Percebemos que você está visitando o site do Reino Unido. Gostaria de visitar nosso site principal?

mãos digitando em um teclado de laptop procurando documentos

Como recuperar arquivos excluídos no Windows e MacOS

Você já quis mostrar à sua família alguns arquivos importantes, como imagens ou vídeos no seu computador e não conseguiu encontrá-los? Tristeza! A triste verdade é que a exclusão acidental de arquivos acontece mais regularmente do que você pensa. Com sorte, você consegue recuperar o que você perdeu com essas dicas!

Como recuperar arquivos excluídos no Windows

1. Verifique a Lixeira

Quando os arquivos são excluídos ou mesmo perdidos, a Lixeira é sempre o primeiro lugar para verificar. Em quase todos os sistemas de computador, quando um arquivo é excluído este é o lugar que ele vai parar logo em seguida. Com uma pesquisa rápida na Lixeira, o seu arquivo desobediente pode ser facilmente selecionado e restaurado para a pasta original que você o tinha, desde que você não tenha esvaziado.

Você pode configurar a caixa de diálogo de confirmação para que cada vez que você for excluir um arquivo, uma janela pop-up apareça na tela para confirmar. Para ativar isso, clique com o botão direito na lixeira na área de trabalho e clique em Propriedades e, em seguida, marque (Exibir caixa de diálogo para confirmação de exclusão).

Como restaurar arquivos da Lixeira:

  • Abra a Lixeira a partir da área de trabalho ou do menu Iniciar.
  • Localize o arquivo ausente que você deseja restaurar.
  • Destaque o arquivo que você deseja e clique em "Restaurar". Se você precisar de uma restauração em massa, você pode selecionar os arquivos e, no canto superior esquerdo, clique em "Restaurar os itens selecionados".
  • Ou então, você pode arrastar e soltar arquivos da Lixeira para outra pasta se você não quiser que ele vá para o local original.

2. Backup do Histórico de Arquivos

O backup do histórico de arquivos é um recurso do Windows 8.1, 10 e 11 que está lá para salvar cópias no armazenamento de rede ou até mesmo em um SSD externo ou disco rígido. Esta seria definitivamente a próxima opção para se tentar caso a sua Lixeira esteja vazia! Observe que o usuário teria que ativar esta opção antes de perder os seus arquivos e executar seu primeiro backup. Isso não é configurado por padrão. Consulte o nosso guia para obter detalhes sobre como configurar backups de arquivos para Windows.

Como restaurar arquivos usando o backup do Histórico de Arquivos:

  • Vá para a barra de pesquisa do Windows e digite "Restaurar arquivos com Histórico de Arquivos".
  • Localize o arquivo que deseja recuperar. Pode haver mais de uma versão!
  • Clique na versão do arquivo e clique em Restaurar. Você pode arrastá-lo para um novo local ou mantê-lo na pasta original.

3. Recuperação de Arquivos do Windows

A opção final que sugerimos é Recuperação de Arquivos do Windows. Este aplicativo tem a capacidade de recuperar arquivos excluídos de uma variedade de dispositivos de armazenamento local, como um drive USB ou um SSD. Há dois modos que podem ser usados: Modo Regular e Extensivo. Regular é a melhor opção para recuperar arquivos excluídos recentemente, enquanto o modo extensivo vai ampliar sua busca por arquivos excluídos há um tempo. Embora esta seja uma tarefa difícil para o usuário padrão, pode ser a salvação para um usuário dedicado! Não precisa se preocupar, todas as instruções podem ser encontradas na página "Recuperar arquivos perdidos no Windows 10".

Como recuperar arquivos excluídos no MacOS

1. Verifique a Lixeira

Exatamente como o Windows, o MacOS envia quase todos os arquivos excluídos para a lixeira. A única maneira de esses arquivos serem movidos da Lixeira é se você excluí-los manualmente ou se os aplicativos colocarem arquivos lá quando você excluí-los do aplicativo. Esvaziar o lixo também pode ser feito manualmente ou se você tiver definido as preferências do Finder para que ele seja esvaziado após um determinado número de dias.

Como restaurar arquivos da sua lixeira:

  • Abra a Lixeira.
  • Localize o arquivo que você deseja restaurar e clique.
  • Você também pode arrastar e soltar o arquivo para um novo local se isso for o que você deseja.

2. Backup do Time Machine

O Time Machine é um aplicativo integrado que permite aos usuários configurar um processo de backup automático para um dispositivo de armazenamento externo e pode ser realizado de hora em hora, diariamente ou semanalmente. Mas esteja ciente de que uma vez que o dispositivo de armazenamento esteja cheio, o disco removerá os arquivos mais antigos.

Para restaurar arquivos do Time Machine você terá que configurá-lo antes que seus arquivos tenham desaparecido e executar um backup. Consulte o nosso guia para obter detalhes sobre como configurar backups de arquivos para MacOS.

Restaurar arquivos com o Time Machine:

  • Conecte o dispositivo de armazenamento que você configurou com o Time Machine.
  • Vá para o menu Apple e clique em Preferências do sistema e clique em Time Machine.
  • Localize o arquivo que está faltando e clique em Restaurar para devolvê-lo ao local original.

3. Software de recuperação de arquivo

Assim como no Windows, o Software de recuperação de arquivos pode ser a sua salvação. O software, às vezes também conhecido como "unerase" ou "undelete" pode ser capaz de localizar arquivos que foram excluídos depois que você esvaziou o lixo, mas o sistema ainda não substituiu os setores no HDD ou SSD em que os arquivos foram armazenados. Você pode dar um passo à frente e baixar o software em um SSD externo para maximizar suas chances!

Se uma dessas opções te ajudou, de nada! Mas isso pode acontecer novamente, mesmo que seja por acidente! Para reduzir essa probabilidade, é recomendável ter um plano de backup. Existem algumas dicas simples de backup que você pode seguir, seja uma ferramenta de backup interna ou um dispositivo de armazenamento externo. Isso definitivamente será útil da próxima vez que você perder um arquivo.

#KingstonIsWithYou

Artigos relacionados