que estão buscando seu mais alto desempenho em seus computadores mudaram para SSD - o disco rígido superior que tecnicamente não é um disco rígido. Discos rígidos são os tradicionais drives de armazenamento (HDD) em placa magnética usados desde meados de 1950.

Normalmente você vê SSD em referência a unidades de estado sólido. Mas você também o vê chamado de drive SSD - ou também unidade de estado sólido. Esses tipos de redundâncias são comuns com iniciais, assim como: ‘Máquina ATM ou ‘Unidade de CPU. Mas ao invés de nos fixarmos em questões triviais, vamos ver o que tanto se fala sobre o SSD e por que os gamers devem pensar em SSDs.

Primeiro, vamos falar do básico sobre o SSD. No final dos anos 2000 os SSDs começaram a se tornar uma escolha mais popular para armazenamento em computadores. Hoje, ele é reconhecido como uma alternativa superior ao onipresente HDD (unidade de disco rígido) magnético. Por uma boa razão. Hoje em dia, você verá SSDs tanto em computadores quanto em consoles de jogos.

Um SSD é um meio de armazenamento que usa memória (flash) não volátil para guardar e acessar dados, diferente do HDD. Em outras palavras, não há partes mecânicas em movimento como no HDD. E por não haver partes em movimento, um SSD é muito estável e mais resistente a quedas, vibrações, batidas e ao uso diário. Isso significa que ele é mais confiável e mais difícil que cause perda de dados.

Os SSDs são 35 a 100 vezes mais rápidos do que os HDDs. O que isso significa para os gamers? Uma máquina que possui desempenho superior por causa de seus tempos de inicialização mais rápidos, movimento de dados e maior largura de banda. Além disso, velocidades mais rápidas significa que o SSD pode lidar com dados nas velocidades ultrarrápidas necessárias para o mundo de jogos de hoje. Com a Microsoft lançando o DirectStorage API para Windows, os jogos também podem explorar essas altas taxas de transferência para tempos de carregamento ainda mais rápidos.

Então, como traduzir tudo isso para o mundo dos jogos? Não é nenhuma surpresa que os gamers adoram o desempenho oferecido pelos SSDs. Velocidade, confiabilidade e eficiência de energia são fatores determinantes para jogos. Esses são os pilares das unidades de estado sólido. Os SSDs são bons para jogos? Deve ser isso o que eles fazem melhor.

Dentre os diferentes tipos de SSDs disponíveis, o SSD NVMe™ (Non-Volatile Memory Express) é talvez o melhor para jogos de maneira geral. Isso porque suas velocidades de leitura/gravação - fundamental para os jogos sofisticados de hoje - estão na ponta do espectro e ajudam a reduzir o detestado fator de latência, que pode prejudicar o desempenho no jogo. (As velocidades de leitura/gravação dos SSDs NVMe variam de 1000 a mais de 7000MB/s, dependendo se for Gen 3 ou Gen 4; os SSDs SATA geralmente possuem velocidades de leitura/gravação de 500/500MB/s.)

500 GB é suficiente para jogar? Depende do seu objetivo. Jogos de PC triplo-A normalmente pesam mais de 100 GB, o que significa que talvez apenas alguns dos maiores jogos do setor se encaixariam em um SSD desse tamanho. Para gamers que alternam seu foco entre diferentes jogos mês a mês, ter um HDD maior para backup pode ser positivo, reservando o SSD para jogos usados ativamente e que precisam de uma velocidade de leitura/gravação mais rápida e latência reduzida.

Um PS5 com a porta de SSD removida, um SSD FURY Renegade, uma chave de fenda e um parafuso

Os SSDs NVMe são muito mais impressionantes do que as alternativas que os consoles de jogos (especificamente o PS5) exclusivamente utilizam SSDs NVMe de alta velocidade para armazenamento. O PS5™ vem com um armazenamento efetivo de 667 GB (nominalmente 825 GB, pois uma parte significativa é ocupada pelo sistema operacional do console). De quanto SSD você precisa para jogar PS5? Apenas drives PCIe 4.0 NVMe com uma velocidade de 5.500MB/s e uma capacidade de 250 GB ou mais são compatíveis com os consoles mais exigentes da Sony. O PlayStation® agora dá aos usuários a capacidade de instalar SSDs internos fator M.2 como o SSD Kingston FURY™ Renegade. Isso significa que você ainda poderá utilizar o armazenamento SSD de 825 GB original junto com o novo espaço que você está adicionando com esse SSD M.2. Drives externos, como o SSD portátil XS2000 da Kingston, não podem ser utilizados para jogar jogos, mas pode armazená-los. Com muitos dos melhores jogos de PS5 precisando de um espaço de armazenamento de 40 a 60 GB, descarregar para um SSD externo é vantajoso.

O Xbox®, das Séries X e S, contam com SSDs integrados (1 TB e 512 GB, respectivamente). Na realidade, a Série X do Xbox tem apenas 802 GB de espaço utilizável para jogos, com o Xbox Série S oferecendo apenas 364 GB. Diferente do PS5, há apenas duas opções de expansão de armazenamento. Uma sendo um SSD no estilo cartão memória personalizado e a outra sendo um pendrive USB como o DataTraveler Kyson da Kingston. Este pode ser mais apropriado quando precisar de uma alternativa mais acessível com altas capacidades.

Os SSDs estão diminuindo de preço e estão disponíveis em mais e maiores opções de armazenamento do que nunca, de até 8 TB. Seja expandindo um console, montando um novo equipamento para jogo ou melhorando um PC velho de confiança, é sempre um bom momento para comprar um SSD.

#KingstonFURY #KingstonIsWithYou

Vídeos relacionados

Artigos relacionados