Percebemos que você está visitando o site do Reino Unido. Gostaria de visitar nosso site principal?

Uma foto do palco do lago do Bregenz Festival em Bregenz, Áustria por Ralph Larmann

O fotógrafo Ralph Larmann na câmara escura digital

A Kingston Technology apresenta Ralph Larmann

Uma foto de Ralph Larmann

Ralph Larmann estudou bateria com foco em música popular no Conservatório de Roterdã antes de se voltar para a fotografia e o jornalismo no final dos anos 80. Desde então, Ralph criou várias documentações fotográficas complexas em palcos nacionais e internacionais, fotografando muitas celebridades, performances, eventos e produções, e criando imagens fascinantes. 58 dessas produções espetaculares dos ramos de teatro, ópera, musicais, concertos, programas de televisão e eventos especiais, podem ser encontradas nos seus livros ilustrados de 400 páginas, "Stage Design" e "Stage Design Emotions". Cada uma das produções apresentadas em seus livros é rica em detalhes visuais e fotografada de perspectivas que muitas vezes ficam escondidas do público.

Com "Divide” de Ed Sheeran e a turnê mundial "360°” do U2 , Larmann fotografou as duas mais bem sucedidas turnês de shows de todos os tempos como fotógrafo oficial.

O que torna a sua configuração como fotógrafo única?

Penso que é importante mencionar que trabalho sozinho como fotógrafo. Portanto, é necessária uma configuração de câmera muito específica para captar as produções de palco muitas vezes extremamente complexas de tal forma que as minhas fotografias transmitam o poder e a energia mágica de uma performance aos espectadores de uma forma eternizada.

Isso significa que, dependendo da performance, utilizo até oito câmeras DSLR Sony ALPHA ONE full-frame mirrorless com lentes especialmente selecionadas. Quatro dessas câmaras eu uso como as chamadas "câmeras portáteis" com lentes de zoom adequadas no meu corpo, o que me permite reagir rápida e intuitivamente a qualquer situação imaginável.

Eu instalo até quatro câmeras DSLR chamadas de"câmaras remotas" em posições previamente selecionadas no espaço da performance, de forma a captar outras perspetivas diferentes paralelas à minha posição dinâmica com as minhas quatro câmeras portáteis. Eu uso dois cartões SD de 256 GB em cada uma das minhas oito câmeras.

Que papel desempenham os cartões SD nas suas sessões fotográficas?

Quase todas as documentações fotográficas de uma performance produzem muitas imagens. Pode haver 5.000, mas também pode chegar a 30.000 imagens na forma de arquivos RAW de alta resolução. Estas grandes quantidades de imagens em combinação com sequências de imagens frequentemente rápidas precisam dos melhores cartões SD possíveis em termos de velocidade de gravação e confiabilidade, caso contrário, mesmo com um grande buffer de dados nas câmeras, podem ocorrer atrasos e tempos de espera que complicam a boa realização de uma sessão fotográfica ou, no pior dos casos, até mesmo impedem a captura de momentos importantes de uma performance. Já experimentei tudo isto no passado com câmeras muito mais lentas e cartões SD. Na combinação atual das câmeras Sony Alpha ONE com os cartões SD de 256 GB Canvas React Plus da Kingston, esses problemas já não existem.

Pode nos contar sobre a câmara escura digital?

Ed Sheeran no palco durante a produção da turnê mundial Mathematics – Uma foto de Ralph Larmann

Quando se trata de fotografia, muitas pessoas pensam apenas no tempo que eu passo atrás da câmera. Qualquer pessoa que esteja seriamente envolvida na fotografia como um hobby ou como uma profissão sabe que depois de uma sessão fotográfica pode-se passar um longo tempo na câmara escura para "desenvolver" suas imagens. Hoje em dia ela é chamada principalmente de "câmara escura digital".

Aqui, em primeiro lugar, ocorre a transferência de dados. Para um backup que permita o processamento posterior das imagens, os cartões SD utilizados devem ter uma velocidade máxima de leitura que, em combinação com a maior taxa de transferência possível dos leitores de cartões utilizados, e o melhor desempenho possível dos drives SSD conectados ao computador, resulta em uma transferência dos dados da imagem no menor tempo possível.

Qualquer atraso na transferência de dados e no backup custa um tempo valioso. Depois de uma sessão fotográfica, muitas vezes eu preciso fazer backups de até dezesseis cartões SD com 256 GB de dados RAW. Portanto, cada segundo conta. Para a importação e exibição no Lightroom, a velocidade e o desempenho dos SSDs também são importantes.

Quando se olha para a composição do meu equipamento, fica imediatamente claro o quão importante é a qualidade de cada componente individual.

Como a Kingston se tornou parte da sua configuração diária?

O meu equipamento de câmera, incluindo computadores e acessórios relacionados, mudou e evoluiu constantemente ao longo dos anos. Estou continuamente à procura de formas de acelerar o meu fluxo de trabalho.

Este também foi o caso em setembro de 2019, quando juntei forças com a equipe da Kingston para testar o cartão SD Canvas React Plus com capacidade de armazenamento de 256 GB. Esse foi o início de uma colaboração construtiva e positiva com a Kingston Technology.

Além de usar continuamente os cartões SD da Kingston, eu uso dois Lenovo ThinkPads com o máximo de recursos de desempenho quando viajo. São divididos em um P17 com SSDs de 4 TB (2x2 TB) de armazenamento interno e um P16 com SSDs de 8 TB (2x4 TB) de armazenamento interno. Como isso normalmente não é suficiente para cobrir o armazenamento, transferência de dados e edição das imagens produzidas, também uso um Synology DS620 SLIM NAS com seis SSDs de Data Center da Kingston de 3,84 TB cada, configurados como um volume no modo RAID 5. Essa configuração é a minha fiel companheira, tanto no escritório quanto em viagens. Graças às altas velocidades dos SSDs empresariais, fazer o backup de arquivos durante a produção e recuperar dados de imagem em casa leva o mínimo de tempo, o que é extremamente útil depois de uma longa sessão de fotos.

No entanto, além das altas taxas de transferência de dados para leitura e gravação, o fator decisivo é a confiabilidade absoluta. Desde que comecei a usar cartões SD e SSDs da Kingston, nunca tive – bate na madeira – uma falha ou mesmo uma perda de dados. Isso me dá uma sensação segura e permanentemente boa sobre a minha fotografia de performances. Depois de 5 anos usando os produtos da Kingston, posso dizer, fico feliz em continuar a trabalhar com o meu equipamento da Kingston sem quaisquer restrições e, ao mesmo tempo, recomendá-lo 100%. Não acho que você possa ter mais confiança no seu equipamento do que isso!

#KingstonIsWithYou

Artigos relacionados