Percebemos que você está visitando o site do Reino Unido. Gostaria de visitar nosso site principal?

Um jovem digitando no teclado de seu laptop no escritório

A importância dos processos de Coleta de lixo e TRIM no desempenho do SSD

No mundo da tecnologia SSD, os termos Coleta de lixo e TRIM são frequentemente utilizados, mas o que eles realmente significam? Neste artigo, analisaremos a Coleta de lixo, como ela funciona e como se relaciona com o comando Trim.

O que é Coleta de lixo?

O objetivo da Coleta de lixo é otimizar periodicamente o drive para que ele funcione de forma eficiente e mantenha o desempenho durante toda a sua vida útil. Diferente de um disco rígido (HDD), os SSDs e outros armazenamentos Flash NAND não podem sobrescrever dados existentes. Eles precisam de um ciclo de exclusão/programa. A memória flash é dividida em blocos que depois são divididos em páginas; os dados são gravados em um nível de página e os dados são apagados em um nível de bloco. Antes dos dados poderem ser apagados, todos os dados válidos (páginas) do bloco original devem primeiro ser copiados e gravados em páginas vazias de um novo bloco. Para gravar em um bloco de dados já usado, um controlador de SSD precisaria primeiro copiar todos os dados válidos (que ainda estão em uso) e gravá-los em páginas vazias de um outro bloco, apagar todas as células no bloco atual (dados válidos e inválidos) e em seguida começar a gravar novos dados no bloco recém apagado. Este processo é chamado de Coleta de lixo. A Kingston® utiliza vários controladores que alavancam tecnologias exclusivas para conduzir a Coleta de lixo (GC), a finalidade é manter o máximo de blocos vazios possível para que quando o SSD precise gravar dados, não precise esperar um bloco ser excluído.

O processo de Coleta de lixo ocorre automaticamente, normalmente durante um tempo ocioso do sistema, e conforme seja uma parte vital do funcionamento do drive. Os SSD incorporam controladores avançados que gerenciam o armazenamento NAND Flash. Quando os arquivos são excluídos em um sistema operacional como o Windows, o sistema operacional apenas marca sua tabela de arquivos internos, indicando que o arquivo foi excluído. Nas unidades de disco rígido (HDDs), os dados invalidados permanecem lá e podem ser diretamente sobrescritos pelo sistema para armazenar novos dados. Os sistemas operacionais mais novos também suportam o comando TRIM, Sistema Operacional que notifica a unidade SSD que excluiu arquivos específicos, para que a unidade SSD possa gerenciar melhor o processo GC para recuperar aquele espaço mais rapidamente e evitar que salve e mova todos aqueles dados inválidos.

O que é TRIM?

TRIM é um comando para a interface ATA (Advanced Technology Attachment). Quando o sistema operacional precisa dizer que o SSD está apagando arquivos e que essas páginas de arquivo precisam ser disponibilizadas para novas informações, o TRIM oferece essa funcionalidade. Em combinação com a Coleta de lixo, o TRIM funciona para limpar e organizar seu SSD, fazendo com que ele fique mais eficiente e prolongando sua vida útil.

Antes do Windows 7 e o advento do TRIM, não havia nenhuma maneira de designar que dados armazenados em SSDs fossem liberados para remoção. Com o TRIM, as páginas que pertencem aos arquivos deletados podem ser processadas pela Coleta de lixo na próxima vez que o computador estiver ocioso.

Nem todos os sistemas operacionais são compatíveis com o TRIM. Antes do Windows 7, os SSDs retinham informações inválidas até que novas informações fossem gravadas nesse local, o que é lento e prejudicial ao ciclo de vida do drive. Todas as versões subsequentes do Windows (e OS X Lion ou superior) rodam automaticamente o TRIM para SSDs compatíveis com o recurso.

Como verificar se o TRIM está habilitado no Windows

uma mão digitando em um teclado de laptop em uma mesa com um comando cmd na tela
  1. Pressione as teclas Windows + X, clique em “Search” e digite cmd na caixa de pesquisa.
  2. Clique com o botão direito em "Command Prompt” e escolha "Run as administrator".
  3. Insira o seguinte comando: fsutil behavior query DisableDeleteNotify e tecle Enter.

Se o resultado for DisableDeleteNotify = 1, então o TRIM está desativado em seu SSD, mas se o resultado for DisableDeleteNotify = 0, então o TRIM está habilitado em seu SSD.

Como habilitar o TRIM no Windows

  1. Clique com o botão direito no ícone do Windows, selecione “Search” e digite cmd na caixa de pesquisa.
  2. Clique com o botão direito em "Command Prompt” e escolha "Run as administrator".
  3. Digite: fsutil behavior set DisableDeleteNotify 0 e tecle Enter.

Como verificar se o TRIM está habilitado em um MacOS 10.10.4 e superior

  1. Selecione o ícone da Apple no canto superior esquerdo.
  2. Depois clique em About this Mac.
  3. Quando aparecer a visão geral, selecione System Report.
  4. Navegue até: Hardware > SATA/SATA Express.
  5. Role para baixo para localizar o TRIM Support, o valor será Yes ou No.
  6. Se o valor for No, continue abrindo uma janela Terminal.
  7. No prompt, digite: sudo trimforce enable.
  8. Tecle Enter.
  9. Coloque sua senha quando solicitado e tecle Enter.
  10. Digite 'y' no prompt, depois tecle Enter.
  11. Digite 'y' novamente e seu sistema reiniciará.
  12. Confirme se o TRIM está habilitado repetindo os passos 1 a 5 depois da reinicialização.

Para OSX 10.10.3 e anteriores você pode usar o Chameleon SSD Optimizer ou o Cindori Trim Enabler.

Conclusão

Seu SSD só estará em seu melhor desempenho se ele for preservado de maneira apropriada; entretanto, a Coleta de lixo e TRIM são importantes processos para manter seu SSD em seu nível ideal de desempenho. Para os drives Kingston, a Coleta de lixo e TRIM são automaticamente habilitados e você pode monitorar a saúde geral de seu SSD usando o aplicativo Kingston SSD Manager (KSM).

#KingstonIsWithYou

Artigos relacionados