KC3000 SSD installed into a desktop PC motherboard in a case
Qual é a diferença entre PCIe Gen 3 e PCIe Gen 4?

PCIe tem sido a interface padrão para conectar componentes periféricos de alta velocidade às placas-mãe de computadores pela última década. A quarta geração dessa interface, o padrão PCIe 4.0, foi anunciada em 2017. Entretanto, nós não vimos SSDs ou placas gráficas utilizando a nova tecnologia até a Computex 2019. Hoje em dia, a PCIe 4.0 atraiu um aumento da empolgação para esta inovação tecnológica, sejam SSDs, GPUs, placas-mãe ou potentes placas de expansão. Mas o que é PCIe Gen 4? Vamos esclarecer o básico.

Logo da PCI Express
O que é PCIe Gen 4?

PCIe Gen 4 é a quarta e mais recente geração de especificação da PCI Express. Como sucessor da PCIe Gen 3, a PCIe Gen 4 é a geração PCIe mais rápida no mercado atualmente.

O que a PCIe Gen 4 faz?

PCIe Gen 4 permite que os sistemas se conectem aos dispositivos PCIe de alto desempenho como GPUs e SSDs NVMe PCIe.

Por que a PCIe Gen 4 é necessária?

O avanço na tecnologia PCIe é necessário para acomodar a crescente necessidade de barramento de dados de alta velocidade que permite cargas de trabalho e aplicações do usuário cada vez mais exigentes.

Qual a diferença entre PCIe Gen 3 e PCIe Gen 4?

PCIe Gen 4 duplica a taxa de dados da PCIe Gen 3, permitindo que os dispositivos PCIe Gen 4 transfiram dados a velocidades bem maiores. PCIe Gen 3 opera a 8 GT/s (gigatransferências por segundo), o que se traduz a 1 GB/s por pista de PCIe. Fazendo a comparação, a PCIe Gen 4 opera a 16 GT/s, ou em torno de 2 GB/s (gigabytes por segundo) por pista de PCIe.

Qual é a largura de banda máxima da PCIe Gen 4?

Para entender a largura de banda máxima de um dispositivo PCIe Gen 4, você deve saber o número de pistas de PCIe que ele suporta. Os dispositivos PCIe utilizam “pistas” para transmitir e receber dados, portanto quanto mais pistas um dispositivo PCIe puder utilizar, maior pode ser a largura de banda. O número de pistas que um dispositivo PCIe suporta normalmente é indicado como “x4” para 4 pistas, “x8” para 8 pistas e por aí vai.

x1x2x4x8x16
Largura de banda PCIe Gen 3 1 GB/s 2 GB/s 4 GB/s 8 GB/s 16 GB/s
Largura de banda PCIe Gen 4 2 GB/s 4 GB/s 8 GB/s 16 GB/s 32 GB/s
PCIe Gen 4 é compatível com versões anteriores?

PCIe Gen 4 é compatível com versões anteriores, portanto um dispositivo PCIe Gen 4 conectado a um sistema PCIe Gen 3 funcionará normalmente nas velocidades da PCIe Gen 3. Isso significa que se você comprar um SSD NVMe PCIe Gen 4 hoje, você pode utilizá-lo imediatamente em seu sistema atual mesmo se ele não for compatível com PCIe Gen 4. Se você atualizar para um sistema PCIe Gen 4 no futuro, você destravará todo o desempenho de seu SSD NVMe PCIe Gen 4.

Quando o PCIe Gen 4 será lançado?

A PCIe Gen 4 está atualmente sob adoção pela indústria e muitos produtos PCIe Gen 4 estão disponíveis no mercado hoje em dia, entretanto, apenas os produtos mais recentes serão compatíveis com PCIe Gen 4. Antecipando, o PCIe Gen 4 se tornará o padrão industrial.

Como obter o PCIe Gen 4?

Para aproveitar o PCIe Gen 4, sua CPU, placa-mãe e dispositivos PCIe devem todos ser compatíveis com PCIe Gen 4.

Quais plataformas de computador atualmente são compatíveis com PCIe Gen 4?

Algumas CPUs de computador e placas-mãe que são compatíveis com PCIe Gen 4 e estão enviando atualmente incluem:

  • CPUs séries 3000 e 5000 AMD Ryzen™
  • Placas-mãe AMD X570, B550 e TRX40
  • CPUs Intel® 11th Gen "Rocket Lake" e 12th Gen “Alder Lake”
  • Placas-mãe Intel® Z490, Z590 e Z690
O que é SSD NVMe PCIe?

Os SSDs NVMe PCIe são unidades de estado sólido que utilizam o barramento PCIe de alta velocidade para transferências de dados bem como o protocolo NVMe (Non-Volatile Memory Express) para comunicar-se com o sistema do host. Como esses drives operam no barramento PCIe, eles oferecem uma largura de banda muito maior e tempos de resposta mais rápidos do que SSDs SATA.

O PCIe Gen 4 acelera os SSDs NVMe PCIe?

O PCIe Gen 3 não podia acomodar toda a largura de banda dos SSDs NVMe PCIe de alta velocidade. Isso criava um gargalo no desempenho do SSD. O PCIe Gen 4 resolve esse gargalo de desempenho, permitindo que os SSDs NVMe PCIe leiam e gravem dados a velocidades muito maiores.

Quais formatos são utilizados para SSDs NVMe PCIe?

Os SSDs NVMe PCIe podem utilizar vários formatos como cartão adicional (AIC), M.2 e U.2. Os SSDs NVMe PCIe para consumidores normalmente utilizam apenas o formato M.2 2280 porque seu design fino permite que ele se encaixe facilmente em PCs e notebooks. Os SSDs NVMe PCIe de classe empresarial utilizarão três formatos, com o U.2 sendo o mais popular por conta de sua compatibilidade com backplanes de servidor.

Formatos de SSD M.2, U.2 e AIC


Conclusão

As plataformas PCIe 4.0 permitem maior flexibilidade e largura de banda disponível. Os SSDs que utilizam uma interface PCIe 4.0 são ideais para cargas de trabalho com muitos dados. Eles carregam aplicativos e jogos mais rapidamente enquanto também otimizam o tempo de inicialização. PCIe 4.0 também traz melhorias em relação à economia de energia, o que significa que seu dispositivo funciona de forma mais fria enquanto consome menos energia. Com o aparecimento de mais produtos adotando PCIe 4.0, a decisão entre PCIe 3.0 e PCIe 4.0 é muito fácil. PCIe 4.0 será um padrão industrial antes do que você pensa.

#KingstonIsWithYou

Vídeos relacionados

Trisha segurando um SSD SATA e M.2 5:33

Como escolher um SSD: SATA, 2,5 pol, NVMe, M.2, PCIe, U.2 Explicado

Então você deseja aumentar drasticamente a velocidade do seu PC com um upgrade de SSD. Mas como você escolhe?

Trisha apontando para a logo do PCIe Express Gen 4

PCIe Gen 4 - O que é?

Explicamos o PCIe Gen 4, como obter e se você deve fazer um upgrade.

Trisha olhando para um SSD NVMe em um PC case.

Armazenamento NVMe explicado

Explicamos o NVMe e como é diferente das tecnologias de drive anteriores em um vídeo fácil de entender.

Artigos relacionados