Percebemos que você está visitando o site do Reino Unido. Gostaria de visitar nosso site principal?

um homem operando um drone com controle remoto no pôr do sol

Dicas para Fotografia de Drone

As fotografias com drones se tornaram populares nos últimos anos, especialmente desde que drones mais compactos apareceram no mercado. Os drones proporcionam uma visão como a dos pássaros oferecendo uma perspectiva diferente em comparação com a câmera de mão padrão, já que ele chega em lugares que você não chega. Todos os tipos de fotografia precisam de algum tipo de planejamento, mas com a fotografia de drone, você pode até ficar impressionado com o número de fatores que você precisa considerar. Há alguns fundamentos básicos e dicas que você pode considerar ao experimentar sua fotografia das alturas.

Pesquise e planeje

A pesquisa é muito importante para qualquer sessão fotográfica mas especialmente ao colocar um drone para voar. Para conseguir fotos aéreas incríveis, pode ser uma boa ideia avaliar o local antes de usá-lo. A navegação por satélite como o Google Maps é uma ótima maneira de fazer isso. Você pode ter uma visão aérea de perto da maioria dos locais, o que dá ao fotógrafo a confirmação se é o lugar certo para ir.

Quando você decidir o local, também é muito importante considerar o tempo. A maioria dos entusiastas por drones se recusariam a usar seus drones em condições úmidas ou com vento, devido a grande chance de danificar o equipamento. Além disso, um tempo ruim definitivamente reduziria a diversão do operador!

Capturar no formato RAW

A maioria dos entusiastas deve saber que registros no formato RAW (arquivos .DNG) são preferíveis em relação ao formato JPEG. Isso porque os drones possuem sensores muito menores em comparação com suas câmeras mirrorless e DSLR. Pequenos sensores produzem uma imagem com qualidade inferior, portanto ao fotografar em RAW você consegue a melhor foto possível. Embora necessite de mais armazenamento, vale à pena! Em contrapartida, o formato JPEG é muito superior já que a maioria das câmeras processam a imagem diretamente para reduzir o tamanho dos arquivos. Mas ao fazer isso, todos os dados visuais que distinguem um arquivo RAW são perdidos.

Quando se trata de edição: Os arquivos JPEG perdem qualidade, que não é o caso do RAW. Imagens de qualidade mais alta dão ao usuário mais dados disponíveis para se trabalhar dentro do estágio de pós-processamento. Programas como o Adobe Lightroom são ótimos para ajustar o formato RAW já que normalmente ele possui um botão de ajuste automático que fará a maior parte do trabalho para você. Isso é ótimo para iniciantes!

Verifique as configurações do seu drone

Drones são como câmeras normais em termos de configurações. Você pode fotografar no modo automático ou manual. O modo automático oferece pré-configurações que a câmera julga funcionarem melhor com o cenário ao redor. Isso mudará com base na quantidade de exposição que as lentes estiverem recebendo. No modo manual, você pode ajustar as configurações, que às vezes oferecem uma imagem muito mais limpa em comparação à configuração automatizada. No modo manual, há três diferentes configurações que você precisa conhecer: Velocidade do Obturador, Abertura e ISO.

  1. Velocidade do Obturador – A quantidade de tempo que o obturador da câmera fica aberto. Isso depende de quanta luz você deseja que entre e é medida em frações de segundo.
  2. Abertura – Controla a profundidade de campo da imagem. É medida em proporção focal, por ex., f/2.0. Se a abertura for pequena, a profundidade de campo será grande e se a abertura for grande a profundidade de campo será reduzida.
  3. ISO – Uma configuração que você pode usar para aumentar ou diminuir o brilho. Um ISO baixo é mais escuro e um ISO alto é mais claro. Embora seja uma boa configuração para usar, aumentar o ISO aumentará a granulosidade das imagens.

Encontrar o tema e a composição de imagem

Quando falamos de fotos com drones, você vai precisar achar um assunto. Normalmente é o objeto ou pessoa mais proeminente na imagem. Não importa quanta edição você faça em uma imagem, se não for um bom assunto ela não vai atrair tantos visualizadores quanto você gostaria. Mas não tenha medo de experimentar!

Depois que um assunto for escolhido e você estiver pensando em formas de destacá-lo: guias de composição ou ‘A regra dos terços podem ser usadas. Esta configuração está na maioria das aplicações e é muito simples de usar. A regra dos terços divide a tela em 9 retângulos de tamanhos iguais através de duas linhas verticais e horizontais.

Dica importante: Os quatro pontos de interseção dos retângulos são chamados de ‘pontos de ouro. Esses pontos são onde o assunto normalmente é colocado, mas não sempre!

Escolhendo o armazenamento certo

Ao escolher cartões microSD para seu drone os usuários normalmente olham as velocidades de leitura/gravação e o mais importante: armazenamento. A Kingston oferece uma gama de cartões de memória para uma variedade de dispositivos, o cartão de memória microSD Canvas Go! Plus por exemplo é uma ótima opção para drones e câmeras de ação, com capacidades de 64 GB até 512 GB{{Footnote.N57803}}, então você não precisa se preocupar sobre capacidade máxima de armazenamento. O Canvas Go! Plus oferece um desempenho U3 e V30 com velocidades de transferência incríveis de até 170MB/s{{Footnote.N47164}}, então você pode gravar vídeos Ultra-HD 4K imaculados sem velocidades lentas e quadros perdidos.

#KingstonIsWithYou

Vídeos relacionados

Artigos relacionados