Em seguida, você vai priorizar se a velocidade ou a capacidade é sua principal prioridade. Embora não sejam mutuamente exclusivos, os módulos e kits de maior capacidade geralmente são oferecidos apenas para velocidades intermediárias para DDR4.
Capacidade
Decida quanta memória você precisa para o seu sistema. Lembre-se de que a memória deve ser instalada em pares ou grupos de acordo com a arquitetura de memória da placa-mãe. A maioria dos PCs e laptops AMD e Intel apresenta uma arquitetura de memória Dual Channel, em que um par de módulos de memória idênticos é necessário para fornecer o melhor desempenho. Alguns sistemas de ponta apresentam uma arquitetura de quad channel, onde é necessário um grupo de quatro módulos idênticos. Não é recomendado instalar apenas um módulo, mesmo que o manual da placa-mãe informe que funcionará, pois os sistemas Dual e Quad Channel são projetados para emparelhar ou agrupar módulos, agregando largura de banda de memória. Comprar um módulo agora e adicionar outro depois também pode causar degradação ou instabilidade no desempenho, pois os chips apresentados em cada um podem ser diferentes, mesmo que sejam da mesma especificação ou número de peça.
Use os filtros no lado esquerdo da página para restringir as opções.
Velocidade
Depois de definir uma capacidade de destino para seu sistema, você desejará ver quais opções de velocidade estão disponíveis. Os filtros do lado esquerdo ajudarão a restringir suas escolhas. Você também pode trabalhar na ordem inversa se a velocidade for sua principal prioridade em relação à capacidade.
Para quem gosta de emoção, em sistemas baseados em Dual Channel, as melhores opções de velocidade serão encontradas em kits (K2). Um único kit K2 instalado em 1DPC (um DIMM por canal) é a configuração mais viável para travar em desempenho extremo e estável. Kits de menor capacidade, aqueles que usam dois módulos Single Rank (1R) de 4GB, 8GB e 16GB geralmente são melhores para atingir altas velocidades (mais de 4.000MT/s DDR4 nos chipsets Intel e AMD a partir de 2019+). Isso ocorre porque timing é tudo em velocidades extremas. Quando não está em overclock, os módulos Dual Rank (2R) são a escolha de desempenho, pois intercalam os acessos à memória e superam as versões Single Rank (1R) em até 15%. Mas em velocidades extremas, a maioria das placas-mãe não consegue lidar com as classificações de intercalação e manter altas frequências em baixas latências. A mesma lógica se aplica a sistemas baseados em Quad Channel, com kits K4 usando módulos Single Rank (1R) de 4GB, 8GB e 16GB, fornecendo as melhores opções para velocidades extremas em 1DPC.
É importante observar que, para sistemas Dual Channel, não recomendamos a instalação de dois kits K2, a menos que seja uma configuração verificada listada em nosso site ou no QVL da placa-mãe. Se um kit K4 estiver listado em nosso site para sua placa-mãe Dual Channel, isso significa que nós ou o fabricante da placa-mãe testamos essa configuração como estável. Se você está pensando se deve comprar um único kit K2 agora e talvez outro mais tarde, recomendamos comprar o kit K4 agora, pois todos os módulos do kit serão idênticos. Embora seja improvável que ocorra, se dois kits K2 com componentes de memória diferentes forem misturados, o overclock pode não ser ativado ou pode se tornar instável.
Geralmente, ao fazer overclock, adicionar módulos de memória ao segundo banco de soquetes dos sistemas Dual e Quad Channel representa um fardo pesado para o processador, especificamente em altas velocidades e baixas latências.