Percebemos que você está visitando o site do Reino Unido. Gostaria de visitar nosso site principal?

Uma pessoa desfocada opera uma câmera em uma sala escura com vários periféricos conectados, um display que aparece em um braço dobrável.

Videógrafos: Por que você deve considerar um SSD e como tirar o máximo proveito dele

É seguro dizer que depois da câmera e da iluminação, a coisa mais importante para os videógrafos profissionais é o armazenamento. Depois de um dia de gravação de vídeos 4K ou 8K, ou qualquer gravação em HD, eles precisam de capacidade de armazenamento suficiente para baixar seu trabalho com segurança.

Então, qual é o melhor tipo de dispositivo de armazenamento para videógrafos? E quais são as melhores práticas que os videógrafos devem tomar em relação ao dispositivo de armazenamento? A resposta é: um SSD. Por fim, esperamos que você saia com algumas boas ideias depois de ler este artigo.

SSDs mais adequados para videógrafos do que HDDs

Homem senta-se em uma mesa de computador de dois monitores, edita imagens de vídeo através do teclado

Os SSDs oferecem mais para videógrafos do que HDDs por vários motivos:

Maiores durabilidade e confiabilidade
Um SSD usa memória (flash) não volátil para guardar e acessar dados. Ele não tem peças mecânicas móveis, ao contrário do HDD. Um SSD foi projetado para lidar com quedas, tremores, choques e desgaste diário. É muito menos apto a perder dados. Dados perdidos para um videógrafo podem ser um desastre completo.

Maiores velocidades
Os SSDs são até dez vezes mais rápidos do que os HDDs. Velocidades mais rápidas significa que o SSD pode lidar com dados nas velocidades ultrarrápidas necessárias para o mundo dos videógrafos de hoje.

Disponíveis em uma variedade de tamanhos
Ao contrário dos HDDs que são simplesmente grandes, os SSDs vêm em uma variedade de tamanhos, variando do tamanho de um chiclete até 2,5 pol.

Consumo de energia mais baixo
Para os videógrafos que estão fazendo filmagens remotas sem acesso a saídas elétricas, é benéfico recorrer a tecnologia que requer menos eletricidade para operar, especialmente se houver exigências substanciais de energia dos equipamentos de áudio e iluminação. Os SSDs vão drenar a bateria do seu laptop (ou seu gerador) mais lentamente do que um drive mecânico.

Mais silenciosos
Embora seja improvável que isso apareça durante as filmagens, um sistema de armazenamento mais silencioso é benéfico para a edição de áudio.

SSD NVMe perfeito para videógrafos ocupados

A interface NVMe está na vanguarda dos novos padrões de SSD. Os SSDs têm velocidades de leitura e gravação mais rápidas do que os HDDs tradicionais. Os SSDs com a interface NVMe são os mais rápidos, com SSDs NVMe de ponta capazes de cerca de 7.000MB/s. Além disso, apenas o NVMe pode lidar com as alterações nas taxas de quadros, tamanhos de quadros, padrões e tecnologias que os videógrafos enfrentam.

Marcas respeitáveis fáceis de comprar

O mercado de SSD está repleto de uma ampla gama de modelos, tanto em custo quanto em desempenho. No entanto, escolher a unidade correta para as necessidades específicas de cada um não deve ser baseado apenas em dinheiro ou no que uma folha de especificações diz. Revendedores de canais e fabricantes respeitáveis podem te ajudar a escolher o melhor SSD para suas necessidades.

Opções de armazenamento de SSD

Existem duas opções para o posicionamento do SSD, com as quais os videógrafos vão encontrar uma ao seu gosto: portátil e interno.

Portátil
Um SSD portátil oferece aos usuários a capacidade de descarregar imagens e acessar arquivos digitais existentes praticamente em qualquer lugar. Além disso, os arquivos podem ser facilmente copiados e protegidos sem uma conexão com a Internet.

Internos
Se o seu laptop tiver um HDD, é fácil atualizar para um SSD e desfrutar do desempenho mais rápido. Até mesmo um SSD de nível básico é cerca de 10x mais rápido do que um HDD típico.

A criptografia é vital

Os esforços de um videógrafo resultam em horas e horas de arquivos de vídeo armazenados. Mas com hackers, violações de dados e riscos de roubo ou perda, todos esses angustiantes lugares-comuns, quão seguros podem estar esses dados? Custos financeiros graves e reputações arruinadas são penalidades rígidas, especialmente quando uma solução preventiva é a criptografia de hardware. Aqui estão dois desses protocolos para procurar.

  • A criptografia AES 256 bits com base em hardware é um padrão internacional que garante uma segurança de dados superior e é reconhecida pelo governo dos Estados Unidos entre outros. É basicamente indecifrável fazendo com que ela seja o padrão de criptografia comercial mais forte disponível.
  • TCG Opal 2.0: Um protocolo que pode inicializar, autenticar e gerenciar SSDs criptografados usando fornecedores de software independentes com soluções de gerenciamento de segurança TCG Opal 2.0.

Com a utilidade, a segurança e as capacidades adicionais que os SSDs trazem para os videógrafos, é claro que há muitas razões para considerar incorporá-los a um conjunto de hardware. Use seu SSD de forma segura e nas circunstâncias corretas, e você vai achar impossível voltar atrás.

#KingstonIsWithYou

Vídeos relacionados

Artigos relacionados