Percebemos que você está visitando o site do Reino Unido. Gostaria de visitar nosso site principal?

uma menina em sua mesa editando conteúdo em seu computador

Otimizando o armazenamento em um mundo criativo

Conforme os formatos de gravação se tornam mais sofisticados, oferecendo ainda mais opções de armazenamento intensivo e de alta resolução, os criadores de conteúdo precisam de mais e melhores opções de armazenamento para lidar com os rigores de fazer upload, download e edição de grandes arquivos de vídeo. Mas como otimizar o armazenamento nesse mundo criativo?

Por que usar NAS na criação de conteúdo?

A criação de conteúdo, especialmente produzindo vídeos de longos formatos, exige uma quantidade substancial de armazenamento de dados. Estes dados são valiosos e precisam não apenas ser armazenados, mas também guardados em um sistema confiável. As contas estão sempre sob ameaça de hackers e muitos criadores correm o risco de ter suas contas permanentemente desativadas ou excluídas. Nas duas situações, um criador despreparado pode perder acesso aos arquivos sobre os quais construíram sua marca: ativos sem os quais recuperá-los pode ser muito difícil, ou até impossível. Ao invés de procurar a possibilidade de uma ruína profissional e financeira, muitos criadores de todos os tamanhos escolheram dispositivos NAS (network-attached storage) para organizar e fazer backup dos gigabytes ou mais dados que são seu conteúdo.

Há muitas razões. Os sistemas NAS proporcionam aos criadores capacidades flexíveis de armazenamento que podem crescer com os seus dados, e as configurações RAID (matriz redundante de discos independentes) protegem os seus dados valiosos em caso de falha do drive Com filmagens 4k e 8k sendo cada vez mais comuns, são necessárias ligações de alta velocidade, como Thunderbolt, 2.5 e especialmente 10GbE, para reduzir o tempo gasto na transferência de arquivos de e para o armazenamento. Os backups instantâneos facilitados pelos sistemas NAS são vitais contra exclusões acidentais. Os backups também oferecem um grau de mitigação contra ataques de ransomware. Alguns sistemas NAS selecionados integram-se perfeitamente com ferramentas de edição não lineares, tais como iMovie or Final Cut Pro X. QNAP é um desses fornecedores na vanguarda do fornecimento NAS.

Antes que os criadores de conteúdo escolham um NAS, eles devem considerar os seguintes problemas:

  • O número de editores de vídeo e estações de trabalho que vão trabalhar nos dados em paralelo.
  • PC ou Mac? Os usuários de Mac devem garantir que tenham slots Thunderbolt em seu NAS.
  • A capacidade prevista do NAS e a sua vida útil.
  • A velocidade necessária da conexão. É necessária uma ligação de 10GbE ou será suficiente uma de 2,5GbE ou 1GbE?

Cenários de uso

Dependendo do tamanho da operação do criador de conteúdo em questão, diferentes cenários de uso podem estar em vigor. Por exemplo, um criador de conteúdo isolado terá uma configuração bastante diferente de um estúdio de produção.

Criador isolado:

uma câmara e uma caneca em uma mesa em um parque
  • Uma pessoa responsável por carregar e editar conteúdos
  • Usando um único PC/Mac
  • Geralmente, carregará vídeos curtos em resolução full HD/1080p (5 - 15 GB)

Nestas circunstâncias, 20 a 30 GB de NAS pode ser suficiente, dependendo de quanto conteúdo está sendo criado. Exemplos de produtos que esse tipo de criador pode usar incluem:

  • TS-x53D para usuários de PC (onde x representa o número de compartimentos; entre 4 e 6 é recomendado, mas evite 2)
  • TS-x53-b-t3 com Thunderbolt 3.0 para usuários Mac

Essa configuração viria com 4 ou 6 compartimentos, um processador médio (como o Intel Celeron), 2 portas de 2,5 Gigabit e um gabinete de caixa independente que se encaixa sob uma mesa. Todos os NAS QNAP podem ser preenchidos com HDDs ou SSDs, mas o HDD normal pode ser a solução preferida para este nível de criador, uma vez que hoje é a solução mais econômica para uma alta capacidade de armazenamento.

Estúdio pequeno:

  • Até 5 estações de trabalho e editores de vídeo trabalhando em dados
  • Os trabalhadores podem usar Macs ou PCs
  • Os vídeos podem ter uma qualidade de até 4k
  • Como vários editores estão usando os arquivos, 2,5GbE é possível; no entanto, uma conexão de 10GbE é recomendada

Em situações como esta, por exemplo, uma agência de marketing que produz conteúdos publicitários para TV ou uma empresa de produção de vídeos musicais, é necessária uma capacidade de armazenamento mais robusta e edição de alta velocidade. Uma agência como esta vai utilizar uma combinação de SSD e HDD ou exclusivamente SSD. Em casos de uso como esses, várias estações de trabalho serão conetadas a um único NAS no escritório. As pessoas colaboram com o NAS, usando-o como plataforma. Todos terão as suas próprias tarefas a desempenhar. Um colore ou apaga objetos indesejados. Um adiciona música. Um junta os clipes desejados. Um altera os gráficos de fundos ou compostos. Centenas de clipes de 1 a 5 minutos serão produzidos ao longo da vida útil do NAS. Assim que o projeto estiver concluído, o NAS salva o conteúdo final através de uma conexão de 10 GbE para um servidor maior.

As séries de produtos que um pequeno estúdio pode decidir utilizar para este fim incluem o TS-x73A e o TVS-x72XT. Ambos vêm com uma energia de processador decente para seu cenário de uso. A série TS-x73A oferece duas portas de 2,5GbE, enquanto a TVS-x72XT vem com portas de 10GbE, duas portas de 1GbE e duas portas Thunderbolt 3. Até 64 GB de RAM estão disponíveis e os produtos podem ser configurados com 4, 6 e 8 compartimentos. Dependendo dos drives utilizados, é plausível mais de 100 TB de armazenamento.

Estúdio grande:

  • Muitos editores de vídeo em várias estações de trabalho trabalhando nos dados
  • Os trabalhadores podem usar Mac ou PCs
  • Os vídeos podem ter uma qualidade de até 4k
  • Como mais editores lidam com os arquivos, é recomendada uma conexão de 10Gigabit
um engenheiro trabalhando em seu laptop em uma sala de servidores com o logotipo QNAP em primeiro plano

Uma empresa de produção de vídeo em crescimento, que já tenha anteriormente utilizado vários discos rígidos portáteis, pode procurar uma solução para o problema de apenas um usuário poder acessar um dispositivo de armazenamento de cada vez. A necessidade de uma solução de armazenamento organizada e centralizada que possa fornecer acesso simultaneamente a vários PCs ou Macs é uma forte motivação para mudar para sistemas NAS. Esta solução permitirá a edição de vídeo sem precisar mover os arquivos da estação de trabalho. Isso também significa que o arquivamento de projetos é um processo mais fácil. Os sistemas NAS podem potencialmente oferecer eficiência de custo em relação às alternativas, o que é benéfico para pequenas empresas e empresas em crescimento.

Mais do que alguns estúdios grandes utilizam QNAP TVS-h1688X. Tem um total de 16 compartimentos, um NAS Intel® Xeon® com quatro bandejas de 2,5 polegadas e doze de 3,5 polegadas, duas portas de rede de 10GbE e quatro portas de rede 2,5GbE. O NAS pode ser configurado em um formato RAID 6, para atingir velocidades rápidas de leitura e gravação que leva em conta a capacidade e os requisitos de proteção de dados. A alta velocidade fornecida permite a edição simultânea de vídeos armazenados no NAS.

Uma vez que SSDs e as HDDs são compatíveis com TVS-h1688X, alguns usuários podem ter a ideia de utilizar os SSDs como cache, por exemplo, 4 SSDs e 12 HDDs em um modelo de 16 compartimentos. Para este modelo, recomendamos 8 SSDs SATA em RAID 5, juntamente com 8 HDDs. Caches de SSD não trazem vantagens de velocidade se forem de leitura/gravação sequencial. Em cenários de edição de vídeo, os dados funcionam de forma diferente do que com bancos de dados com muitos arquivos pequenos. Os arquivos de vídeo são grandes e têm de ser lidos em uma determinada ordem. Para criadores de conteúdo, recomendamos a utilização de um conjunto de armazenamento SSD para editar em alta velocidade e compartilhar dados, utilizando o segundo conjunto de armazenamento de HDDs para armazenar o produto final. É claro que este sistema torna obsoleto serviços de transferência de dados, como o WeTransfer.

Qual solução de armazenamento eu devo considerar como criador de conteúdo?

Uma vez que um criador terminou de decidir que modelo de NAS comprar e o número de compartimentos que necessita, a pergunta seguinte é com o que encher tais compartimentos.

O mercado oferece várias opções de suportes de armazenamento, o que significa que pode ser um desafio selecionar o ideal para a sua situação. Os HDDs têm dominado o mercado por 30 anos e mantêm sua grande popularidade devido à atual interface SATA utilizada sendo implementada em uma ampla variedade de sistemas, desde PCs desktop, laptops, servidores e NAS.

mãos conectando o SSD DC500M em seu sistema

Em termos de preço por gigabyte, os HDDs continuam sendo a melhor escolha. No entanto, as taxas de adoção de SSD nos últimos anos têm aumentado. A tecnologia NAND Flash dos SSDs oferece um desempenho excepcional em comparação com a tecnologia de rotação mecânica dos HDDs. A tecnologia NAND Flash ainda está evoluindo e os fabricantes de SSD, como a Kingston, têm trazido novos produtos competitivos para o mercado, como SSDs com maiores capacidades de armazenamento.

Cada vez mais, os SSDs estão competindo com HDDs no preço. Além disso, a introdução de SSDs baseados em SATA ilustra ainda mais até que ponto os SSDs superam os HDDs: 550MB/s a 120MB/s. Mesmo com as limitações de barramento de SATA, é comum ver que os SSDs baseados em SATA superam a antiga tecnologia HDD em 10-15 vezes quando se olha para o desempenho geral do sistema.

Além do desempenho, outro elemento para se considerar ao selecionar um SSD é a durabilidade. Os SSDs têm uma vida útil limitada devido à natureza da tecnologia NAND Flash. Os SSDs de classe empresarial geralmente oferecem maior durabilidade do que os SSDs de cliente, e é por isso que recomendamos optar por SSDs de classe empresarial, como a série SSD DC da Kingston, como uma solução de armazenamento para sistemas NAS. Esta funcionalidade aumentada marca o enorme potencial dos dispositivos de armazenamento NVMe, graças à maior eficiência, desempenho e interoperabilidade em uma ampla gama de sistemas. Os especialistas concordam que a tecnologia se tornará o novo padrão do setor.

Os diferentes formatos dos SSDs também devem ser considerados. Os drives de 2,5 pol são mais comuns, mas formatos menores, como o M.2, são cada vez mais populares. Os modelos mais recentes de NAS tendem a ter pelo menos um soquete para SSD M.2, o que significa que os usuários podem inserir HDDs de 3,5 ou 2,5 pol nos compartimentos frontais para maximizar a capacidade de armazenamento, ao mesmo tempo em que instalam SSDs M.2 para melhorar o desempenho do NAS.

Se você tiver dúvidas sobre quais SSDs ou até quais HDDs podem ser uma boa escolha para um determinado NAS, a Kingston oferece o serviço Pergunte a um Especialista com suporte técnico para qualquer decisão de SSD e HDD. Temos todo o prazer em ajudar, mesmo com dúvidas que não sejam diretamente sobre os nossos produtos. QNAP oferece recursos para potenciais proprietários de sistemas NAS, como sua lista de compatibilidade para encontrar drives compatíveis, seu guia sobre como escolher e atualizar o NAS perfeito para você e seu seletor de produtos. Contate a pré-venda QNAP para obter mais informações.

É vital escolher os parceiros de tecnologia corretos quando você está procurando otimizar e aumentar sua produção geral. Um parceiro que esteja mais interessado em vender e cumprir as suas cotas do que em ajudar sua empresa a encontrar a solução que melhor permitirá o seu crescimento ao ritmo adequado acabará não atendendo as suas necessidades. A Kingston está com você, independentemente da dimensão de sua compra, e a QNAP está igualmente pronta para oferecer atendimento de alta qualidade para todos os clientes, grandes e pequenos.

#KingstonIsWithYou

visão de cima de um laptop sobre uma mesa escura com ilustrações em linhas de uma placa de circuito

Pergunte a um Especialista

Planejar a solução certa exige um entendimento do seu projeto e dos requisitos do sistema. Deixe que um especialista da Kingston te oriente.

Pergunte a um Especialista

Artigos relacionados