Percebemos que você está visitando o site do Reino Unido. Gostaria de visitar nosso site principal?

Um funcionário de escritório senta-se em uma mesa de computador e digita em um teclado.

O que é memória RAM?

Uma memória RAM é um local de armazenamento virtual que pode ser acessado da mesma forma que um disco rígido, um SSD ou outro dispositivo de armazenamento flash em um computador. As memórias RAM são criadas através do particionamento da capacidade da memória do sistema (também conhecido como RAM) usando um software, e fornecem um desempenho incrivelmente rápido de E/S (leitura e gravação), muitas vezes mais rápido do que os SSDs mais rápidos de hoje, com largura de banda mais ampla e latências extremamente baixas.

Usar a memória do sistema como armazenamento tem seus prós e contras. Um dos benefícios é obviamente o desempenho. Os programas ligados ao armazenamento se beneficiam muito das velocidades extremas de leitura e gravação, sem mencionar que a latência de armazenamento é praticamente eliminada.

Por outro lado, a memória do sistema é volátil. Isso significa que é necessário energia para manter os dados na RAM. Ao desligar o sistema, ou em caso de perda de energia, todos os arquivos ou aplicativos no memória de RAM são apagados. Fazer o backup é fundamental para tornar a memória RAM um drive de substituição útil onde os programas foram instalados. Muitos utilitários de memória RAM possuem uma função de backup, que criará um arquivo de imagem do conteúdo do drive, embora necessite de espaço em um dispositivo de armazenamento convencional.

Outra desvantagem é que qualquer capacidade de RAM particionada para armazenamento não estaria mais disponível para o processador para uso de memória do sistema. Felizmente, os PCs e estações de trabalho atuais suportam populações de memória consideráveis. Os mais recentes chipsets Intel e AMD baseados em DDR5 de quatro soquetes podem suportar até 192 GB e estações de trabalho de até 2 TB! A maioria dos programas não aproveita toda a memória do sistema, deixando espaço para a criação de uma memória RAM de tamanho decente.

Ideias para onde usar um memória RAM

Um jovem trabalha em um PC personalizado.

Todos os computadores usam a RAM do sistema como cache (ou armazenamento temporário) entre o processador e o HDD/SSD para arquivos e programas abertos. No entanto, alguns programas, como programas de criação de conteúdo como o Photoshop da Adobe, o Illustrator e o After Effects, usam locais de armazenamento "temp" ou "scratch" para que eles não desperdicem toda a capacidade de RAM. Você pode considerar alterar a localização do arquivo scratch/temp do seu programa para a memória RAM para ajudar a aumentar o desempenho.

Executar um programa inteiro a partir de uma memória RAM também pode ser mais rápido. Tenha em mente que deve ser feito backup dela em cada desligamento e recarregado em cada inicialização no Windows.

Qual software de memória RAM usar?

Quatro RDIMMs DDR5 Kingston FURY Renegade PRO em uma mesa ao lado de um teclado e de uma câmera

Há muitas opções gratuitas e pagas na internet para softwares de memória RAM. Uma opção gratuita e de código aberto seria o popular ImDisk. Não há limite para o tamanho do memória de RAM (além da quantidade real de RAM física) e é fácil de usar. Outro software gratuito, o que foi usado em nossos testes, é o OSFMount da PassMark. O OSFMount também não tem limite para o tamanho da memória RAM. O drive pode ser formatado em NTFS, exFAT ou FAT32, e pode ser visto como uma unidade física ou lógica. Um terceiro software gratuito é da AMD chamado Radeon RAMDisk. A versão gratuita só permite até 4 GB, o suficiente para armazenar arquivos temporários, mas as versões pagas vão até 64 GB. Outro software pago chamado Primo Ramdisk tem muitos níveis que satisfazem várias necessidades. Há uma versão de avaliação gratuita e a opção mais barata permite até uma memória RAM de 4 GB, com níveis mais altos que oferecem até 1 TB.

Como uma memória RAM se compara a um SSD?

Montamos uma estação de trabalho DDR5 para o nosso benchmark de memória RAM, que possui uma arquitetura de memória de 8 canais para alta largura de banda e grande capacidade:

  • Processador: Intel Xeon w9-3475X
  • Placa-mãe: ASUS Pro WS W790E-SAGE SE
  • RAM: 256 GB da DDR5 Kingston FURY Renegade Pro (KF556R36RBK8-256)
  • Gráficos: ASUS RTX 3070
  • SSD: SSD NVMe Kingston FURY Renegade de 500 GB

Olhando para o Data Drive Benchmark do PCMark 10, uma memória RAM tem cerca de três vezes mais largura de banda do que um SSD NVMe.

Um gráfico que mostra a diferença de largura de banda entre o armazenamento do SSD NVMe e a velocidade de transferência de dados da memória RAM em MB/s para demonstrar qual é o melhor desempenho, a memória RAM tem maior largura de banda, maior é melhor.

Conclusão

USE uma memória RAM para aumentar o desempenho de E/S para programas ligados ao armazenamento.

USE um SSD para acelerar o tempo que leva para fazer backup no desligamento e para carregar a imagem da memória RAM na inicialização.

NÃO USE uma memória RAM se tiver alguma preocupação com a perda de energia e não tiver um backup de bateria.

#KingstonFURY #KingstonIsWithYou

Vídeos relacionados

Artigos relacionados