Percebemos que você está visitando o site do Reino Unido. Gostaria de visitar nosso site principal?

Um desktop gamer de torre com Kingston FURY Renegade DDR4 RGB e um sistema de resfriamento líquido

Resfr. de ar X Resfr. líquido em montagens de PC

Em uma montagem de PC, há duas opções principais para mitigar o aquecimento da CPU com segurança: resfriamento líquido e resfriamento de ar. As duas opções têm seus benefícios mas escolher um método de resfriamento depende das necessidades do seu PC. Neste artigo, explicaremos como os dois tipos de método de resfriamento funcionam e te ajudam a considerar os benefícios e desvantagens de cada tipo de resfriamento.

O que é resfriamento de ar e como funciona?

O resfriamento de ar é um método muito simples de dissipação de calor, mas pode ser extremamente eficaz e fácil de instalar! Um resfriador de ar consiste em duas partes: um dissipador de calor e um ventilador. O ventilador se encontra no topo ou na lateral do dissipador de calor e empurra o ar para fora de sua CPU para resfriar os componentes.

Benefícios:

Um close de um desktop gamer com um sistema de resfriamento de ar com 4 ventiladores
  1. Custo – O resfriamento de ar é muito mais acessível do que o resfriamento líquido devido à sua simples operação. Se você tem um limite de orçamento, pode valer à pena optar pelo resfriamento de ar e utilizar o restante do orçamento para comprar mais armazenamento ou uma DRAM mais rápida.
  2. Instalação – Sistema de resfriamento de ar são mais fáceis de instalar do que o resfriamento líquido e por isso são a melhor escolha para montadores de PC iniciantes. Você também não precisará se preocupar com um possível vazamento de água no seu sistema!
  3. Manutenção – Há muito menos manutenção necessária com o resfriamento de ar, assim que seu sistema estiver instalado, você só vai precisar limpar a poeira de seu PC a cada poucos meses.

Apesar do baixo preço e facilidade de uso, há algumas desvantagens do resfriamento de ar:

  1. Barulho – Os ventiladores no sistema de resfriamento de ar geralmente são mais barulhentos do que um sistema de resfriamento líquido, isso pode te distrair quando estiver jogando.
  2. Desempenho – O resfriamento de ar não é tão eficiente quanto o líquido, mas ainda é uma boa opção para resfriar a montagem do seu PC.
  3. Visual – O dissipador de calor de um resfriador de ar ocupa um pouco de espaço, o que pode prejudicar a estética de uma montagem. Também não há a opção de mudar a aparência de um resfriador de ar.

O que é resfriamento líquido e como funciona?

O resfriamento líquido ou resfriamento à água é uma das melhores maneiras de resfriar seu PC devido à alta condutividade térmica da água.

Um sistema de resfriamento líquido consiste em blocos de água, uma bomba, um radiador, canos e opcionalmente um reservatório. A bomba empurra o líquido resfriador para e de um radiador através do bloco de água, que é encaixado na CPU. O calor então é transferido do componente para o líquido frio que então é bombeado continuamente através do sistema.

Quando se trata de resfriamento à água, você tem duas opções principais: Resfriamento líquido AIO (all in one - tudo em um) e ciclo personalizado. Resfriadores AIO vêm em uma unidade e você não precisa montar as partes. Com o resfriamento de ciclo personalizado, você pode personalizar cada aspecto do seu sistema de resfriamento para proporcionar o melhor desempenho e aparência. Resfriamento de ciclo personalizado e AIO possuem diferentes benefícios e desvantagens, portanto é importante distinguir os dois.

Um close de um desktop de torre gamer com um sistema de resfriamento líquido*

Benefícios:

  1. Barulho – O resfriamento líquido possui uma operação mais silenciosa, os ventiladores nos sistemas de resfriamento líquido tendem a girar mais lentos e silenciosos do que nos sistemas de resfriamento de ar.
  2. Desempenho – Usuários de PC que planejam jogar a configurações máximas devem considerar o resfriamento à água. Levar seu PC aos seus limites requer mais energia e portanto pode levar a mais aquecimento do seu sistema em níveis perigosos. O resfriamento à água pode abaixar essas temperaturas de forma mais rápida e mais eficiente do que o resfriamento de ar.
  3. Visual – Os sistema de resfriamento líquido podem ser muito impressionantes visualmente, já que você pode incluir elementos RGB para aprimorar o apelo visual de sua máquina. O resfriamento de ciclo personalizado pode ter uma aparência muito impressionante já que você pode misturar partes e ter um sistema completamente único.

Embora o resfriamento líquido possa ser de 2 a 10 vezes mais eficiente do que o resfriamento de ar, ainda há algumas desvantagens:

  1. Custo – O resfriamento líquido personalizado custará bem mais do que um sistema de resfriamento de ar padrão. Você pagará por uma operação mais complicada e um desempenho melhor. Entretanto, o resfriamento AIO tem um preço mais perto do resfriamento de ar.
  2. Instalação – O resfriamento líquido personalizado pode ser mais trabalhoso para instalar, especialmente para montadores de PC iniciantes. Um resfriador líquido AIO é mais fácil de instalar e deve levar cerca de 30 minutos. Entretanto, também pode ser um pouco angustiante ter água se movimentando através do seu sistema.
  3. Manutenção – Sistemas de resfriamento líquido personalizados precisam de mais manutenção do que o resfriamento de ar, já que você precisa sustentar níveis de líquido apropriados e garantir que os componentes estejam limpos e funcionando. Além disso, se alguma das partes de um sistema de resfriamento personalizado falhar, pode ser catastrófico para o seu computador. O AIO precisa de menos manutenção e como tudo vem montado, o risco de um vazamento do sistema é menor./li>

No final, a decisão é sua! Escolher entre resfriamento de ar e resfriamento líquido depende muito de suas preferências pessoais, seu orçamento e do que seu sistema precisa. Ambas são soluções excelentes; elas são apenas projetadas para diferentes necessidades do sistema. Mas seja qual for o tipo de método de resfriamento que escolher, o mais importante é manter seu PC o mais frio possível para que ele possa se manter no seu melhor desempenho e evitar qualquer problema de abafamento.

#KingstonIsWithYou #KingstonFURY

Artigos relacionados