Percebemos que você está visitando o site do Reino Unido. Gostaria de visitar nosso site principal?

Os pés de duas pessoas pendurados sobre a beira de uma rocha com vista para um lago.

Classificações de IP para a resistência de um produto à água, poeira e muito mais

Você já encontrou termos como IP55 ou IPX8 ao ler sobre os recursos de um produto eletrônico, como um smartphone, alto-falante ou dispositivo de armazenamento? Eles podem parecer uma equação de algebra faltando metade da equação. No entanto, eles têm um significado real e contêm detalhes valiosos sobre o dispositivo.

Eles são chamados de classificações de proteção de entrada (IP para abreviar), mostrando a capacidade do produto de resistir à entrada de poeira e líquidos. As classificações IP começaram em 1976 devido à tendência irritante dos equipamentos elétricos e eletrônicos de se deteriorar ou parar de funcionar quando água ou poeira entrava neles. A International Electrotechnical Commission (IEC), uma organização global sem fins lucrativos composta por 170 países, desenvolveu as classificações, que ainda são amplamente utilizadas em todo o setor.

Além de avaliar o potencial de entrada de poeira e líquidos, a norma (IEC 60529) também avalia a facilidade com que os usuários acessam às peças potencialmente perigosas dentro do compartimento do dispositivo. Equipamentos elétricos com uma tensão máxima de 72,5 kV podem ser avaliados. A IEC determinou testes a serem realizados por fabricantes que verificam se o compartimento de um dispositivo atende aos requisitos de IP.

O objetivo da IEC era criar um único documento reunindo todos os requisitos em relação à proteção de compartimentos de dispositivos. Antes da IEC, padrões separados foram usados para motores e painéis de distribuição de baixa tensão e engrenagem de controle.

Um SSD externo Kingston XS2000 aninhado em um gramado.

Desde o enorme crescimento do número de produtos digitais (smartphones, desktops, laptops, tablets, alto-falantes portáteis etc.) e sua popularidade com as empresas e o público, as classificações de IP são um padrão do setor para determinar se um dispositivo é resistente à água, à prova d'água, dentre outras coisas. Mais do que propaganda publicitária, as classificações de IP fornecem aos usuários informações concretas sobre as capacidades de seus dispositivos.

Para evitar que você tenha que encontrar o manual do proprietário do seu telefone, compartilharemos algumas informações gerais com você. A maioria dos smartphones atualmente são classificados como IP67 ou IP68. Ambos são resistentes à poeira, oferecendo proteção completa contra o contato com a poeira. O primeiro é protegido contra os efeitos da imersão temporária em cerca de 36 pol. de água por 30 minutos; o último é protegido contra os efeitos da imersão contínua até uma profundidade especificada pelo fabricante.

Então, como você interpreta a classificação? Todos começam com as iniciais IP. De acordo com a IEC, o primeiro número refere-se à proteção contra objetos sólidos (por exemplo, poeira) e é classificado em uma escala de 0 (sem proteção) a 6 (sem entrada de poeira). O segundo número classifica a proteção do compartimento contra líquidos (por ex., água) e utiliza uma escala de 0 (sem proteção) a 9 (jatos de água de alta pressão/alta temperatura de diferentes ângulos).

Primeiro dígito (objetos estranhos sólidos)

  1. 0 - Sem proteção.
  2. 1 - Protegido contra objetos estranhos sólidos com diâmetro superior a 50 mm.
  3. 2 - Protegido contra objetos estranhos sólidos com diâmetro superior a 12,5 mm.
  4. 3 - Protegido contra objetos estranhos sólidos com diâmetro superior a 2,5 mm.
  5. 4 - Protegido contra objetos estranhos sólidos com diâmetro superior a 1 mm.
  6. 5 - Protegido contra poeira.
  7. 6 - Sem entrada de poeira.

Segundo dígito (proteção contra água)

  1. 0 - Sem proteção.
  2. 1 - Protegido contra gotas de água verticais.
  3. 2 - Protegido contra gotas de água verticais quando o compartimento se inclina até 15 graus.
  4. 3 - Protegido contra a pulverização de água em um ângulo de até 60 graus.
  5. 4 - protegido contra respingos de água.
  6. 5 - Protegido contra jatos de água de baixa pressão.
  7. 6 - Protegido contra poderosos jatos de água.
  8. 7 - Protegido contra os efeitos da imersão temporária em cerca de 36 pol. de água por 30 minutos.
  9. 8 - Protegido contra os efeitos de imersão contínua até uma profundidade especificada pelo fabricante.
  10. 9 - Protegido contra jatos de água de alta pressão/alta temperatura de diferentes ângulos.

Muitos dos produtos da Kingston têm classificações IP. Estes incluem nossos pendrives USB criptografados (S1000, D500S) e o SSD externo XS2000.

#KingstonIsWithYou #KingstonIronKey

Vídeos relacionados

Artigos relacionados